Buscar

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO RELATÓRIO CEREAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCUSSÃO RELATÓRIO CEREAIS
Os cereais apresentam diferentes estruturas, essas diferenças afetam diretamente a absorção de água adquirida pelo grão, o rendimento final e o tempo necessário para que ocorra a gelatinização. A quantidade de amido presente no grão também possui papel relevante nesse processo. A presença da aleurona no arroz integral retardou o tempo de cocção do grão, o contrário aconteceu no arroz branco, sua ausência facilitou a absorção e reduziu o tempo de cozimento.
Quando o grão de arroz branco é submetido ao processo de refogamento com óleo antes de adicionar água possui resultado diferente, pois esse procedimento faz com que o amido presente no interior do grão não extravase para fora, proporcionando um arroz mais solto e com maior rendimento final em relação ao arroz branco preparado sem óleo. A diferença entre o tempo de preparo de ambos não foi significativa.
CONCLUSÃO RELATÓRIO CEREAIS
A cocção é um fator muito importante nas preparações culinárias. Nos cereais melhora a palatabilidade e digestibilidade e a absorção será mais fácil se o cereal estiver bem cozido. Outro item muito importante é que o calor úmido utilizado para preparação dos cereais interfere diretamente seu rendimento final, ao nutricionista é de extrema importância ter conhecimento sobre os diferentes tipos de fatores de cocções apresentados durante a prática, pois no ato da aquisição desses alimentos essa diversidade interfere na quantidade que será necessária solicitar para cada preparação. Os cereais são uma excelente fonte de carboidratos, dentre eles o amido é o mais importante e também mais presente, pois representa 70% do peso total do grão. Esse carboidrato é quem promove a gelatinização dos grãos, esse processo define a sua forma de consumo e as preparações em que esses cereais serão empregados, pois o resultado final pode proporcionar um grão mais macio ou ligeiramente mais duro. A estrutura do grão define o tempo de cocção necessário para que ocorra o processo de gelatinização.
REFERÊNCIAS
CÁSSIA, A. D. et al. CEREAIS E LEGUMINOSAS. Instituto de ensino superior de Brasília, 2017.

Outros materiais