Buscar

MODELO Desafio 20172 7º e 8º sem

Prévia do material em texto

NOME DA UNIDADE (Nome do Polo)
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
NOME COMPLETO E RA (aluno)
DESAFIO PROFISSIONAL 
DISCIPLINAS NORTEADORAS: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL; ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL; DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIALIZAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL E CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS͖; SERVIÇO SOCIAL AO CONTEXTO URBANO E RURAL
CIDADE, ESTADO
MÊS / ANO
AUTOR (A) – NOME E RA
DESAFIO PROFISSIONAL 
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Planejamento e Gestão em Serviço Social; Política de Seguridade Social; Gestão do Sistema Único de Assistência Social; Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional e Desenvolvimento Econômico.
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de . Monitoramento e Avaliação em Serviço Social; Assessoria e Consultoria em Serviço Social; Desenvolvimento Local e Territorialização e Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas͖; Serviço Social ao Contexto Urbano e Rural.
..............
Tutora EaD: 
CIDADE, ESTADO
MÊS / ANO
SUMÁRIO
OBS.: Elabore o sumário de acordo com o desenvolvimento do seu Desafio.
INTRODUÇÃO
Todo o texto deverá ser escrito na terceira pessoa, oferecendo caráter impessoal.
No item deve ser apresentada ao leitor uma visão geral do tema abordado.
OBS: o item “Introdução” deverá ser elaborado após a realização de todo o trabalho, pois vai constar o resumo da realização da atividade proposta.
1. Passo 1
Neste passo, você deve visualizar e apresentar os exemplos de ações que, efetivamente, resultaram em mudanças na condição de vida da população ou no acesso aos direitos sociais.
	1 – Identificação (nome) destes espaços democráticos de participação (serviços, instituições, conselhos, movimentos, entre outros).
	
	2 – Qual ação que foi desenvolvida, seu objetivo, sua estruturação, formas de organização ou planejamento para obter êxito.
	
	3 – Se houve participação do profissional de Serviço Socia,l contribuindo de alguma forma na busca pela defesa da democracia e dos direitos humanos e sociais. Qual foi a intervenção profissional?
CONCEITO : Movimento social é uma "expressão técnica" que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses - tanto de transformação como de preservação da ordem estabelecida na sociedade.
Exemplos de Movimentos sociais
- Movimento Negro
- Movimento Indígena
- Movimento dos trabalhadores sem terra
- Movimento politico das pessoas com Deficiência
- Movimento LGBT   
E Outros.
Exemplo:
Movimento social - Indígena
Ação de incentivo a afirmação da cultura através do artesanal
Local: em uma determinada aldeia,
Resultado: o trabalho realizado com as crianças para fortalecimento da cultura, teve o envolvimento de todos e o resultado foi melhor entrosamento entre as crianças e o desenvolvimento escolar.
Assistente Social: Profissional pertence ao movimento social, realizou o estudo social, identificou a necessidade, articulou a ação, acompanhou a realização e realizou o diagnóstico com os resultados.
2. Passo 2
Neste passo você deverá realizar pesquisa bibliográfica sobre os temas solicitados neste desafio para fundamentação da apresentação do mesmo.
3. Passo 3
Neste passo, você deverá apresentar uma análise crítica que descreva de que forma os espaços democráticos de participação popular se apresentam e quais foram os avanços e quais são os desafios em relação à contextualização econômica, política e de intervenção profissional do Serviço Social.
4. Passo 4
Neste passo, você deverá apresentar suas dificuldades para a realização deste trabalho na busca de espaços, de suas experiências, de seus resultados, de seus desafios.
5. Passo 5- CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Neste passo, você irá elaborar as considerações finais sobre a importância da participação popular e da intervenção do Assistente Social, e apontar em que este estudo contribuiu para a sua formação. Organize e sistematize as informações em um único documento.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Outros materiais