Buscar

Exerc Dir Obrig 06112017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício –Direito das Obrigações.
Todas as questões devem ser feitas na 2ª feira (06/11/2017) no horário de aula - PESQUISAR.
Na aula seguinte (13/11/2017) iremos responder e fundamentar.
Prof.Msc.: João Luiz Saraiva
1ª) João deverá entregar quatro cavalos da raça X ou quatro éguas da raça X a José. O credo, no momento do adimplemento da obrigação, exige a entrega de dois cavalos da raça X e de duas éguas da raça X. Nesse caso, é CORRETO afirmar que as prestações:
FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
a) facultativas são inconciliáveis, quando a escolha couber ao credor.
b) facultativas são conciliáveis, quando a escolha couber ao credor.
c) alternativas são inconciliáveis, havendo indivisibilidade quanto à escolha.
d) alternativas são conciliáveis, havendo divisibilidade quanto à escolha.
2ª) Com relação ao regime da solidariedade passiva, é CORRETO afirmar que:
FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
a) cada herdeiro pode ser demandado pela dívida toda do devedor solidário falecido.
b) com a perda do objeto por culpa de um dos devedores solidários, a solidariedade subsiste no pagamento do equivalente pecuniário, mas pelas perdas e danos somente poderá ser demandado o culpado.
c) se houver atraso injustificado no cumprimento da obrigação por culpa de um dos devedores solidários, a solidariedade subsiste no pagamento do valor principal, mas pelos juros da mora somente poderá ser demandado o culpado.
d) as exceções podem ser aproveitadas por qualquer dos devedores solidários, ainda que sejam pessoais apenas de um deles.
3ª) Acerca das obrigações de dar, fazer e não fazer, assinale a opção CORRETA.
FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
a) No caso de entregar uma coisa incerta, se houver, antes da escolha, perda ou deterioração do bem, ainda que decorrente de caso fortuito ou força maior, a obrigação ficará resolvida para ambas as partes.
b) Em caso de obrigação facultativa, o perecimento da coisa devida não implica a liberação do devedor do vínculo obrigacional, podendo dele exigir a realização da obrigação devida.
c) É divisível a obrigação de prestação de coisa indeterminada.
d) Tratando-se de obrigação de entregar de coisa certa, a obrigação será extinta caso a coisa se perca sem culpa do devedor, antes da tradição ou mediante condição suspensiva.
(vire)
4ª)Francisco, Paulo e José tomaram R$ 150 mil emprestados de Flávio para a aquisição de uma lancha de passeio. Ficou acertado que o pagamento do débito ocorreria em três parcelas iguais e que todos os devedores ficariam obrigados pela dívida toda. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.
FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
a) Flávio poderia escolher quaisquer dos devedores para cumprir a obrigação por inteiro.No entanto, qualquer deles teria o direito de pagar a sua parte na dívida, tão logo ocorresse o vencimento.
b) Se Flávio recebesse de Francisco um terço do valor da dívida, ficaria impedido de cobrar somente de José o valor restante.
c) Se Flávio conceder a Paulo remissão de sua parte na dívida, a obrigação estará extinta para este devedor.
d) Caso José venha a falecer, Flávio poderá demandar de um dos herdeiros a totalidade da dívida.
5ª) No que se refere às modalidades de obrigações, assinale a opção CORRETA.
FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
a) Nas obrigações solidárias passivas, se a prestação se perder, convertendo-se em perdas e danos, o credor perderá o direito de exigir de um só devedor o pagamento da totalidade das perdas e danos.
b) A obrigação de dar coisa certa confere ao credor simples direito pessoal, e não real, havendo, contudo, no âmbito do direito, medidas destinadas a persuadir o devedor a cumprir a obrigação.
c) O compromisso de compra e venda configura obrigação de dar quando o promitente vendedor se obriga a emitir declaração de vontade para celebração do contrato definitivo, outorgando a escritura pública ao compromissário comprador, depois de pagas todas as prestações.
d) Caracteriza obrigação de meio o ato de o advogado assumir defender os interesses dos clientes, empregando seus conhecimentos para obtenção de determinado resultado; nesse tipo de obrigação, o advogado não fará jus aos honorários advocatícios quando não vencer a causa.
6ª) Fátima era credora de Pedro , Fábio e Júlio, que contraíram com ela, de forma solidária e no interesse exclusivo de Pedro, dívida a ser por ele quitada no prazo máximo de ¨0(sessenta) dias. Como Pedro não realizou o pagamento, Fátima ajuizou ação contra Fábio, que terminou por pagar o débito com os juros da mora. Considerando a situação hipotética apresentada e as disposições do Código Civil acerca de solidariedade, assinale a opção CORRETA.
FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
a) Fábio deverá cobrar dos outros dois devedores a quantia que pagou a Fátima.
b) Mesmo tendo efetuado o pagamento, Fábio não tem o direito de cobrar algo dos demais devedores, já que, nesse caso, cada um deles tem a obrigação pelo total da dívida.
c) Como a dívida solidária foi contraída no interesse exclusivo de Pedro, cabe a ele responder por toda ela perante Fábio.
d) Por não ter sido parte no processo judicial, não será obrigado a responder pelos juros da mora.

Outros materiais