Buscar

Simulado Nutrição em Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408785584)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a PNAN, com suas características peculiares de intersetorialidade e de vinculação à Política de Segurança Alimentar e Nutricional, é correto afirmar
		
	 
	Caberá aos gestores do SUS, em suas respectivas áreas de abrangência, promover a implementação e a avaliação dessa política.
	
	A parceria interministerial para efetividade das ações da PNAN está circunscrita à saúde e à educação
	
	Ao Conselho Nacional de Saúde caberá a efetividade das ações inerentes à PNAN.
	
	Os princípios de SAN e DHAA estão contemplados, respectivamente, nas diretrizes 3 e 7.
	
	No contexto da acessibilidade física aos alimentos, A PNAN considera ações de intervenção indireta, concentrando suas ações na detecção das causas da desnutrição.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408750229)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A anemia persiste como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo, atingindo principalmente os grupos mais vulneráveis à carência de ferro, que são as crianças e gestantes. Buscando-se combater esta deficiência o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Suplementação de Ferro e Ácido Fólico com alguns critérios. Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro; ( ) Aumentar a prevalência de sobrepeso em crianças e gestantes; ( ) Suplementação medicamentosa de sulfato ferroso e ácido fólico; ( ) Incentivo ao uso de alimentos ricos em ferro e vitamina C; ( ) Enriquecimento industrial das farinhas de trigo e milho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
		
	 
	V, F, V, V, V
	
	V, V, V, V, V
	
	V, V, V, V, F
	
	F, F, V, V, F
	
	F, F. V, V, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408258505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) se destina à suplementação preventiva de todas as crianças de 6 a 18 meses com sulfato ferroso e prevê a orientação adequada da alimentação complementar, pelo seu importante papel no suprimento de ferro durante a infância.
Sobre essa suplementação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A biodisponibilidade de ferro permite a absorção de 50% do mineral presente no leite materno, enquanto a absorção do ferro no leite de vaca, que possui quantidades semelhantes, é de 10%. 
( ) O ferro heme, presente nas carnes e vísceras, tem maior biodisponibilidade, embora esteja exposto a fatores inibidores, como fitatos e taninos, que diminuem sua absorção. 
( ) O ferro não-heme, contido nos cereais, leguminosas e hortaliças, é absorvido de 2 a 10% pelo organismo e pode ter suas taxas de absorção aumentadas ou diminuídas na presença de determinados alimentos.
( ) A recomendação de ferro para crianças de seis a 12 meses é de 11 mg/dia, daí a necessidade de oferecer alimentos à criança com maior quantidade de ferro heme e suco de fruta natural, após o almoço e jantar, para aumentar a absorção de ferro não-heme. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	V - V - V - V
	
	F - V - V - F
	
	V - V - F - F
	
	F - F - F - V
	 
	V - F - V - V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409099143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) tem como objetivo mensurar as estruturas de consumo, dos gastos e dos rendimentos das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos doméstico. Além disso, visa verificar características associadas às despesas e rendimentos dos domicílios e famílias, viabilizando o desenvolvimento de estudos sobre a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais e nas áreas urbanas e rurais, a extensão do endividamento familiar, bem como gerar bases de dados e estudos sobre o perfil nutricional da população, entre outros. Baseando-se nisto, marque a alternativa verdadeira.
		
	
	Ocorreram mudanças no comportamento das famílias brasileiras em relação ao local das refeições, promovendo a diminuição das despesas com refeições fora de casa, tanto na área rural como na urbana.
	 
	Nos últimos 20 anos, houve aumento no consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas, de bebidas açucaradas e preparações ricas em sódio, contribuindo para o aumento do sobrepeso e da obesidade da população.
	
	A alteração do perfil da dieta da população brasileira contribuiu para o aumento da prevalência de eutrofia, diabetes e anemia.
	
	Os inquéritos populacionais são definidos como pesquisas de base populacional, abrangendo uma amostra representativa da população sob vigilância e permitem a obtenção de uma informação generalista e totalitária da situação de saúde do grupo incluindo a temática de alimentação e nutrição.
	
	A Pesquisa de Orçamentos Familiares que possui múltiplas aplicações, contudo não contribui para subsidiar o estabelecimento de prioridades na área social com vistas à melhoria da qualidade de vida da população, incluídas as políticas públicas temáticas nos campos da nutrição, orientação alimentar e de produção e distribuição de alimentos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408239085)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição energético-proteica (DEP), assim como a hipovitaminose A e a anemia ferropriva, apresenta como etiologia primária:
		
	 
	O consumo inadequado de alimentos
	
	O aumento das necessidades nutricionais
	
	As necessidades do hospedeiro
	
	A diminuição do apetite
	
	A ausência da prática da amamentação

Outros materiais