Buscar

casos concretos c2 (9)

Prévia do material em texto

Casos concretos de
Direito Constitucional II
Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira. Curso de Direito Constitucional II. Salvador: Centro Universitário Estácio de Sá, 2016. Questionário para atividades em sala de aula.
Parte geral de Federação
Eunciado
Alice Carolina é prefeita eleita de Lençóis/BA e Bárbara Helena é governadora do Estado da Bahia. Ana lê um artigo de jornal dizendo que os prefeitos recém empossados exercerão a soberania nos municípios. Animada, quer fazer logo três atos:
Um empréstimo com o Banco Mundial, para o saneamento básico
Decreto estabelecendo o ensino da criação do mundo segundo o budismo nas escolas
Emenda à LOM, para regulamentar o crime de corrupção no município
Perguntas
Ela exercerá realmente a soberania? Explique.
O ato internacional é válido? Explique.
O decreto é válido?
Débora o poderá revogar?
A emenda à LOM é válida?
Como poderá ser desafiada?
Competências federativas
Eunciado
 Alice Carline, prefeita de Lençóis/BA, envia para a Câmara Municipal um projeto de lei com a seguinte minuta:
Ementa: Regulamenta a pesquisa e a inovação em mineração e manejo de unidades de conservação ambiental, criando a Agência de Fomento de Lençóis (autarquia municipal).
Preâmbulo: A PREFEITA MUNICIPAL DE LENÇÓIS/BA,
Faço saber que, com fundamento nas competências municipais estabelecidas na Constituição da República, na Lei Federal 10.973/04 e na Lei Estadual 11.174/08, a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º O Município de Lençóis e a Agência de Fomento de Lençóis (AFL) poderão estimular e apoiar a constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação em todo o território nacional envolvendo empresas nacionais ou internacionais, Instituições Científicas e Tecnológicas públicas ou privadas e organizações de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento ou apoio à inovação, que objetivem a geração de produtos, processos ou serviços inovadores, atinentes à atividade de mineração e ao manejo de unidades de conservação ambiental.
(...)
Art. 5º Empresas que se adequarem aos requisitos desta lei poderão contar com isenção de 50% do valor anual a ser pago pela incidência dos impostos previstos no Art. 153, III; 155, II; e 156, I; todos da Constituição Federal.
(...)
DESMAZELO
Art. 15. A empresa deixar de desenvolver inovações tecnológicas relevantes, tendo recebido incentivos ou financiamentos previstos nesta lei:
Pena – multa e prestação de serviços à comunidade, na forma de execução de obras de recuperação de áreas degradadas, na área do Município.
Art. 16. O processo do crime acima será competência da Justiça Federal.
Perguntas
Algum artigo do projeto é constitucional? Fundamente a constitucionalidade, em todos os casos.
Algum artigo é inconstitucional? Fundamente a inconstitucionalidade, em todos os casos.
Intervenções
Enunciado
Carla Ishtar, governadora, emite sucessivos decretos de sigilo sobre os boletins de ocorrência registrados por sua polícia, o que torna impossível o confronto de dados da estatística de crimes em sua gestão. A fundamentação é o artigo 6º, III, da Lei 12.527/11. Os dados foram classificados como ultrassecretos, cujo sigilo é de 25 anos, o máximo que a lei permite (art. 24, § 1º). Débora Vitória, Deputada Estadual pelo PRATO (Partido Rebelde, Anarquista, Tropical e Onírico) te consulta sobre como combater os efeitos da lei. Andou lendo a Constituição e descobriu os princípios sensíveis (art. 34, VII) a alínea “a” protege a república e a democracia; a "b" fala dos direitos da pessoa humana, dentre os quais se encontra o direito à informação (5º, XIV e XXXIII).
Pergunta
Qual o procedimento para a intervenção, neste caso?
Quem decide pela intervenção?
Quais os efeitos?
Estados de Sítio e Defesa
Enunciado
A Polícia Militar do Estado em que Bárbara Helena é governadora está em greve há três semanas. O número de mortos já passa de 200, roubos e furtos são cotidianos e incontáveis nas ruas desertas da capital e das cidades do interior. Bandos armados patrulham os bairros, lutando entre si e extorquindo a população. Saques a mercados e outras lojas deixaram de acontecer por falta de estoques. As estradas tornaram-se intrafegáveis e amplas regiões do Estado passam por necessidades básicas de alimentos e água potável. O corpo da Guarda Nacional enviado foi insuficiente e parte do contingente se uniu à greve dos colegas.
Perguntas
Quais providências poderiam ser tomadas pela Presidente da República, Emília Entusiasta?
Qual o fundamento destas providências?
Qual o procedimento?
Quais os possíveis efeitos de cada providência?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes