Buscar

Revisão das Aulas de História Contemporânea II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Profª. Joselia de Castro Silva
REVISÃO AULA 1 A 5
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Conteúdo Programático desta aula
Esta aula se destina basicamente a analisarmos, de uma forma breve e resumida, os principais aspectos abordados por nós ao longo das 5 primeiras aulas de nossa disciplina. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
ACELERAÇÃO DO TEMPO MAIOR AINDA !!
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Primeira Guerra Mundial 
Primeiro conflito mundial existente na história, inicia-se em 1914 como resultado de uma política imperialista que havia começado ainda no século XIX. A gota d’água para o conflito foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria, deflagrando uma guerra sangrenta e que deixou um saldo de milhares de mortos.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
 
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando foi apenas o estopim de um conflito que já se previa, principalmente pelo fato de a própria Europa viver uma paz armada. A política de compromissos e alianças efetuadas entre o final do século XIX e início do XX foi consolidada e iniciou-se o maior conflito armado da história até o momento. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Guerra em duas fases:
1ª fase: Guerra de movimento 1914-1915
 
2ª fase: Guerra de trincheiras 1916-1918
 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
A guerra de movimento, iniciada em 1914, marca a marcha alemã em direção à França. Para isso, foi necessário invadir a Bélgica, que até então, era neutra, para chegar ao território francês. Por essa razão, a Bélgica uniu seus esforços a Tríplice Entente, a fim de expulsar os alemães. Após vencer os franceses, os alemães se preparam para enfrentar o inimigo que julgavam mais temível, pela extensão de seu exército, a Rússia. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
No final de 1915, teve início uma nova fase: a guerra de posição ou de trincheira. Cada exército avançava pouco. Os territórios conquistados tinham que ser arduamente mantidos e milhares de soldados ficavam entrincheirados, em enormes condições de insalubridade, o que aumentava muito o número de mortos. Eram obrigados a passar dias em trincheiras lamacentas, sujeitos ao frio, a fome e as doenças, que matavam tanto quanto as balas do inimigo. Era um caos e o desespero tomava conta dos que estavam nas frentes de batalha. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Em 1915, a Itália deixa a tríplice Aliança e se alia a Entente. A Alemanha começava a se isolar na guerra. Em 1917, a Rússia assina um tratado de paz com os alemães e sai da guerra. No mesmo ano, os Estados Unidos entram no conflito ao lado do Eixo e a guerra começa a caminhar para o seu fim. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
A paz seria definitivamente selada em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes, através do qual a Alemanha foi responsabilizada pelo conflito O país perdeu uma enorme parte de seu território, além de suas colônias, que foram distribuídas aos países aliados, tendo de devolver à França as regiões de Alsácia-Lorena. Foi obrigada a pagar pesadas indenizações aos vencedores, principalmente a França e a Inglaterra. Suas forças armadas foram reduzidas ao mínimo, sua força aérea foi extinta, além de ter sido proibida de produzir armamentos pesados. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Consequências da guerra: mais de nove milhões de mortos e mais que o dobro deste número de feridos; uso de novos armamentos e tecnologias, como tanques, metralhadores e o uso do avião para fins militares. Os Estados Unidos saem do conflito fortalecidos e afirmam sua posição como potência do Mundo Ocidental, salientada pelo enfraquecimento europeu. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Revolução Russa: Rússia vivia um regime czarista, governo absolutista onde o poder era centrado na figura do czar. A população russa passava por grandes problemas e a fome era presente e constante. Insatisfeitos com o regime, opositores ao czar organizaram um movimento revolucionário que ganhou corpo no país, principalmente após a entrada da Rússia na primeira guerra, o que aumentou ainda mais as insatisfações. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
A oposição crescia cada vez mais e vários grupos surgiam na Rússia, dentre eles os anarquistas e os socialistas. 
Os socialistas se dividiam em mencheviques (minoria), que defendiam a aplicação das ideias de Marx, nas quais o socialismo só seria possível após uma crise do capitalismo, e bolcheviques (maioria), que defendiam a implantação do socialismo pela via revolucionária, pregando a ditadura do proletariado. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
O último golpe ao czarismo ocorreu com a entrada da Rússia na Primeira Guerra. Os russos pretendiam ampliar suas possessões territoriais, desejando acesso ao Mediterrâneo porém, não contavam com a lentidão do conflito, o que agravou ainda mais a situação interna do país. 
Muitos camponeses foram convocados para lutarem na guerra e, despreparados, mal armados e sem técnicas de guerra, tornaram-se alvos cada vez mais fáceis no decurso do conflito. As perdas humanas eram cada vez mais intensas e muitos soldados desertavam. A guerra tornou o czar ainda mais impopular e acirrou o conflito interno que o país vivia.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Em 1917, nova onda de greves assolou o país. Trabalhadores, soldados e marinheiros aderiram aos esforços grevistas em fevereiro daquele ano. Não restava alternativa ao czar a não ser a renúncia, o que de fato ocorreu. Foi instaurada uma república, liderada pelos mencheviques, sob o comando de Alexander Kerensky. Os mencheviques realizaram uma revolução democrático-burguesa, mantiveram o país na guerra e não atenderam as reivindicações dos trabalhadores. 
Os bolcheviques, sob a liderança de Lenin, cresciam cada vez mais, contando com o apoio da população, criando o lema “Paz, terra e pão”. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Ao assumir o governo, em outubro de 1917, a principal atitude dos bolcheviques foi retirar a Rússia da guerra, através do Tratado de Brest-Litovski. Toda a família real czarista foi executada, acabando com a monarquia russa de fato. Bancos e fábricas foram estatizados. O país passou por uma guerra civil entre os anos de 1918 e 1922, até a definitiva consolidação da revolução. Lênin criou a NEP (Nova Política Econômica), que previa a liberdade de comércio e a propriedade privada, aliando princípios capitalistas e socialistas.
Foi instituído o sistema de Partido único e criada, em 1922, a URSS (União Das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Lenin morre em 1924 e Trotsky e Stalin passam a disputar a liderança do país, disputa vencida por Stalin. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
.
Após a Primeira Guerra Mundial, o Ocidente começa a se reconstruir. A Europa estava com sua economia arrasada, com perdas na agricultura e pouca força de trabalho, o que tornou a situação dos países envolvidos no conflito cada vez mais difícil. Era preciso recomeçar ...
EUA cresceu muito durante o conflito e ganhou muito dinheiro comercializando produtos para a Europa em guerra. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
 
