Buscar

AV Metodologia da Pesquisa

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0286_AV_» METODOLOGIA DA PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	JANIMAR LIMA NEVES
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 6,4        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2013 15:03:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201201920170)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	No exemplo que se segue, identificamos uma referência de: GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76
		
	
	Artigo de periódico.
	
	Seminário.
	 
	Capítulo de livro.
	
	Manual.
	
	Livro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201917922)
	DESCARTADA
	A metodologia científica divide-se em duas partes. São elas, a epistemologia e a metodologia aplicada. Ambas podem ser corretamente identificadas na opção:
		
	
	Domínio de técnicas de estudo e fichamento e a redação de trabalhos científicos.
	
	Estudo dos diferentes métodos de conhecer e a análise crítica sobre o papel da ciência.
	
	Realização de pesquisas com rigor teórico e a elaboração de trabalhos acadêmicos.
	 
	Reflexão sobre os fundamentos da ciência e a realização de pesquisas com rigor conceitual e metodológico.
	 
	Estudo da técnicas e domínio dos métodos de análise de um determinado objeto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201920153)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Reações dos profissionais de saúde diante do risco de morte com crianças A palavra morte traz consigo alguns atributos como dor, ruptura, interrupção e tristeza. Caracterizar as reações dos profissionais de saúde diante do risco de morte em crianças possibilitará um conhecimento que poderá instrumentar os processos de preparação de profissionais para lidar com esse fenômeno. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista. Ao lermos parte da pesquisa acima, concluímos que se trata de uma pesquisa:
		
	 
	Qualitativa e de levantamento.
	
	Quantitativa e documental.
	
	Quantitativa e estudo de caso.
	 
	Expost-facto e participante.
	
	Qualitativa e documental.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201919446)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O olhar do cientista acha-se impregnado por pressupostos que lhe permitem ver o que o leigo não percebe. Assim, precisamos estar de posse de uma teoria para aprender a ver. (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 186)
Este texto demonstra como o pesquisador orientado pelo saber científico desenvolve uma nova percepção da realidade e é capaz de formular questões e respostas originais. Estes dois itens em negrito são respectivamente:
		
	
	As hipóteses e o delineamento da pesquisa.
	 
	O problema científico e a hipótese.
	
	O tema da pesquisa e seu delineamento.
	 
	As hipóteses e as variáveis.
	
	O tema e as hipóteses.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201911300)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Estudamos o conceito de pesquisa e, neste ponto, cabe ressaltar um interessante comentário: Pesquisar é pensar, refletir, ler, discutir, perguntar, criticar, descobrir, enfim, é buscar uma visão, uma explicação, uma idéia, uma solução para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam; é construir, formar e organizar um pensamento (próprio ou não); é alcançar um resultado que apazigúe ou que confirme a inquietude inicial. Saber pesquisar é uma maneira para enfrentar qualquer desafio novo, e a vida dos profissionais é uma constante renova ção destes desafios (MARQUES, 2003). Sobre esta tarefa acadêmica e científica pode-se afirmar que a pesquisa se caracteriza pelo: (MARQUES, Cláudia de Lima. Pesquisa de Iniciação Científica: da inquietude ao sucesso! Palavra do orientador. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2003.)
		
	
	levantamento de dados que não exigem necessariamente a escolha de um método, já que pesquisar é uma tarefa que realizamos no cotidiano;
	
	levantamento de dados secundários e sua compilação com ou sem a referência à fonte da informação porque é uma atividade acadêmica e não científica;
	
	levantamento de dados sem que seja necessária a elaboração de objetivos gerais e específicos, bem como de uma metodologia específica;
	
	levantamento de dados para a construção de uma visão geral de um assunto qualquer, prescindindo de qualquer problematização;
	 
	levantamento de dados a partir da delimitação e problematização de um tema, a busca de sua solução, bem como o método e as técnicas para sua realização
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202005029)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Universidade tem funções definidas de: ensino, pesquisa e extensão. É fato que essas funções estão presas à atividade da pesquisa como base para a produção do conhecimento. Cada uma dessas funções tem compromissos com o conhecimento. Por exemplo: o ensino tem como função difundir o conhecimento produzido. Em palavras diretas, indique o compromisso da função extensão.
		
