Buscar

Gametogênese e Desenvolvimento Embrionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo. A menina, ao nascer, já realizou as fases de multiplicação e crescimento do processo denominado gametogênese, possuindo um grande número de .......... em processo interrompido de .......... . Essas últimas células são ............ .
	ovócitos I - meiose - diplóides
	Entre tantas diferenças observáveis no sexo masculino e feminino, há que se considerar a gametogênese como um dos melhores exemplos. Esse desenvolvimento celular ocorre na formação de testículos e ovários e a partir da puberdade sobre a influência de hormônios sexuais. Tendo como ponto de partida a espermatogênese e ovogênese, escolha a alternativa que exemplifica de forma correta essa referida diferença:
	A espermatogênese possui quatro períodos para que então a célula masculina fértil esteja completamente desenvolvida. No período multiplicativo ocorre o aumento do número de células espermatogônias, mas somente no homem essa etapa pode perdurar até sua senilidade.
	O DIU (dispositivo intra-uterino) é um contraceptivo que tem como ação principal:
	impedir que os espermatozóides cheguem ao óvulo.
	Comparando-se a ovulogênese (I) com a espermatogênese (II), todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
	Em I e II, as células formadas são diploides.
	O homem, ao longo de sua história, criou diversos métodos para aumentar a liberdade sexual sem consequências indesejadas como doenças sexualmente transmissíveis e gestação. Por isso, após diversas tentativas de desvincular relação sexual de procriação, bem como de doenças, foi criado o preservativo de látex, produzido a partir de 1880 e popularizado a partir da década de 1930 principalmente nos Estados Unidos (http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2009/v14n3/a011.pdf). Analise os itens abaixo e escolha somente o que está verdadeiramente correto:
	O sêmen possui um conteúdo que aproxima de 3ml, é de caráter básico e possui enzimas de proteção contra ação de microrganismos.
	A Respeito da variação nos níveis de estrógenos e de progesterona durante o ciclo menstrual das mulheres, verifica-se que:
	a taxa de progesterona aumenta após a ovulação
	A fecundação depende de um processo de amadurecimento do espermatozoide que se chama capacitação. Essa ocorre na tuba uterina e implica em alterações epiteliais entre o espermatozoide e a mucosa da tuba. Há remoção da capa glicoproteica na região do acrossoma. Ocorrem também modificações intracelulares. Tais mudanças alteram o padrão de motilidade dos espermatozoides e os tornam mais ágeis e são necessárias para sua progressão e penetração no ovócito. Sobre a tuba uterina pode-se afirmar que:
	Cílios e a musculatura lisa da tuba uterina são as estruturas que facilitam a movimentação desse órgão e consequentemente a descida do embrião em direção ao endométrio.
	Qual dos hormônios abaixo estimula a formação do corpo lúteo e cujo pico dispara a ovulação?
	Hormônio luteinizante
	Endometriose é a presença do endométrio (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina. Esta disfunção é conhecida como a doença da mulher moderna, pois seu aparecimento parece ser influenciado pelo padrão de vida feminino atual: a mulher tem menos filhos, engravida mais tarde e é submetida constantemente a um maior nível de estresse. Estima-se que atualmente a endometriose acometa cerca de 10 a 15% da população feminina durante o período que menstruam. Ainda não se sabe exatamente porque a endometriose se desenvolve. Possivelmente tenha um caráter genético ou ainda está relacionado à imunidade do organismo que não é capaz de conter o aparecimento da doença. (http://febrasgo.org.br/site/cartilha-febrasgo-endo.pdf) Verifique os itens abaixo e escolha somente o que está correto:
	O endométrio é um tecido que reveste internamente o útero e tem sua formação influenciada pela ação do estrógeno e progesterona.
	Durante a terceira semana do desenvolvimento embrionário, finaliza-se a definição do3 folhetos embrionários (ou seja, das três camadas de células que formarão todos os órgãos do corpo do embrião). Qual e¿ o nome dado ao processo de transformação do disco embrionário didermico ou bilaminar e um disco embrionário trilaminar ou tridermico?
	Gastrulação.
	O tecido epitelial é caracterizado por apresentar células aderidas uma às outras. Essa dinâmica celular permite ao tecido a realização de importantes funções ao organismo. Qual das alternativas abaixo apresenta algumas das principais funções desempenhadas pelo tecido epitelial?
	Proteção e percepção de sensações.
	A diminuição significativa da concentração sanguínea do pigmento citoplasmático dos eritrócitos , devido ou à redução no número total de eritrócitos circulantes ou à diminuição do seu conteúdo citoplasmático é descrita como anemia. Este pigmento citoplasmático se liga quimicamente aos gases oxigênio e gás carbônico, transportando-os bidirecionalmente entre pulmões e tecidos. Qual é o nome deste pigmento presente no citoplasma das hemácias?
	hemoglobina
	O cordão umbilical é um anexo embrionário que funciona como uma via de comunicação entre a placenta e o feto. No cordão umbilical, são encontradas:
	duas artérias e uma veia.
	A placenta é responsável por participar de importantes funções para o desenvolvimento do embrião. Dentre elas, destaca-se:
	a produção de progesterona
	Os gametas masculinos e femininos apresentam diferenças estruturais básicas que podem ser facilmente identificadas. Tais diferenças estruturais entre os gametas são essenciais para diferencia-los. Marque o item que contem uma característica estrutural especifica de um gameta feminino:
	Um gameta feminino é imóvel, ou seja, ele não apresenta estruturas próprias que viabilizem o seu deslocamento até o local de fertilização.
	A Histologia é a parte da Biologia responsável pelo estudo dos tecidos, que podem ser divididos em quatro grupos. Entre os tecidos indicados a seguir, marque o único que não corresponde a um tipo de tecido conjuntivo.
	Tecido Muscular
	A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea devido a um aumento na reabsorção óssea, o que fragiliza o osso, aumentado a probabilidade da ocorrência de fraturas. A causa mais comum na mulher é a diminuição dos níveis de estrógeno após a menopausa. A célula óssea responsável pelo mecanismo descrito acima é:
	
	osteoclasto
	Analise as afirmações a seguir sobre um grupo de células pertencentes ao tecido hematopoiético. I - A destruição dessas células leva à formação da bilirrubina. II - São células que permanecem na circulação no máximo por 120 dias. III - São células bicôncavas com uma grande área que permite a entrada de oxigênio. As células a que se referem as afirmações anteriores são os (as):
	eritrócitos.
	A formação dos ossos longos do corpo humano durante o desenvolvimento embrionário ocorre a partir da morte gradativa de um molde tecidual rígido , o qual será substituído aos poucos por tecido ósseo. Qual é o tipo de tecido que forma o molde dos ossos longos durante o desenvolvimento embrionário e que ossificará, originando os ossos longos do corpo humano?
	cartilagem hialina.
	O desenvolvimento humano se inicia no momento em que o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide. A produção dos gametas ocorre nos tecidos especializados que formam os aparelhos reprodutores masculino e feminino. Nas alternativas abaixo, aponte aquela que não apresenta um componente do aparelho reprodutor masculino.
	Glândulas de Bartholin.

Outros materiais