Buscar

Resumo unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo unidade 1 - http://www.youtube.com/watch?v=es87Q-z0LqM&feature=youtu.be
Antropologia: A cultura como objeto de estudo
O objetivo da unidade 1 é o estudo da ciência antropológica, que tem a cultura como importante objeto de pesquisa, e possibilita o desenvolvimento de uma atitude aberta ao aprendizado com a alteridade (o “outro”), de modo a estimular o respeito às diversidades culturais.
Apresenta 2 concepções:
Conceituar o que é a ciência antropológica: Tem como objetivo discutir o homem na sua totalidade com vista a compreender a existência humana do ponto de vista biopsicocultural (o homem não é só biológico, é também cultura e é também sociedade).
Destacar a importância do trabalho de campo para o antropólogo. Quais são as etapas de pesquisa. Entender que a antropologia cultural propicia ao ser humano uma atitude mais aberta ao aprendizado com o outro, desse modo estimula o respeito às diversidades culturais.
Antropologia: Estudo do homem na sua totalidade. Estudo das dimensões humanas nos modos de viver na sociedade. O homem é um ser complexo dotado de biológico, se comporta socialmente e desenvolve modos de viver, é nesse trinômio que a antropologia se desenvolve enquanto “ciência social, ciência humana e ciência natural”.
A antropologia tem como base o estudo do homem na sua completude e tem como objetivo discutir a existência humana não do ponto de vista filosófico, mas entender os encaminhamentos que o homem atribui a sua vida e assim os significados que ele atribui ao seu viver, ou seja, o homem é um ser biológico pensante, ele é produtor de culturas e ele participa ativamente da sociedade compartilhando, efetivando e integrando-se aos grupos.
Segundo o sociólogo e antropólogo Edgar Morin “O homem não pode ser visto fragmentado, portanto o homem tem que ser estudado enquanto um ser complexo, cérebro, genética e cultura, um influenciando o outro”.
O homem além de ser um ser racional ele é um ser aprendente que esta sempre aberto a ampliar os seus códigos de aprendizado. Ao mesmo tempo outra dimensão importante da vivencia humana é a dimensão simbólica, porque o homem esta imerso na linguagem, na cultura, ou seja, ele atribui significados culturais ao seu viver, então gestos, palavras, objetos materiais estão relacionados a contextos social e histórico e em cada grupo ele tem um significado. O homem tem a capacidade de estar em uma sociedade em constante movimento e em constante modificação e ele cria e recicla constantemente os seus valores e sentimentos no compartilhamento, no espaço geográfico, numa determinada época, numa determinada sociedade.
Os campos de estudo da antropologia
A antropologia pode ser dividida em 5 campos de estudo:
Antropologia biológica: Tem como objetivo o estudo da evolução das características humanas no decorrer do espaço e do tempo. A grande preocupação é perceber como que o homem modifica-se nas culturas e entender como que morfologicamente ele vai adquirir particularidades biológicas no decorrer do processo histórico de determinada situação social (perceber as genéticas das populações) como decorre isso no processo cultural e social.
Antropologia pré-histórica: Tem como objetivo estudar as culturas do passado que já são extintas, principalmente sociedades que não deixaram registros por escrito então tem que analisar artefatos encontrados por meio de escavações histológicas. Nesse sentindo o objetivo é analisar tanto técnicas e as organizações de sociedades antigas e perceber por um processo de comparação sem desenvolver um processo de preconceito, as diversas formas diferenciadas de um grupo hoje e de sociedades que já desapareceram.
Antropologia linguística: Tem como intenção compreender como o homem se expressa por meio da linguagem e aí vale todas as formas de linguagens, tanto veiculação de sinais sonoros, escritos, audiovisuais, toda produção de linguagem. Na sociedade contemporânea a cultura tecnológica virtual é uma dimensão importante de estudo da antropologia linguística.
Antropologia psicológica: Tem como objetivo o estudo do funcionamento psíquico do ser humano, ou seja, entender os seus comportamentos conscientes ligados a expressão do consciente a medida que o homem não é só razão, ele é a irracionalidade presente nas atitudes de subjetividade do ponto de vista da mentalidade. É uma área importante que dialoga com outros quesitos.
Antropologia sociocultural: Que é o foco desta disciplina. Tem como base o estudo da antropologia da cultura como objetivo de estudo da antropologia. A intenção é investigar as culturas humanas e entender como o homem constrói as suas relações sociais através dos modos de viver, seja urbano, rural, exatamente em compreendendo a vida completa desse homem na sociedade. Buscando entender como o homem transforma o seu processo cultural, objetivando identificar diferenças e semelhanças entre os sistemas culturais. Ao mesmo tempo buscando entender o comportamento humano e a capacidade que o homem tem de modificar constantemente o processo sociocultural.
A disciplina entende o seus sistemas de parentesco, modo de viver que tangem o político, o econômico, as suas formas de conhecimento, ou seja, todos os aspectos que integram um grupo cultural.
As etapas de pesquisa da antropologia cultural
É importante entender que do ponto de vista da antropologia e dos campos que vão determinar as etapas de pesquisa. Nós temos 3 grandes etapas:
Etnografia
Etnologia
Antropologia
Segundo o antropólogo Levi Strauss “Cada momento dessas etapas são momentos específicos de uma mesma pesquisa e são realizados pelo mesmo antropólogo”.
Etnografia: Consiste no estudo descritivo das sociedades humanas tanto do ponto de vista dos objetos materiais da sociedade, das características de comportamento, ou seja, é a descrição das particularidades da sociedade, entender como ela vivencia o tempo e o espaço tanto pelo ponto de vista material ou imaterial.
Etnologia: É quando os pesquisadores coletam os dados na primeira fase etnografica e realizam as primeiras interpretações, buscando diferenças e semelhanças com outras culturas para estabelecer o que significa de fato essa cultura analisada. Após a analise da etnografia que desperta um olhar para uma observação atenta da cultura, identificando em loco como essa cultura se desenvolve, para isso é necessário preparar o “ver” associado a questões como encontrar o desconhecido, a descobertas, o “ver” tem que se abrir ao diferente. O ato de ver deve ir além do conhecimento já previsto ou do imaginado e abrir-se aos novos conhecimentos da cultura estudada.
A fase etnológica é o primeiro passo após a etnografia de uma síntese explicativa.
Antropologia cultural: tem como base a relação teoria X unidades empíricas pesquisadas, empreende uma analise conclusiva sobre o comportamento cultural humano.
A Antropologia cultural e a noção de alteridade
O objetivo é entender como que a antropologia prepara o homem para entender que os comportamentos não são inatos, não nasceram como nascem as nossas células, nossa genética, mas são construções do viver humano através da inter-relação com outros grupos, que determinam os nossos modos de andar, de caminhar, dormir, os nossos modos de conceber o lazer, a morte, o modo de morar, os nossos modos de amar, os nossos encontros, ou seja, as nossas emoções são produtos de escolhas culturais que nossa sociedade faz e não são pré-disposições genéticas. Costuma-se dizer que a fome é uma questão biológica, mas a sensação da fome é cultural, ou seja, o horário que uma determinada sociedade começa a sentir fome é muitas vezes ligado a um ritual. Por vezes a questão gastronômica esta ligada a um ritual cultural.
A antropologia prepara o homem para entender que a sociedade e a cultura são uma construção, que não é natureza, é um processo cultural. Possibilita entender que não há cultura no singular, e sim no plural. A partir do momento que se compreende o funcionamento de uma determinada sociedade, passa-se a olhar essa sociedade não com os olhosda minha cultura, mas com os olhos da própria cultura. 
Chega-se ao entendimento de que as diferenças culturais são enriquecedoras. A abordagem antropológica produz uma revolução no modo de olhar o mundo, porque ela prepara o homem para entender que ele não é sozinho, não é o centro do mundo. Não há cultura superior ou inferior.

Outros materiais