	
Resposta: É transmitir o conhecimento adquirido para a sociedade de forma prática, transpondo os muros da universidade. Uma das formas é prestando um serviço a população.
	
Gabarito: É o compromisso de disponibilizar para a sociedade os conhecimentos produzidos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202005028)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Projeto final, monografia, tese de doutorado são denominações de trabalhos de conclusão de curso. Não importa o formato nem as características próprias de cada um deles. Considerando os aspectos comuns a todos, defina Trabalho de Conclusão de Curso.
		
	
Resposta: É o trabalho de escolha do tema, que será o objeto de estudo, passando pela revisão bibliográfica, que vai reunir o conhecimento científico adquirido ao longo do curso, seja através das aulas, aprofundamento em pesquisas nos seus variados tipos, seminários, palestras... Delimitando e problematizado o tema, sugerindo hipóteses para atinguir os objetivos principais e secundários, demonstrando sua maturidade intelectual sobre o tema escolhido, e suas justificativas para o quanto de contribuição o trabalho será disponibilizada para a sociedade.
	
Gabarito: TCC é todo aquele exigido ao final de uma graduação, especialização lato ou estrito senso. Consiste num estudo baseado em pesquisa rigorosa para atualizar o estado da arte de um assunto de interesse profissional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201911296)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Alguns autores observam que a divisão entre pesquisa qualitativa e quantitativa é apenas teórica, porque em realidade os dois tipos estão presentes em qualquer tipo de pesquisa e são complementares (LEITE, Francisco T. Metodologia científica. São Paulo: Ideias & letras, 2008, p. 94.). Sobre a pesquisa qualitativa podemos afirmar que:
		
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise qualitativa com medições em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise de valores culturais, sem a utilização de instrumentos estatísticos.
	
	que neste tipo de pesquisa empregam-se números e cálculos como o principal recurso para análise das informações.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise quantitativa com classificações comparativas em que se pretende medir e quantificar certas posturas sociais.
	 
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise estatística com classificações comparativas em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201917914)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Todo conhecimento coloca o problema da verdade. Desta forma, tanto o conhecimento científico, como o filosófico, religioso e popular buscam, de modos distintos, definir como as coisas são. Sobre este enunciado, pode-se afirmar que ele é:
		
	
	Verdadeiro, porque todos os saberes, por caminhos diferentes, constroem a mesma explicaçãodos fenômenos.
	 
	Verdadeiro, porque os homens estabelecem diferentes posturas diante do real.
	
	Falso, porque somente a ciência e a filosofia constroem um saber verdadeiro.
	
	Falso, porque todos os saberes produzem os mesmos resultados sobre a explicação dos fenômenos.
	
	Falso, porque somente a ciência consegue construir um saber correto.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201890636)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A base da ciência é a da possibilidade de verificar seus enunciados, o que não é possível sempesquisa, atividade primordial da universidade. Neste aspecto, considerando a classificação da pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa aplicada é aquela que:
		
	
	É motivada unicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador;
	
	Apresenta um enfoque puramente quantitativo;
	 
	Objetiva gerar conhecimentos direcionados a uma aplicação prática;
	
	Busca o avanço da ciência sem a preocupação com o mundo da vida;
	
	Envolve verdades e interesses universais.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201201911299)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Observa-se que em qualquer trabalho de pesquisa, exige-se um levantamento do estado da arte do tema escolhido, seja para fundamentá-lo, seja para justificar os limites e contribuições da pesquisa. Busca-se conhecer e analisar as contribuições científicas sobre determinado assunto. Este tipo de pesquisa chama-se:
		
	
	aplicada
	 
	bibliográfica
	
	exploratória
	
	descritiva
	
	estudo de caso

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes