Buscar

7 SEMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Separação de poderes e da garantia dos direitos civis e políticos, sob a égide de uma Constituição, rígida e escrita, com supremacia. Catálogo de direitos que buscam a igualdade formal de todos perante a lei. Vigora a prevalência das liberdades individuais sobre as razões de Estado, daí o binômio caracterizador do liberalismo “Estado Mínimo-Supremacia da autonomia privada”. O modelo individualista-liberal-burguês consagra o princípio da igualdade formal perante a lei, ou seja, o tratamento igual de desiguais. 
b) Não, porque no texto fica claro que a visão de Plihon é totalmente contrária a visão dos revolucionários na França em 1829 tinham quando promoveram a Revolução Francesa.
c) O constitucionalismo, como visão jurídico-política, está absolutamente enovelado com a concepção de um Estado de Direito, na qual os governantes estão abaixo da vontade expressa pela lei. Em um Estado Democrático de Direito não são permitidos desmandos por parte do corpo político ou mesmo por parte do corpo técnico do Estado. No atual estágio político é essencial que se aponte que os desvios de conduta de quem exerce os poderes da República é uma anomalia inaceitável

Outros materiais

Outros materiais