Buscar

Resumo Sistema Urogenital (Sistema Urinario)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Néfrons
O néfron, também denominado nefrónio, é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. Em cada rim existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons que funcionam alternadamente, de maneira a seguir a necessidades do organismo no momento. Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo e a cápsula de Bowman e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor.
Glândulas Supra- renais
As Glândulas Supra-renais têm este nome devido ao fato de se sitiaram sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As supra-renais são glândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importantes, xomo regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água,  regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano ao stress. 
Funções do Rim
Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário atuando, juntamente com os outros órgãos na filtração do sangue e formação da urina. Os rins contribuem para a homeostase dos líquidos do corpo. 
Os rins têm o papel de:
Regulação da composição iônica do sangue
Manutenção da osmoralidade do sangue
Regulação do volume sanguíneo
Regulação do PA
Regulação do PH no sangue
Liberação de Hormônios 
Regulação do nível de glicose no sangue 
Excreção de resíduos e substâncias estranhas
Glândulas Supra-Renais
Bexiga
Reservatório temporário para armazenamento da urina. Quando vazia a bexiga localiza-se inferiormente ao peritônio e posteriormente à sínfise púbica, quando cheia se eleva para cavidade abdominal . A localização da bexiga muda conforme o sexo, na mulher a bexiga está á frente da vagina e abaixo do útero, nos homens, anterior ao reto.
A capacidade da bexiga urinária é de 700 – 800 ml, sendo menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga.
Uretra
A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo. A uretra é diferente entre os sexos, na mulher é curta (3,8cm) faz parte exclusivamente do sistema urinário, seu óstio externo localiza-se anteriormente a vagina e entre os lábios menores, homem faz parte do sistema urinário e reprodutor. Mede 20 cm, a uretra masculina deixa a bexiga passa através da próstata e se estende ao longo do pênis. Neste caso a uretra do home conduz urina e esperma.
Sistema Urinário Feminino
O canal da uretra no sistema urinário feminino, que estende-se da bexiga ao orifício externo no vestíbulo, é bem menor que o masculino, medindo aproximadamente 5 cm. Essa característica da anatomia feminina, canal da uretra curto, facilita a ocorrência de infecções urinárias nas mulheres. A bexiga urinária, orgão muscular elástico, uma espécie de bolsa, que está situada na parte inferior do abdome com a função de acumular a urina que chega dos ureteres.
Sistema Urinário Masculino
A parede da bexiga é composta principalmente pelo músculo detrusor da bexiga. Em direção ao colo da bexiga urinária masculina, as fibras musculares formam o músculo esfíncter interno involuntário. Algumas fibras correm radialmente e auxiliam na abertura do óstio interno da uretra. Nos homens, as fibras musculares situadas no colo da bexiga urinária são contínuas com as fibras musculares situadas na parede da uretra. Os óstios dos ureteres e o óstio interno da uretra estão nos ângulos do trígono da bexiga. Os ureteres passam, obliquamente, através da parede da bexiga em uma direção ínfero-medial. Um aumento na pressão da bexiga pressiona as paredes dos ureteres, simultaneamente, impedindo a pressão na bexiga de forçar a urina para cima até os ureteres.

Outros materiais