Buscar

Biblioteca 1136148

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 8
Discurso jurídico: descritivo, valorativo, normativo.
	ESTÁCIO DE SERGIPE – PROFESSORA: MICHELLE GOES
Aracaju, 16 de outubro de 2017.
O profissional do Direito a partir de um caso concreto:
Descreve e analisa os fatos;
Deve valorar esses fatos de acordo com as alternativas oferecidas pelas fontes do Direito;
Deve evidenciar a importância da descrição dos fatos e das provas a fim de fornecer os elementos necessários para que se compreenda o caso;
Interpretar e concretizar mediante à argumentação.
Caso Concreto
2
DESCRITIVO
Fato
O cliente de um determinado hotel fica ferido porque, enquanto ele dormia, se soltou do teto um pedaço de gesso.
VALORATIVO
(INTERPRETAÇÃO/ QUALIFICAÇÃO DO FATO/ FONTES DO DIREITO)
A queda do gesso foi causada por negligência do hotel.
NORMATIVO
ENQUADRAMENTO LEGAL/ JUSTIFICATIVA/ ESTRUTURA DO ARGUMENTO SEM DESENVOLVIMENTO
A administração do hotel se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar o cliente.
Caso Concreto 1
João Paulo de Almeida nasceu de parto normal, com peso inferior ao normal, 1800 gramas e com deficiências respiratórias, em 22 de setembro de 2015, em um hospital particular, cujas despesas foram pagas pela ex- patroa da genitora, que cultivava um forte carinho por ela. Mãe e recém-nascido receberam alta hospitalar, 24 horas após o parto. Seis horas depois, mãe e filho retornaram à própria Casa de Saúde São Nicolau, no município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, estando este quase desfalecido. O mesmo médico, que tinha dado alta aos dois, socorreu João Paulo, introduzindo-lhe uma sonda nasogástrica, mas este veio a falecer de insuficiência respiratória e hemorragia digestiva. A causa da morte consta do depoimento do próprio médico e do registro de óbito. Segundo o depoimento do próprio médico que atendeu João Paulo, quando uma criança nasce com problema de saúde, deve ser transferida para a UTI Neonatal, nas 24 horas seguintes ao nascimento, mas isso não foi feito. De acordo com o depoimento da Casa de Saúde São Nicolau, a morte ocorreu devido à mãe ser desnutrida e fumante e por ter uma baixa situação socioeconômica e ser a vítima o seu quinto filho.
DESCRITIVO
Fato
VALORATIVO
(INTERPRETAÇÃO/ QUALIFICAÇÃO DO FATO/ FONTES DO DIREITO)
NORMATIVO
ENQUADRAMENTO LEGAL/ JUSTIFICATIVA/ ESTRUTURA DO ARGUMENTO SEM DESENVOLVIMENTO
CASO CONCRETO 1
Caso Concreto 2
O veículo dirigido pelo preposto da Ré Transportadora Suave ingressou no cruzamento com a Rua Sorocaba, nº 596, em Botafogo, no Rio de Janeiro, sem respeitar a placa de Parada Obrigatória existente no local, vindo assim a colidir com o veículo de Edgar Magalhães, que trafegava em via preferencial, causando-lhe graves sequelas, em 27 de outubro de 2015. O preposto da Ré fugiu do local sem prestar socorro à vítima. Não houve perícia no local, somente boletim de ocorrência. O Autor teve sequelas gravíssimas "osteomielite crônica de cura duvidosa", capaz de levar à amputação de sua perna esquerda e ficou incapacitado de trabalhar. Segundo a Ré, em seu depoimento, no local onde ocorreu o acidente nada existia a indicar que a via pela qual trafegava o veículo do acidentado era preferencial. A Ré ainda assegurou, em seu depoimento, que a vítima entrou no cruzamento sem a mínima atenção, destacando culpa exclusiva do Autor Edmar Magalhães. Conforme depoimento da Ré, o boletim não tem força probatória; por não ter havido perícia no local. O Autor deseja verba para aquisição e manutenção de prótese e para aquisição de sapatos e outros aparelhos ortopédicos, verba para cirurgia e despesas hospitalares recomendadas pela perícia médica. Edmar Magalhães pretende mover uma ação em busca de indenização por danos morais, materiais e lucros cessantes durante o período de incapacidade total e eventual capacidade parcial.
DESCRITIVO
Fato
VALORATIVO
(INTERPRETAÇÃO/ QUALIFICAÇÃO DO FATO/ FONTES DO DIREITO)
NORMATIVO
ENQUADRAMENTO LEGAL/ JUSTIFICATIVA/ ESTRUTURA DO ARGUMENTO SEM DESENVOLVIMENTO
CASO CONCRETO 2
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes