Buscar

Imunologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1– Quais são os mecanismos de ação das bactérias extracelulares e como o sistema imunológico responde a esse antígeno?
1
Barreiras Naturais
*Pele
*Mucosas
*Movimentos Mucociliar
*PH estomago
*Secreções Salivares
Organismo
Reconhecimento
 Antígeno
Neutralização
(anticorpos se ligam a
 bactéria e toxinas)
Inibe Ação
A bactérias extracelulares, induzem a inflamação que resulta em destruição tecidual no local da infecção. Muitas dessas bactérias produzem toxinas, as quais possuem efeitos patológicos diversos, podem ser endotoxinas, que são componentes das paredes celulares bacterianas, ou exotoxinas, que são ativamente secretadas pelas bactérias e que podem interferir nas funções normais e destruir o hospedeiro por vários mecanismos bioquímicos. 
Os mecanismos de defesa estão relacionados principalmente às barreiras naturais do hospedeiro por ativação do sistema complemento, fagocitose e resposta inflamatória.
 Dentro do organismo há reconhecimento do antígeno podendo ocorrer neutralização, processo pelo qual os anticorpos podem se ligar a bactérias, impedindo que estas se fixem nas mucosas, ou podem se ligar a toxinas produzidas por esses microrganismos, inibindo sua ação. Em bactérias Gram-negativas e algumas Gram-positivas podem resultar em septicemia e choque séptico, situação extremamente grave e associada à alta taxa de mortalidade. 
2- Sabendo que choque séptico é uma infecção generalizada que se dá quando as bactérias de uma infecção local chegam à corrente sanguínea, espalhando-se por todo o corpo, explique como ele é desencadeado.
Choque Séptico
Lipopolissacarideos, presentes na parede bacteriana
Desencadeado por
Estimulação nos:
*Neutrófilos
*Macrófagos
*Células Endoteliais
*Músculos
Produção exacerbada
Citocinas
O choque séptico é desencadeado por Lipopolissacarídeos presentes na parede bacteriana, estimulando nos neutrófilos, nos macrófagos, nas células endoteliais e nos músculos uma produção exacerbada de citocinas pró-inflamatórias. Como consequência, ocorrem colapso circulatório e coagulação intravascular disseminada.
3– Explique o mecanismo de resposta imunológica frente as bactérias intracelulares.
Bactérias 
Cels NK
Ativam através de expressões ligantes ou por prod. de IL-12 pelos macrófagos
Infecção de cels por patógeno
Cels MHC classe 1
Altera expressão e conformação 
Interação com receptor NK 
Sinal estimulador
Morte célula infectada
 As bactérias intracelulares ativam as células Natural Killer pela expressão de ligantes ativadores da célula Natural Killer ou pela estimulação de células dendríticas e macrófagos para a produção de Interleucina-12. A infecção de uma célula por um patógeno intracelular pode alterar a expressão ou a conformação de moléculas MHC(complexo de histocompatibilidade) de classe I, fazendo com que a interação dessas células com os receptores da célula NK gere um sinal estimulador que faz com que a célula NK mate a célula infectada, proporcionando uma resposta imune inicial contra esse tipo de patógeno..
 Essas bactérias são capazes de inibir a fusão dos fagolisossomos ou escapar para o citosol.
4 – Como ocorre a ação imunológica diante o contato com os fungos?
Fagócitos
TH1 IL-12 IFN-y
Aumentam funções
Macrófagos e neutrófilos
Destruição por
produção de Oxido Nítrico
e enzimas lisossômicas.
A imunidade protetora contra fungos patogênicos é conseguida por meio da integração de dois braços distintos do sistema imune: as respostas inata e adaptativa, as quais estão intimamente ligadas por meio de conjuntos de moléculas e receptores que atuam para gerar uma resposta imune eficaz de proteção contra fungos patogênicos. O principal mecanismo de defesa natural contra fungos é desenvolvido pelos fagócitos, que os destroem por meio da produção de óxido nítrico e enzimas lisossômicas. O T-helper 1 impulsionadas por IL-12 e Interferão-gama(IFN-y), as quais aumentam a função de neutrófilos e macrófagos. 
5 – Os vírus são microrganismos que desenvolveram maior variedade de mecanismos para subverter ou escapar das defesas imunes. Discorra sobre os mecanismos de defesa das respostas imunológicas. 
Infectam através de receptores
Lesão Tecidual e doenças
Interfere na síntese e função celular
Lesão ou morte
Os vírus são microrganismos intracelulares obrigatórios, que infectam células utilizando as moléculas celulares de superfícies como receptores. Após entrar nas células, os vírus podem causar lesão tecidual e doença por vários mecanismos. A replicação viral interfere com a síntese e função das proteínas celulares normais e leva a lesão e por fim a morte da célula infectada. As respostas imunológicas naturais são adquiridas ao vírus, tem objetivo de bloquear a infecção e eliminar as células infectadas.
O sistema imune inato destina-se a atuar como primeira linha de defesa para evitar a invasão viral ou replicação previamente á geração dos mecanismos efetores da imunidade adaptativa.A imunidade adaptativa em infecções virais é medida por anticorpos, os quais bloqueiam a ligação de vírus e a entrada na célula do hospedeiro, e por células T CD8+, as quais eliminam a infecção destruindo as células infectadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais