PIM III
17 pág.

PIM III

Disciplina:Projeto Multidisciplinar III8 materiais73 seguidores
Pré-visualização2 páginas
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE TECNOLOGÍA DA INFORMAÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS PARA O CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DO IDOSO (CIDI)

Polo
2017
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE TECNOLOGÍA DA INFORMAÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS PARA O CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DO IDOSO (CIDI)

Nome:
RA(s):
Curso: Gestão de Tecnologia da Informação
Bimestre:

Polo
2017

UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE TECNOLOGÍA DA INFORMAÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS PARA O CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL DO IDOSO (CIDI)

Trabalho aprovado em ____/____/____

RESUMO

	Atendendo a solicitação do Projeto Integrado Multidisciplinar III (PIM III), será apresentado neste documento um Sistema de Informação contendo um Banco de Dado para o sistema de controle de cadastro de usuários do CIDI, custos para implementação dos recursos de “hardware” e “software” e definiremos os aspectos éticos e legais referentes ao uso da internet no local, aplicando os conhecimentos adquiridos nos cursos sobre Matemática Aplicada, Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados e Ética e Legislação Profissional

Palavras chaves: Sistema, Banco de Dados, Política.

Resumen

Atendiendo la solicitación del Proyecto Multidisciplinar III (PIM III), será presentado en este documento un Sistema de Información conteniendo un Banco de Datos para el sistema de control de registro de usuarios del CIDI, costos para implementación de los recursos de “hardware” y “software” y definiremos los aspectos éticos y legales referentes al uso de la internet en el local, aplicando los conocimientos adquiridos en los cursos sobre Matemática Aplicada, Sistemas de Información, Administración de Banco de Datos y Ética y Legislación Profesional.

Palabras claves: Sistema, Banco de Datos, Política.

INTRODUÇÃO

A Cidade de Riacho Doce é uma das mais populosas cidades do Estado de São Paulo, com aproximadamente 500 mil habitantes, além de figurar entre as 10 cidades com maior PIB do Brasil. Com alto e crescente IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) percebido desde a última década, Riacho Doce foi beneficiada com o aumento exponencial do número de empresas instaladas na cidade, motivadas pelos baixíssimos valores de ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrado pela Prefeitura.
É perceptível também o crescimento da expectativa de vida em Riacho Doce, que segundo as últimas pesquisas do IBGE, em 2016, passou a ser de 78 anos, bem superior a expectativa de vida do País, que está na casa dos 75 anos.
Este cenário indica um aumento da população idosa do município, exigindo da prefeitura ações que contemplem a qualidade de vida da pessoa idosa, bem como o atendimento dos seus direitos, por parte do poder público.
Esta atenção a população idosa é também um dos importantes temas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que apresenta em seu site http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa programas, dados estatísticos, direitos assegurados e legislação relacionada ao idoso no Brasil.
Assim, a Prefeitura de Riacho Doce, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, decidiu implementar um Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) na Cidade, a fim de possibilitar acesso às Tecnologias da Informação e à Internet para esta camada da população que só cresce ao longo de anos em Riacho Doce.
Neste CIDI, os idosos poderão fazer cursos relacionados a uso de ferramentas tecnológicas, além de acessar a internet. A ideia é que o idoso perceba que para participar do mundo digital não tem hora, idade ou lugar. Além dos cursos e o acesso à internet, os idosos poderão também assistir a palestras relacionadas às tecnologias da informação e da comunicação.

DESENVOLVIMENTO

 DETALHAMENTO DO AMBIENTE
	
As instalações do CIDI consistirão em seis espaços:

Laboratório de Informática, destinado aos cursos de informática ministrado para os idosos;
Espaço de Palestras, destinado a formação do idoso sobre as tecnologias da informação e da comunicação;
Laboratório de Acesso à Internet, destinado aos usuários que desejam acessar a internet por meio de desktops;
Sala de Triagem e Cadastro, destinado ao cadastramento dos idosos atendidos pelo CIDI;
Espaço de Convivência, destinado ao acesso a rede sem fio por meio de smartphone, onde os idosos poderão acessar a internet por meio do seu celular, conversar, fazer amizades e conviver;
Administração do CIDI, destinado aos funcionários que trabalharão e administrarão o CIDI.

Na Sala de Triagem e Cadastro, teremos dois funcionários responsáveis por cadastrar os usuários do CIDI, por meio de um Sistema de Informação interligado a um Banco de Dados que guardará as informações dos usuários. Neste espaço, serão instalados dois computadores e uma impressora interligada em rede.
No Laboratório de Informática, serão instalados 13 computadores, sendo um deles destinado ao instrutor e outros destinados aos cursistas. A maior parte dos cursos ministrados contemplarão o uso de planilhas eletrônicas, editores de texto, acesso à internet, dentre outras ferramentas. Estes cursos serão ministrados de segunda a sábado, sempre durante o dia, porque o CIDI não funcionará no turno da noite. Quando não forem previstos cursos, estes computadores serão destinados ao acesso à internet pelos usuários do CIDI.
O espaço destinado a palestras com capacidade para 100 usuário terá um computador ligado a um Datashow, visando facilitar o trabalho do palestrante. As palestras envolverão sempre o uso da tecnologia da informação pelos idosos, aspectos de segurança da informação, dentre outros.
No espaço de convivência, haverá uma lanchonete, com mesas, cadeiras, poltronas, tudo bem confortável para que os idosos possam conviver e acessar a internet por meio de seus smartphones. Neste espaço, haverá sempre um monitor que ajudará os idosos no uso de seu smartphone. Para prover este acesso à rede, será instalado um Ponto de Acesso sem fio.
No laboratório de acesso à internet, serão instalados 8 computadores destinados ao acesso à internet dos usuários. Os usuários poderão acessar durante uma hora e deverão fazer esta reserva assim que chegarem no CIDI. Neste espaço, haverá sempre um monitor responsável para auxiliar os idosos no uso do computador.

O corpo de profissionais do CIDI será formado por:

Coordenador, responsável por administrar o CIDI;
Dois agentes administrativos, responsáveis pelo cadastramento dos usuários;
Quatro monitores, responsáveis por auxiliar os idosos no uso das ferramentas tecnológicas;
Dois instrutores, responsáveis por ministrar cursos;
Três técnicos responsáveis pela manutenção da infraestrutura TI do CIDI.

No CIDI, cada profissional terá o seu computador e seu próprio acesso à rede. Na LAN do CIDI será implementada uma arquitetura cliente/servidor, utilizando o padrão ethernet, com switches e cabeamento em par trançado metálico (isto porque pela maior distância entre um computador o switch será sempre inferior a 90 metros). Esta LAN será interligada a WAN da Prefeitura de Riacho Doce, por meio de um link de dados provido por uma operadora de Telecomunicações.

 DISTRIBUIÇÃO DOS PROFESSIONAIS POR ÁREA

Administração CIDI
4
Laboratório de Informática
2
Sala de Triagem
2

 CUSTO FINANCEIRO - HARDWARE E SOFTWARE

Considerando as informações detalhadas no item “2.1 DETALHAMENTO DO AMBIENTE”, apresentamos abaixo o custo para implantação dos hardwares e softwares do CIDI.

Sala de Triagem
2

DETALHAMENTO DE HARDWARE E SOFTWARE