Buscar

Antineoplásicos (estrutura química e função a nível celular)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antineoplásicos 
Os antineoplásicos são classificados de duas maneiras principais: de acordo com sua estrutura química e função em nível celular e com a especificidade no ciclo celular. 
A primeira classificação divide os antineoplásicos em grupos: 
Agentes Alquilantes – causam alterações nas cadeias do DNA, impedindo sua replicação. Fazem a alquilação dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) e proteínas. São drogas ciclo celular não-específicas capazes de destruir células em repouso ou em processo de divisão ativa, porém as últimas são mais sensíveis aos seus efeitos tóxicos. São particularmente citotóxicos aos linfomas, câncer de mama e mieloma múltiplo. 
Agentes Antimetabólitos – são capazes de “enganar” a célula, incorporando-se a ela, bloqueando a produção de enzimas necessárias à síntese de substâncias fundamentais ou interpondo-se às cadeias do DNA e RNA, transmitindo mensagens errôneas. São drogas ciclo celular peculiares, atuando especificamente sobre células em fase de síntese do DNA (fase S). São mais efetivos no tratamento de tumores de rápida divisão celular. 
Plantas Alcaloides – são os inibidores mitóticos e os inibidores da topoisomerase. Os inibidores mitóticos ligam-se às proteínas dos microtúbulos, estruturas responsáveis pela polarização dos cromossomos, promovendo sua ruptura ou tornando-os não-funcionantes e causando bloqueio da divisão celular durante a metáfase. São drogas específicas ciclo celular, agem na fase M do ciclo celular. 
Os inibidores da topoisomerase inibem a enzima necessária para o término da replicação do DNA.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes