Buscar

Simulado Nutrição em Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408258494)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, assinale a alternativa que contempla os atributos básicos para que se tenha uma alimentação saudável.
		
	 
	Acessibilidade física e financeira, sabor, cor, variedade, harmonia e segurança sanitária.
	
	Alimentação rica em fontes de proteínas, lipídeos e carboidratos.
	
	Acesso à tríade legumes/frutas/verduras.
	
	Acessibilidade física e financeira, para pagar alguém para preparar a comida
	
	Acesso aos alimentos industrializados, pré-preparados ou prontos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408960286)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entende-se por alimentação saudável, direito humano a um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos, respeitando os princípios da variedade, da moderação e do equilíbrio. Com base nos princípios da alimentação saudável, a Portaria nº 193 de 05 de dezembro de 2006 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece os parâmetros nutricionais para a alimentação do trabalhador. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	As refeições menores (desjejum e lanche) deverão conter de trezentas a quatrocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao valor energético total de duas mil calorias por dia.
	 
	Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras, nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e pelo menos uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche), podendo substituí-las por doces e sucos de frutas nas refeições principais e menores respectivamente.
	
	As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de seiscentas a oitocentas calorias, admitindo-se um acréscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relação ao valor energético total de duas mil calorias por dia.
	
	Os estabelecimentos vinculados ao PAT deverão promover educação nutricional, inclusive mediante a disponibilização, em local visível ao público, de sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores.
	
	As empresas beneficiárias deverão fornecer aos trabalhadores portadores de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas e condições amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliação nutricional periódica desses trabalhadores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408257765)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Princípio do SUS que rompeu com o modelo de saúde excludente, em que somente os contribuintes da previdência social tinham direito à assistência à saúde:
		
	
	Controle social
	
	Hierarquização
	 
	Equidade
	
	Descentralização
	
	Universalidade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408960288)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de ________, integra os esforços do Estado brasileiro, que por meio de um conjunto de políticas públicas propõe _______________, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Ao completar-se dez anos de publicação da PNAN, deu-se início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e _______________, de forma a consolidar-se como uma _______________ para os novos desafios a serem enfrentados no campo da alimentação e nutrição no _______________.
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho acima:
		
	
	2009 - acompanhar - diretrizes - nova proposta - NASF.
	
	2009 - respeitar - leis - nova proposta - Sistema Único de Saúde.
	
	2009 - respeitar - diretrizes - referência - Sistema Único de Saúde.
	 
	1999 - respeitar - diretrizes - referência - Sistema Único de Saúde.
	
	1999 - acompanhar - leis - referencia - NASF.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408208579)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), homologada pelo Conselho Nacional de Saúde, em 1999, foi construída de forma democrática e participativa, tendo como pilares o direito humano à alimentação e à segurança alimentar e nutricional. Para sua consolidação estão previstas sete diretrizes, dentre elas o monitoramento da situação alimentar:
		
	
	dos idosos, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, estímulo a ações que ampliem o acesso aos suplementos nutricionais.
	
	e nutricional, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis junto às crianças, estímulo a ações que ampliem o acesso aos alimentos diet e light;
	
	e nutricional das gestantes e dos menores de um ano, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, estímulo a ações que ampliem o acesso aos suplementos nutricionais;
	
	das crianças, promoção de práticas alimentares e estilo de vida saudáveis, estímulo a ações que aumentem a quantidade, per capita, de alimentos consumidos por toda a população;
	 
	e nutricional, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, estímulo a ações que ampliem o acesso aos alimentos;

Outros materiais