No campo cultural, a década de 1920 ficou conhecida por sua forte efervescência, luta do movimento feminista, que culminou no direito ao voto, na saída cada vez maior das mulheres de suas casas para trabalharem fora, luta por direitos sociais e trabalhistas e ampliação do papel das mesmas na sociedade. O cinema ganhou forte notoriedade.
Nesse período surge o jazz, um dos mais influentes ritmos musicais da época, cuja origem remonta aos escravos estadunidenses e popularizado pelo rádio e sua difusão. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Havia a certeza de uma prosperidade eterna, o homem não via limites para o seu desenvolvimento. O capitalismo, cada vez mais, se consolidava como o modelo econômico perfeito.
Na economia, o Estado era liberal e interferia o mínimo possível mas, o capitalismo praticado era monopolista, com a formação de grandes conglomerados e o domínio de fatias de mercado por parte de poucos industriais com monopólios ilegais pois havia leis antitrustes mas, não funcionavam na prática.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Naquele período, a euforia financeira era muito grande e o retorno, imediato, o que levou muitos estadunidenses à investirem tudo o que tinham na bolsa pois a prosperidade atraía os mais variados tipos de investidores, que adquiriam ações tomando empréstimos nos bancos, para revendê-las com lucro, em uma verdadeira especulação. 
Uma bolha começou a se formar amparando-se também na distribuição de riqueza totalmente desigual, onde aproximadamente 5% do povo americano dominava a maior parte da riqueza gerada no país. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
 
