Buscar

AULA 8 CONTESTACAO TRABALHISTA

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá (Campus Nova América)
Prática Simulada II
Nome: Bruna Evellyn de Souza Cavalcante
Matrícula: 201408017504
Caso Concreto 
AULA 8
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA 15ª VARA TRABALHISTA DE RECIFE – PE.
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA Nº 1234.
TRANSPORTE RÁPIDO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o nº..., estabelecido na rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP, endereço eletrônico, vem por seu advogado infra-assinado, com endereço na rua, nº, bairro, cidade, estado, CEP, endereço eletrônico, nos autos da RECLAMAÇÃO TRABALHISTA movida por GILSON REIS, já devidamente qualificado, apresentar
CONTESTAÇÃO
pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DA PREJUDICIAL DE PRESCRIÇÃO PARCIAL
O reclamante foi contratado para exercer a função de auxiliar de serviços gerais em 13/05/2010. Em 09/11/2016 foi comunicado de sua dispensa, tendo que trabalhar no período de aviso prévio. Como teve um período de 48 dias de aviso prévio, seu contrato de trabalho terminou em 27/12/2016.
	O reclamante ingressou no judiciário em 25/01/2017, dentro do prazo legal de 2 anos, previsto no artigo 11, I, da CLT.
	No entanto, só tem direito a cobrar os créditos dos 5 anos anteriores ao ingresso no judiciário. Desta forma, todas as verbas anteriores a 25/01/2012 estão prescritas, devendo o processo ser extinto em relação a tais verbas, com resolução do mérito na forma do art. 487, II, CPC.
DO MÉRITO
DO NÃO CABIMENTO DA REINTEGRAÇÃO
O reclamante foi comunicado de sua dispensa em 09/11/2016, cumprindo o aviso prévio trabalhado até 27/12/2016. Vale ressaltar que apresentou candidatura ao cargo de dirigente sindical em 23/11/2016. Requer a reintegração por entender que possui estabilidade em razão da candidatura.
 Deve-se observar que o reclamante apresentou sua candidatura durante o prazo de aviso prévio, não tendo direito à estabilidade provisória, conforme dispõe a Súmula 369, V, TST.
Logo, seu pedido deve ser julgado improcedente e o processo extinto com resolução do mérito, na forma do artigo 487, I, CPC.
DO NÃO CABIMENTO DE HORAS EXTRAS E ADICIONAL NOTURNO
O reclamante informa que laborava de 05 as 15h com intervalo de 2 horas para descanso e refeição, jamais tendo recebido horas extras ou adicional noturno, razão pela qual pleiteia esses direitos.
	Não assiste razão ao reclamante quanto ao pagamento de horas extras porque, embora trabalhe de 05 às 15h, o horário de almoço, a saber, 2 horas, não é computado na jornada de trabalho, conforme determina o artigo 76, § 2º da CLT.
	Logo, sua jornada de trabalho é de 8 horas, jornada normal de todos os trabalhadores, de acordo com o art. 58 da CLT.
	Também não assiste razão ao reclamante em relação ao pagamento de adicional noturno uma vez que a jornada noturna corresponde ao período entre 22h e 05 h, de acordo com o artigo 73, § 2º da CLT, período este que não há prestação de serviço por parte do reclamante.
	Desta forma, requer-se que ambos os pedidos sejam julgados improcedentes, e, consequentemente, extinção do feito com julgamento do mérito, conforme preceitua o artigo 487, I, CPC.
DO NÃO CABIMENTO DAS HORAS EXTRAS EM RAZÃO DO INTERVALO INTERJORNADA.
O reclamante alega que o intervalo interjornada não era observado, razão pela qual entende que deva ser remunerado como hora extra.
	O intervalo mencionado deve ter a duração mínima, segundo o artigo 66 da CLT, de 11 horas. Entre às 15h – horário de término da jornada de trabalho do reclamante – e às 5h – horário de início da nova jornada, existe um intervalo de 14 horas. Logo, não há que se falar em inobservância da duração legal, já que o reclamante tem um intervalo maior.
	Sendo assim, seu pedido não deve prosperar devendo o processo ser extinto com resolução do mérito na forma do artigo 487, I, CPC.
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer: 
a. O acolhimento da prejudicial de prescrição parcial das verbas anteriores a 25/01/2012, com a extinção do processo com resolução de mérito, na forma do artigo 487, I, do CPC.
b. A improcedência de todos os pedidos do reclamante com a extinção do processo com resolução de mérito na forma do artigo 487, I, do CPC.
DAS PROVAS 
Protesta pela produção de todos os meios legais e moralmente legítimos de provas, sejam documentais, testemunhais e periciais.
Nestes termos
Pede deferimento
Local e data
Advogado / OAB

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes