Buscar

trabalho de ADM Pronto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	NOME
	MURILO OLIVATTO ANTONIO
	RA
	1223432224
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Economia e Teoria da Administração
Profª Tutora EAD: Francisca Maria da Silva
Limeira / São Paulo
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Economia e Teoria da Administração
Profª Tutora EAD: Francisca Maria da Silva
Trabalho desenvolvido para o curso de Teoria da Administração, disciplinas norteadoras Economia e Teoria da Administração, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º bimestre 2015_02, sob orientação da Professora tutora EAD Francisca Maria da Silva.
Limeira / São Paulo
2015
SUMÁRIO 
Introdução..................................................................................................................4
Desenvolvimento....................................................................................................5-7
Conclusão..................................................................................................................7
Referências................................................................................................................8
INTRODUÇÃO 
Ao chegar em São Paulo, em 1956, vindo do Nordeste, Dr. João trabalhou como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo, mais conhecido como “Mercadão”.
Quase dez anos depois, casado e com dois filhos, suas condições lhe permitiram comprar um pequeno alambique para produção de bebidas, como cachaça e conhaque. 
Na medida em que seu negócio se desenvolvia e se consolidava no mercado como referência em sabor e qualidade em todo o país, o processo de produção artesanal fora substituído por equipamentos e sistemas sólidos de armazenagem e envelhecimento.
 Após anos de dedicação e muito trabalho, Dr. João anunciou sua aposentadoria em conjunto com a transferência da responsabilidade da gestão de seu negócio aos seus filhos: Paulo e Iran. Entretanto, seus mais de cem funcionários temem pelo desempenho futuro da empresa, visto a falta de qualificação profissional de seus filhos. 
DESENVOLVIMENTO 
PASSO 01
	Diagnóstico gerencial da Indústria Pira de bebidas, a partir da análise superficial das competências e deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran, sucessores do Dr. João para continuidade da vida da empresa.
	Competências e Deficiências
	Paulo
	Iran
	1. Assumir Responsabilidade
	x
	-
	2. Liderança
	x
	x
	3. Capacidade de Gerenciar
	-
	x
	4. Formular projetos e objetivos
	x
	-
	5. Habilidades Técnicas
	x
	x
	6. Pensar Estrategicamente
	x
	-
	7. Comprometimento com a Empresa
	-
	x
	8. Capacidade de Tomar Decisões
	x
	-
	9. Capacidade de Trabalhar em Equipe
	-
	x
	10. Falta de Habilidade
	x
	-
	11. Falta de Conhecimento
	x
	X
PASSO 02 
Análise detalhada das competências e deficiências de Paulo e Iran, que servem como supedâneo para concluímos que Paulo tem visão sistêmica maior que Iran devido a sua habilidade de formular projetos e fixar objetivos para a empresa, sendo sua capacidade de pensar estrategicamente favorecida.
Em relação ao Iran, afirmamos que sua capacidade de gerenciar e trabalhar em equipe supera a do Paulo, entretanto, sua habilidade de assumir responsabilidades não é favorável, visto não ser comprometido com horários e um gestor tem que ser exemplo a ser seguido pelos funcionários. 
	Competências e Deficiências
	Paulo
	Iran
	Observações
	1. Autocontrole emocional
	_
	x
	Iran se altera quando suas convicções são contestadas.
	2. Capacidade de transferir conhecimentos
	x
	_
	Paulo tem dificuldades em repassar informações claras e precisas aos subordinados.
	3. Senso critico
	x
	x
	Paulo e Iran apresentam dificuldades em apresentar postura crítica nas decisões do pai, Dr. João.
	4. Falta de Habilidade e conhecimento
	x
	x
	Paulo e Iran não buscaram qualificação profissional.
	5. Realização do trabalho
	x
	_
	Paulo tem visão sistêmica.
	6. Trabalho em equipe
	_
	x
	Iran tem mais capacidade de gerenciar e trabalhar em equipe.
	7. Responsabilidade
	_
	x
	Iran não é comprometido com horários.
	8. Liderança
	x
	_ 
	Paulo tem dificuldades em liderar pessoas.
PASSO 03
Após todas as análises descritas no presente trabalho, concluímos que Paulo tem um perfil de gestão favorável para assumir a empresa como diretor geral, em comparação com seu irmão Iran, devido a sua visão plena do sistema, que serve como base para traçar objetivos e planejar de maneira estratégica o futuro da Indústria Pira. Entretanto, a mudança terá que ser proativa, visto que Paulo possui dificuldades de “sentir” o mercado (devido ao pensamento sistêmico).
PASSO 04 
Diante do acima exposto, Iran será o gerente geral da Indústria Pira e coordenará os gerentes de departamentos, visto sua habilidade no gerenciamento de departamentos e no controle operacional da empresa.
Além disso, o fato de possuir competência de liderança, comprometimento e assertividade no trabalho em equipe, colaboram para o desenvolvimento das atividades atinentes a esta função.
PASSO 05
	Conforme indicado nos passos acima, definimos que Paulo atuará como diretor geral da empresa, sendo este o cargo mais alto. Logo abaixo desta posição, estará Iran, como gerente geral.
Contudo, para suprir a falta de conhecimento técnico dos dois irmãos, deverá ser contratado um profissional específico, como por exemplo, um engenheiro de produção, que além de poder auxiliá-los nas necessidades atinentes à esta carência, poderá ajudá-los a melhorar os procedimentos internos da empresa, visto que os dois também apresentam dificuldades em analisar criticamente as decisões deixadas por seu pai.
Por fim, indicamos que o Dr. João deverá atuar como consultor da Indústria pelos próximos dois anos, apenas de maneira eventual, para além servir como suporte nos momentos mais críticos da adaptação desta nova fase, tranquilizar os funcionários nesta transição.
Considerações Finais
Portanto, concluimos o presente trabalho com a apresentação de novo organograma para a Indústria Pira de Bebidas Ltda., uma sucessão proativa no controle estrategico de seu filho Paulo e o suporte operacional de seu filho Iran, tendo ainda a consultoria eventual de Dr. João e a criação de uma nova posição na empresa, que suprirá a falta de conhecimento técnico dos novos gestores, para que sua marca como referência no país em produção de bebidas alcoólicas, perdure por várias gerações.
Referências Bibliográficas
MAXIMIANO., and Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração : manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração, 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2012. 
Mattos, Pedro Lincoln C. L. "ADMINISTRAÇÃO É CIÊNCIA OU ARTE?" O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTE MAL-ENTENDIDO.
RIBEIRO., & Lima, A. d. (2010). Teorias da Administração - 2ª Edição

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes