Buscar

6 SEMANA

Prévia do material em texto

Resposta:
A alteração da idade mínima para exercício do voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de “P”? Resposta: Sim, a alteração do voto universal com idade mínima de 21 para 18 anos para eleger seus representantes, pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia, pois garante uma participação efetiva igualdade de voto, entendimento esclarecido, controle do programa de planejamento e a inclusão do maior número de participantes são hoje considerados verdadeiros critérios de verificação da adoção de regime democrático pelos diversos Estados nacionais.
A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo de democracia, a dos antigos ou a dos modernos? Justifique. Resposta: Sim, pois os regimes democráticos buscam entre muitas outras vantagens, impedir o governo de autocratas cruéis e perversos, garantindo aos cidadãos uma série de direitos fundamentais garantidos através do ordenamento jurídico que os sistemas não democráticos recusam proporcionar. Seguem a denominada “democracia dos modernos” que se fundamenta em sistema de controle e limitação, com base na transmissão representativa do poder do povo a seus representantes, que passam a exercer mandatos políticos, representando a vontade da cidadania.
 A manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta. Resposta: A manifestação nas ruas e a manifestação nas urnas, mediante ao voto são duas formas distintas participar ativamente da vida política do país, as duas são, portanto, reconhecidas como exercício democrático de manifestação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes