Buscar

Ciência Política SEMANA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ciência Política
Semana 5
Como sabemos, os nossos alunos possuem especial dificuldade de entender os mecanismos de funcionamento do sistema parlamentarista. Neste sentido, a proposta é que se proceda a explicação sempre de forma correlata e comparativa com o sistema presidencialista, o que, entendemos, facilita sobremaneira o processo de compreensão das características e, principalmente, das diferenças entre os dois sistemas.
	COMPARAÇÃO DOS SISTEMAS
	PARLAMENTARISMO
	PRESIDENCIALISMO
	Organização dualística do poder e xecutado: o Chefe de Es tado (Rei ou 
Organização dualística do poder e oRG
Organização dualística do poder do Estado: O chefe do Estado (Rei ou Presidente) e Chefe de Governo. Para Chefe de Estado é reservado às funções de representação do Estado. Para Primeiro Ministro a chefia do Conselho de Ministros. 
	
O Presidente da República é a um só tempo o Chefe do Governo e Chefe de Estado.
	Colegialidade de órgãos governamentais: a política geral do país depende da decisão da maioria dos membros do corpo deliberativo do poder Executivo e não da vontade unipessoal do Presidente da República.
	O poder Executivo é unipessoal: A monocrática cabe, exclusivamente ao Presidente da República exercer a chefia do poder Executivo; o Presidente é auxiliado pelos Ministros de Estado.
	
Voto de confiança do Parlamenta para o Primeiro Ministro se manter no poder.
	
O poder presidencial deriva da própria nação; o presidente é escolhido pelo povo, em eleição direta ou semidireta.
	Prazo de mandato é indeterminado: ainda que não cometa qualquer crime comum ou político, o Primeiro Ministro pode ser destituído da função a partir de um voto de desconfiança ou moção de censura.
	O mandato presidencial tem prazo determinado, uma vez que eleito pelo povo, o presidente não pode ser destituído pelo Congresso. O mandato do presidente tem duração de 4 anos com possibilidade de reeleição para um único período subseqüente.
	Responsabilidade política solidária entre o gabinete e o Primeiro Ministro: o voto de desconfiança do Parlamento atingirá todo o gabinete.
	O poder de veto do presidente e sua participação efetiva no processo de elaboração das leis.
	Sistema típico das monarquias, podendo ser adotado nas Repúblicas.
	Sistema típico das repúblicas não existe monarquias presidencialistas.
	Direito de dissolução do Parlamento e a responsabilidade política perante o povo: pode ser destituído a partir da realização de novas eleições gerais.
	A separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é rígida, porém, harmônica.

Outros materiais

Outros materiais