Buscar

Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem
Questão 1: Alexander Neill é um nome importante quando pensamos em uma educação de base humanista. Uma frase sua foi bastante difundida e sintetiza seu pensamento: “ gostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico”. Com ela o Autor quis dizer que:
D) A erudição não é garantia de felicidade
Questão 2: Quando assistimos a uma cena triste num filme, é comum nos comovermos imediatamente, chegando a ficar com os olhos marejados. Essa reação , de acordo com a Teria da inteligência emocional, indica que:
D) Reagimos de acordo com nossa mente emocional.
Questão 3: Piaget condena a escola tradicional que se baseia na memorização e no treino intelectual. Tendo em mente as idéias desse autor sobre a Educação, analise as quatro afirmações a seguir:
I – Ele defende a educação como espaço de construção de autonomia intelectual e moral.
II – Ele destaca a importância do trabalho em grupo na escola.
III – Ele entende os erros como situações que favorecem a tomada de consciência dos alunos e  com isso, seu progresso cognitivo.
IV – Ele defende métodos ativos de aprendizagem. Que integrem trabalhos individuais e trabalho em grupo.
A) Todas as afirmativas
Questão 4: A psicanalise é uma vasta teoria sobre o desenvolvimento psíquico humano. Um de seus conceitos principais é o de inconsciente, que foi amplamente difundido e incorporado em nosso dia a dia , o que nem sempre garante uma compreensão clara sobre ele, assinale a alternativa incorreta:
E) O inconsciente é um fenômeno que se manifesta somente numa sessão de análise.
Questão 5: A abordagem humanista destaca algumas importantes características pessoais que o professor deve cultivar em si mesmo para favorecer que o mesmo ocorra com seus alunos. Assinale a alternativa cuja característica não corresponde a essa abordagem:
B) rigidez
Questão 6: Freud afirmou que educar , assim como psicanalisar e governar, é uma ação impossível. O que ele quis dizer com isso? Assinale a alternativa correta:
E)  Que são ações nunca são integralmente alcançadas e é impossível controlar e dominar seus efeitos.   
Questão 7: Com relação á abordagem tradicional, assinale a alternativa incorreta:
D) valoriza a heterogeneidade dos alunos.
Questão 8: Dentre os fenômenos que foram conceituados pela psicanalise, há um em especial que interessa ao campo pedagógico. Freud  percebeu que , na situação analítica ( e que também ocorre na relação pedagógica) o paciente vive sentimentos que derivaram de relações que haviam sido vivenciadas em relações familiares mais antigas e primitivas. O nome utilizado por Freud para tratar desse fato foi:
B) transferência
Questão 9: hoje em dia é comum encontramos softwares de educação cujas atividades ou tarefas propostas são organizadas por grau de dificuldade crescente , fornecendo incentivos para o usuário a cada acerto e quando ele consegue passar para um nível de maior complexidade. Com relação as abordagens estudadas nesta disciplina , analise as três afirmações a seguir:
II- Essa organização dos conteúdos em grau crescente de dificuldade é uma característica dos programas de ensino de base tradicional
III- Seguir o ritmo individual do usuário e fornecer um feedback dos seus acertos é um principio adotado pela abordagem humanista.
B) apenas II e III.
Questão 10: A abordagem  construtivista de jean Piaget tem inspirado reflexões e praticas educacionais há varias décadas. Por ser muito divulgada, inevitavelmente ocorrem equívocos sobre seus conceitos e proposições. Leia as três afirmações a seguir:
II-  o termo construtivismo indica que as nossas estruturas mentais não nascem prontas
III – O interacionismo de Piaget destaca que tanto o sujeito como o objeto numa relação de conhecimento, modificam -se e influenciam- se mutualmente.
C) II e III corretas
Questão 11:  Mariana é professora há 33 anos e se orgulha de manter seus alunos disciplinados em suas aulas , pois,, segundo ela, “ o medo dos alunos é o melhor tempero para uma classe disciplinada. Analise e assinale a correta:
C) Mariana baseia-se na visão tradicional de educação , que defende a submissão dos alunos, que devem temer a autoridade do professor .
Questão 12: Num livro de extrema importância para os educadores, intitulado Para onde vai a educação? E comentado em nosso livro texto, Piaget destaca quatro aspectos essenciais  para uma educação democrática . Assinale qual alternativa não corresponde a essa concepção sobre o conhecimento humano:

Outros materiais