Buscar

Histologia Exe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A febre alta pode causar sérios danos ao organismo, pois a temperatura ótima de funcionamento para a maioria das enzimas humanas encontra-se entre 35 e 40°C. Considerando a relação entre a temperatura e a atividade das enzimas humanas, é correto afirmar que a febre acima de 40°C causa problemas por que :
	A atividade das enzimas é reduzida, uma vez que essas sofrem desnaturação e não se associam ao substrato. Na maioria das situações as enzimas perdem sua atividade.
	São considerados critérios de inclusão para caracterizarem os aminoácidos de características orgânicas nas cadeias laterais apolares: (CAMPBEL. 2000). I. Essa cadeia não apresenta capacidade de doar ou receber e-.; II. Forma ligação do tipo covalente.; III. Não forma ligações tipos iônicas. IV. Forma ponte de hidrogênio. São verdadeiras:
	II e IV apenas.
	(PUCCamp-SP) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima do fígado responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para que essa substância não se acumule no sangue, sua dieta alimentar deve se restringir, dentre os nutrientes mencionados a seguir:
	as proteínas apenas.
	Aminoácidos são blocos (monômeros) que constituem todas as proteínas que fazem parte do nosso corpo e desempenham funções estruturais e dinâmincas. São classificados em essenciais e não essenciais. Quanto a estas informações obtidas sobre a classificação dos aminoácidos, assinale a alternativa correta:
	 
	Aminoácidos não essenciais são sintetizados no nosso organismo e não necessitam ser obtido na alimentação e os aminoácidos essenciais necessitam estar presente na alimentação pois nosso organismo não consegue sintetizar.
	Os tampões biológicos são aqueles encontrados nos seres vivos. É correto afirmar:
	As proteínas presentes no plasma exercem efeito tamponante discreto;
	A respeito da seguinte equação, assinale a alternativa correta: Glicose ---> 2 Ácido pirúvico + 2 ATP + 2 NADH
	Essa etapa ocorre no citosol das células, tanto em processos aeróbicos como anaeróbicos.
	As proteínas Albumina; Insulina e Colágeno apresentam, respectivamente, as seguintes funções biológicas:
	De acordo com o estudo sobre carboidratos é correto afirmar que:
	são componentes que ajudam na adesão e reconhecimento celular
	A Bioquímica é uma ciência complexa e importante que estuda os processos químicos envolvidos nos organismos vivos. Esses processos abrangem as biomoléculas, tratando das suas estruturas, funções e processos metabólicos, caracterizando-se assim uma ciência essencialmente dinâmica. Entretanto, todas as biomoléculas que constituem os seres vivos são sintetizados a partir de compostos simples como a H2O, CO2, N2 e NH3. Estas, por sua vez, interagem entre si para formarem polímeros orgânicos que desempenham importantes papéis. Sobre as biomoléculas e seus polímeros, assinale a alternativa correta de acordo com as proposições apresentadas: I - As moléculas de proteínas são formadas por uma seqüência de aminoácidos. II - Os carboidratos, os lipídeos e os protídeos são constituintes inorgânicos da célula. III - A membrana plasmática apresenta uma constituição lipoprotéica.
	a I e a III estão corretas.
	Sobre a estrutura molecular dos aminoácidos marque o item CORRETO. ( ) O grupo amino possui característica de ácido, pois é derivado da amônia. ( ) A cadeia lateral confere peculiaridade ao aminoácido ( ) O carbono principal é denominado carbono α (alfa) ( ) O grupo carboxila pode se ligar ao grupo amino de outro aminoácido.
	F, V, V e V.
	A ausência de Oxigênio, como aceptor final de elétron, na cadeia respiratória de elétrons, estimula um acúmulo de NADH,H+ na matrtiz mitocondrial, estimulando assim:
	a recuperação do NAD+ através de fermentação lática.
	Um indivíduo ativo fisicamente está correndo há uma hora na praia de Copacabana, em um dia ensolarado. De repente, começa a sentir uma queimação em seus músculos quadríceps (músculo da coxa), e resolve parar seu exercício. Sobre essa situação, é correto afirmar:
	O indivíduo começou a produzir muito ácido láctico, devido ao metabolismo anaeróbio.
	"Pesquisador brasileiro desenvolve uma bactéria que permite produzir álcool a partir do soro do leite e do bagaço da cana." (Revista "Ecologia", dezembro/92). A produção do álcool pela bactéria ocorrerá graças a um processo de:
	
	fermentação
	Durante a atividade física prolongada intensa ocorre a dor muscular, devido a presença de ácido latico muscular. Esse acido lático, sai de dentro do músculo seguido para a circulação sanguínea, sendo transportado para o figado onde é convertido em glicose e o processo se reinicia. Como se chama essa via metabólica
	Ciclo de Cori
	Durante o período de jejum curto, que hormônio é responsável pela ativação da glicogenólise hepática?
	Glucagon
	O amido e a celulose são polissacarídeos formados por diversas unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas. Ambos estão presentes na nossa alimentação, quando ingerimos alimentos de origem vegetal. Por que apenas o amido é digerido pela amilase e a celulose não?
	Porque a amilase é capaz de hidrolizar apenas as ligações glicosídicas alfa-1,4 presentes no amido,
	A febre alta pode causar sérios danos ao organismo, pois a temperatura ótima de funcionamento para a maioria das enzimas humanas encontra-se entre 35 e 40ºC. Considerando a relação entre a temperatura e a atividade das enzimas humanas, é correto afirmar que a febre acima de 40ºC causa problemas porque:
	A atividade das enzimas é reduzida, uma vez que essas sofrem desnaturação e não se associam ao substrato.
	Embora inorgânicos, os sais minerais representam parte fundamental para o surgimento e manutenção da vida. Muitas moléculas importantes à função corporal dependem dos sais minerais, a hemoglobina, presente nas hemácias, é um desses exemplos. Em sua constituição é necessário o Ferro e sem ele a sua formação fica consideravelmente débil, levando a uma condição clínica denominada Anemia Ferropriva. Levando em consideração que a função da hemoglobina é carrear o oxigênio pelo corpo, assinale o item que aponta quais reações bioquímicas intracelulares estariam mais prejudicadas na anemia:
	Reações de oxidação da glicose.
	A ligação peptídica encontrada nas proteínas origina-se da reação entre o grupo -NH2 e o grupo:
	-COOH
	As proteínas Albumina; Insulina e Colágeno apresentam, respectivamente, as seguintes funções biológicas:
	Transporte; Hormonal; Sustentação.

Outros materiais