Buscar

notícia postar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
LIBRAS NA PALMA DA MÃO, O CORPO QUE FALA 
Por Julio Paulo Silva de Oliveira, RU: 1570710
Polo – Assis - SP
Data: 14/08/2017
INSERIR IMAGEM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
 
Fonte: https://welovewifidotcom1.wordpress.com/apps-we-love/
É constatado que o avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão dos alunos com deficiência. Softwares, equipamentos de comunicação alternativa, materiais protéticos e diversos outros itens ampliam a habilidade funcional dos jovens, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o aprendizado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a educação especial no país tem 752.305 matrículas, somando os estudantes em escolas regulares e especiais. Já nas universidades, os estudantes com deficiência eram 2.173 no ano 2000, e passaram a ser 20.287 em 2010. O momento é propício para o desenvolvimento de ‘aliados’ para essas novas tecnologias de formação. Um novo aplicativo cujo falaremos é chamado de Hand Talk, que basicamente traduz texto e áudio para libras em seu Smartphone ou Tablet. Como professores sabemos da importância da inclusão social na sociedade, temos consciência de que se é muito pouco trabalhado em nossa sociedade esse tema tornando com que vivêssemos em uma sociedade estagnada e precária quanto ao assunto. Visando mudança na realidade de um colégio ao receber um aluno mudo e surdo que já sabia se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais os professores decidiram aplicar o uso do Hand Talk para interação dos alunos através de libras. O Hand Talk é um aplicativo bem interativo. Alagoas esteve em destaque no palco do maior prêmio de tecnologia móvel do mundo. O aplicativo Hand Talk (Mãos que Falam), criado por três jovens alagoanos foi escolhido, o melhor na categoria Inclusão Social do prêmio WSA-Mobile em um concurso promovido pela ONU, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Hugo. Esse é o nome do boneco de aparência simpática que será o interlocutor entre o Hand Talk e os deficientes auditivos usuários da tecnologia. Os criadores realizaram estudos de linguagem corporal e tiveram o cuidado de garantir que Hugo fosse um personagem atrativo.
“Usamos uma tecnologia 3D, onde chegamos à conclusão que Hugo deveria ser magro, com uma cabeça grande e dedos finos para facilitar na gesticulação”, disse o arquiteto e chefe de operações do Hand Talk, Thadeu Luz, 27.
Com o êxito da atividade de interação os alunos puderam se aproximar e comunicar com uma linguagem diferente da de costume fazendo assim a interação acontecer sem com que eles percebessem, os professores através disso puderam notar que a relação entre os alunos acabará ficando cada vez mais interligada fazendo com que quase toda a turma aprendesse a se comunicar através da linguagem de sinais. 
Fonte: https: http://techapple.com.br/2013/08/hand-talko-aplicativo-que-traduz-portugues-para-lingua-de-sinais-libras/

Outros materiais