A prosperidade parecia não ter fim. Mas, teve. Com a Europa se recuperando economicamente, ela deixava, cada vez mais de importar as mercadorias estadunidenses. Com a diminuição do mercado externo, as indústrias também diminuíam sua produção, demandando um menor número de empregados, o que gerava o desemprego. 
A agricultura sofreu crises de superprodução, ou seja, havia gêneros agrícolas mas não havia consumidores o suficiente, fazendo com que estes caíssem de preço, levando diversos fazendeiros a falência. A falta de regulamentação do estado proporcionou uma especulação ilimitada na bolsa de valores. A crise se estruturava ...
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
No dia 24 de outubro, a tendência à baixa das ações atingiu proporções enormes e no dia 29 de outubro de 1929, a famosa terça-feira negra, as ações despencaram em queda livre, o que reduziu muitas fortunas a pó. O desespero tomou conta de muitos cidadãos, o que culminou em suicídios, muitos desempregados e o fim de uma era de prosperidade. 
Iniciou-se um período conhecido como Grande Depressão, marcado por uma crise que atingiu todo o mundo capitalista, gerando um “efeito dominó” intenso e catastrófico. Fortunas foram perdidas, bancos quebraram, indústrias fecharam.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Em 1932 foi eleito presidente nos Estados Unidos o democrata Franklin Delano Roosevelt, que iniciou um programa de reestruturação econômica conhecido como New Deal (Novo Acordo), que objetivava retirar o país da crise, buscando recuperar a economia e diminuir o desemprego. O liberalismo econômico e a não intervenção do Estado na economia foram abandonados em prol da recuperação do país. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Entre as décadas de 1920 e 1930 do século XX emergem os regimes totalitários que dominariam não só a Alemanha e a Itália, mas também Portugal e Espanha. Tem início a era do Totalitarismo, um regime que age não somente na vida pública mas, também, na vida privada dos indivíduos, determinando o que as pessoas deveriam ler, como agir, era uma doutrinação constante. Há a política da delação e essa doutrinação começa a se tornar algo intensamente forte na vida dos indivíduos. Nesse sistema, o nacionalismo ganha um espaço cada vez maior.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Na Itália, tivemos o desenvolvimento do fascismo com o governo de Mussolini. O termo fascista deriva da palavra fascio, que significa feixe, varas carregadas pelos litores na antiga Roma, com os quais se aplicava a justiça. Na Itália do século XIX, assumiu o caráter de símbolo de ação política, valorizando a justiça e a igualdade. Foi apropriado por Mussolini e utilizado para fortalecer seu partido ideologicamente, valorizando a justiça e a igualdade, defendendo o nacionalismo e apelando para o patriotismo dos italianos. Mussolini fez uso intenso da propaganda em seu governo. A crise de 1929 fez com que o Estado intensificasse sua produção bélica e se direcionasse para conquistar a África. Logo depois, a Itália se une à Alemanha, em uma aliança importante para a Segunda Guerra Mundial. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
No caso da Alemanha, o país vivia forte crise econômica e ainda arcava com os custos do Tratado de Versalhes, o que o tornava cada vez mais frágil e suscetível à ascensão de ideias totalitárias. A crise econômica gerou forte insatisfação social. Com o tratado de Versalhes, a Alemanha foi responsabilizada pela guerra e obrigada a pagar pesadas indenizações aos países vencedores, além de perder territórios e ter de lidar com desemprego e alto índice inflacionário. A crise estava instalada. Surge então a figura de Adolf Hitler, um austríaco que pregava a superioridade do povo alemão e ganhou grande espaço na Alemanha. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Segunda Guerra Mundial – 1939 – 1945. Maior conflito armado da história, deixou grande número de mortos e envolveu praticamente todas as nações do globo. Iniciou-se em 01/09/1939 com a invasão da Polônia pelos alemães, que depois conquistaram praticamente toda a Europa, bombardeando fortemente a Inglaterra e avançando cada vez mais sobre seus inimigos. Em 1941, o cenário muda. Em 07 de dezembro os Estados Unidos foram bombardeados em Pearl Harbor, onde mais de 2000 pessoas morreram e milhares ficaram feridas, e declararam guerra ao Japão e ao restante do Eixo. A guerra muda sua faceta. Nesse mesmo ano, em junho, a Alemanha havia rompido o pacto com os soviéticos e invadido a URSS, que reage e adere aos aliados. A Alemanha agora passa a contar com uma guerra em duas frentes.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Neste mesmo ano Hitler quebra o pacto com a URSS e invade seu território. Imediatamente, Josef Stalin reage e adere aos aliados. Incapaz de manter seus esforços de guerra, a Itália se rende e declara guerra a Alemanha, em 1943, com a deposição de Mussolini. A guerra se arrasta ainda por mais dois anos até a maior ofensiva militar da história contemporânea, ocorrida em 6 de junho de 1944, conhecido como Dia D. Neste dia, tropas de diversas nações do mundo desembarcam na Normandia e definiram os rumos do conflito. A Alemanha, obrigada a lutar em diversas frentes, não consegue manter suas tropas alinhadas. 
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Com a proximidade do final do conflito, os três principais lideres de então, Franklin Roosevelt, EUA, Winston Churchill, Inglaterra e Josef Stalin, líder soviético, reúnem-se na cidade de Yalta, onde ocorre a conferência de mesmo nome. O objetivo era discutir os rumos da Europa no pós guerra. As decisões de Yalta levaram à uma divisão do continente em zonas de influência, divisão essa que se tornou concreta em 1967, ano em que foi construído um muro em Berlim. A parte Oriental da Alemanha seria zona de influência soviética e a ocidental, zona de influência estadunidense, inglesa e francesa. Configurava-se assim a guerra fria, que duraria até 1991. Hitler comete suicídio e o Japão se rende após o lançamento de bombas atômicas sobre seus territórios.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
 Holocausto
Entre os anos de 1944 e 1945, o pior da guerra foi revelado. A medida que as tropas avançavam, se deparavam com os campos de concentração, sendo o mais famoso deles o de Auschwitz, para onde eram levados judeus, homossexuais, ciganos e todos os considerados inimigos dos nazistas. Posteriormente, os que estavam nos campos foram exterminados em câmaras de gás, a chamada “solução final”, aplicada principalmente em crianças, idosos e doentes. Era o mais cruel retrato da guerra. Anos depois, em 1948, foi criado um estado judaico, Israel, que reunia sobreviventes do conflito e judeus
de todo o mundo que para lá desejavam ir.
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Holocausto
REVISÃO AULA 1 A 5
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
NESSA AULA VOCÊ:
Revisou os principais aspectos que caracterizaram as cinco primeiras aulas dessa disciplina, analisando de forma breve e resumida acontecimentos relevantes do período estudado. Não deixe de assistir as aulas pois são muito importantes para consolidar o seu aprendizado !!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais