Buscar

ciencia, tecnologia, educação apol nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ciência, Tecnologia e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com essas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia como ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode ou não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECÍLIO, S.; SANTOS, J. F. Sociedade em rede: Trabalho docente e sociabilidades contemporâneas. In: CECÍLIO, S.; GARCIA, D. M. F (Org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. p. 165-197. Campinas/SP: Alínea, 2009. p.179,180.
Considerando a afirmativa de Cecílio e Santos, pode-se afirmar a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, essa preparação muitas vezes não é adequada ao contexto dos cursos cujo objetivo é a formação de professores para a utilização do computador. De acordo com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar a respeito da falha de método, isto é, a respeito da contradição entre o que se diz e o que efetivamente se faz nesses contextos de formação, é correto afirmar que essa falha diz respeito ao fato de os cursos sobre tecnologias:
Nota: 20.0
	
	A
	Não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
Você acertou!
“Como falha de método, Moura qualifica a circunstância de que os cursos sobre tecnologias não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com auxílio do computador” (livro-base, p. 79).
	
	B
	Levam em consideração a forma como os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	
	C
	Salientam a importância de os professores terem claro os objetivos cognitivos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Privilegiam a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	Oportunizam o caráter de experiência cultural do uso do computador, e não apenas seu uso instrumental.
Questão 2/5 - Ciência, Tecnologia e Educação
Leia o seguinte excerto de texto:
“O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria ‘substituir o homem’, nem aproximar-se de uma hipotética ‘inteligência artificial’, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca. Dessa perspectiva, o principal projeto arquitetônico do séc. XXI será imaginar, construir e organizar o espaço interativo imóvel do ciberespaço”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÉVY, P. Inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998. p. 25.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que o ciberespaço é:
Nota: 20.0
	
	A
	Um espaço de comunicação entre as pessoas que evitam o espaço virtual.
	
	B
	Um lugar onde se cria uma nova modalidade de contato social, que privilegia o contato físico entre as comunidades participantes.
	
	C
	O local onde diferentes comunidades se encontram desde os primórdios da humanidade, ou seja, desde a pré-história já existia tal lugar.
	
	D
	Um lugar de comunicação, que vai além dos limites naturais de espaço e tempo.
Você acertou!
“[...] as tecnologias são produto de uma sociedade e de uma cultura que convivem no ciberespaço, lugar de comunicação, de sociabilidade, onde se cria uma nova modalidade de contato social que extrapola os limites naturais de espaço e tempo, aos quais a humanidade, até então, estava acostumada” (livro-base, p. 24).
	
	E
	Um espaço que provocou o desaparecimento da cibercultura, pois fez surgir uma nova forma de sociabilidade.
Questão 3/5 - Ciência, Tecnologia e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 58.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, é correto afirmar que a educação bancária privilegia:
Nota: 20.0
	
	A
	O aluno ativo no processo de ensino e de aprendizagem.
	
	B
	O professor passivo no processo de ensinar.
	
	C
	O professor mediador da aprendizagem.
	
	D
	O aluno passivo ao receber o conhecimento.
Você acertou!
“Nessa aldeia global, o professor ainda se considera um ser superior que ensina a ignorantes. Isso forma uma ‘consciência bancária’ – o aluno recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do professor” (livro-base, p. 46,47).
	
	E
	O aluno ativo e o professor mediador na prática educativa.
Questão 4/5 - Ciência, Tecnologia e Educação
Leia o excerto de texto a seguir:
“Educação e tecnologia não são termos teóricos e abstratos, mas dimensões com conteúdos de práticas e de existência vivenciados através da história e retomados hoje em novas perspectivas face aos desafios impostos pelos padrões valorativos do homem moderno e pelas transformações tecnológicas que o envolvem”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASTOS, J. A. O diálogo da educação com a tecnologia. <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1985/1392>. Acesso em 26 abr. 2017.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: um (re)pensar sobre educação e tecnologia, analise as seguintes asserções:
I. A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola. 
PORQUE
II. A escola poderá manter-se, dessa forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento. 
A respeito dessas asserções, marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justifica correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justifica correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
A asserção I está correta, pois “concordamos com Bastos [...] quando diz que a presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e, também, na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas, principalmente, no que se refere à interação humana e aos valores éticos” (livro-base, p. 22). A asserção II contraria a ideia expressa na asserção I, porque ela afirma que a escola é o único caminho que possibilita o acesso à informação, entretanto, “no cotidiano do indivíduo do campo ou do urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção de conhecimento,preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionalizá-los e desenvolvê-los” (livro-base, p. 23).
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Ciência, Tecnologia e Educação
Leia o seguinte extrato de texto:
“García-Vera [...] sugere três temáticas sobre tecnologia e novas tecnologias que devem ser inseridas na formação do docente. Isso porque, qualquer que seja a TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação] empregada em sala de aula – livro didático, computador, projetor, softwares, entre outros –, conotações políticas, econômicas, sociais e culturais sempre estarão presentes e cabe ao professor refletir sobre esses recursos tecnológicos empregados por ele”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, G. da S.; BOENO, R. K. de S.; BOENO, R. K. A inserção de tecnologias na prática docente: Fazendo o mesmo de forma diferente. IX ANPED SUL, 2012. <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/372/885>. Acesso em 12 maio 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base Educação e novas tecnologias: Um (re)pensar, Garcia-Vera apresenta três dimensões que precisam ser consideradas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta tais dimensões:
Nota: 20.0
	
	A
	Dimensão educacional-laboral; dimensão político-governamental; dimensão socioeconômica.
	
	B
	Dimensão político-laboral; dimensão estrutural; dimensão sociocultural.
	
	C
	Dimensão econômico-laboral; dimensão político-estrutural; dimensão mundial.
	
	D
	Dimensão político-laboral; dimensão econômico-institucional; dimensão estrutural.
	
	E
	Dimensão econômico-laboral; dimensão político-governamental; dimensão sociocultural.
Você acertou!
Garcia-Vera, segundo o livro-base, propõe que as dimensões econômico-laboral, político-governamental e sociocultural devem estar incluídas na formação de professores no desenvolvimento de tecnologias (livro-base, 27,28).

Outros materiais