Buscar

Relatorio Contagem de bactérias heterotróficas em amostras de água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula Prática 13 - Contagem de bactérias heterotróficas em amostras de água
Introdução
A contagem de bactérias heterotróficas é amplamente utilizada como indicador da qualidade da água potável, sendo que os microrganismos são detectados por propagação em meios não-seletivos. Atualmente está em vigor a portaria nº 2.914 de 2011, a qual estabelece a determinação da presença de coliformes totais e termotolerantes (E.coli) e a contagem de bactérias heterotróficas para verificar a qualidade da água para consumo humano, sendo que a contagem padrão de bactérias heterotróficas não deve exceder a 500 Unidades Formadoras de Colônia por mililitro (UFC/mL).
Objetivos
- Determinar o número de UFCs de bactérias heterotróficas em água potável.
Materiais Utilizados
- Amostra de água (amostra E)
- Pipeta automática (de 1000µL)
- 2 placas de Petri estéreis
- Ágar PCA no estado liquido à temperatura de 45ºC
Métodos
Primeiramente foram anotados nas placas de Petri os respectivos códigos das amostras e do grupo. Após, agitamos o frasco com a amostra de água 25 vezes para homogeneizar, como a amostra era proveniente de um bebedouro, o professor não achou necessário diluir o material coletado. Em seguida, com a utilização da pipeta automática, inoculamos 1mL da amostra em uma das placas de Petri e despejamos uma parte do PCA liquido na placa. Homogeneizamos a amostra realizando movimentos suaves em “8” com a placa durante alguns minutos. Esperamos o ágar solidificar, e foi levado a incubação por 48h à 35ºC.
Resultados
Após o prazo de 48h na incubadora, nenhuma das duas placas de Petri com ágar PCA apresentaram desenvolvimento de colônias.
Discussão
Após o tempo pré-determinado de incubação, não apresentou resultado positivo para presença de bactérias heterotróficas na amostra que utilizamos. Sendo assim, foi demonstrado que a fonte da coleta do material está dentro dos parâmetros de integridade da qualidade de água da portaria nº 2.914 de 2011, considerada apta para consumo humano.
 
Referências 
ALCÂNTARA, F.; CUNHA, M. A.; ALMEIDA, M. A. Microbiologia: práticas laboratoriais. 2ª ed. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2001. 297 p. 
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria no. 518 de 25 de março de 2004. Dispõe sobre os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2004 
PEPPER, I. L.; GERBA, C. P. Environmental microbiology: a laboratory manual. 2nd ed. Elsevier Press: Amsterdam, 2004. 209 p.

Outros materiais