Buscar

CIENCIA POLITICA 2017.2 resumo avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Todas as características abaixo são do Federalismo brasileiro, exceto: 
R) Tem origem de fora para dentro, se caracterizando como federalismo centrífugo. 
2) São teorias justificadoras da origem do Estado: 
1. a da origem violenta; 
2. a da formação natural; 
3. a do cepticismo jurídico 
4.a da concepção contratual; 
5.a da formação histórica; 
R) Todas as assertivas estão corretas, exceto a 3. 
3) A técnica de linguagem persuasiva, com argumentos convincentes e que busca filiações ideológicas, sendo uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em certos princípios tem o nome de? 
R) Discurso político. 
4) Thomas Hobbes afirma no Leviatã que a condição natural da humanidade é o que acarreta a "guerra de todos contra todos". O mecanismo dessa guerra tem como ponto de partida a igualdade natural de todos os homens. Cada um vive constantemente temeroso de que o outro venha tomar-lhe os bens ou causar-lhe algum mal, pois todos são capazes disso. Esse temor gera um estado de desconfiança, que leva os homens a agredir antes de serem agredidos. Neste ponto interfere a razão humana e se estabelece a vida em sociedade, cuja existência depende:
R) De um poder visível que limite e obrigue; 
5) Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta. 
R) Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra. 
6) Leia as assertivas acerca da origem da sociedade e marque a alternativa CORRETA:
I. As teorias que explicam a vida em sociedade são: contratual e natural. A natural defende a ideia de que a vida em sociedade é fruto de um impulso associativo natural.
II. A teoria contratual sustenta que a sociedade é produto de um acordo de vontades.
III. Dentre os adeptos da teoria contratualista, podemos destacar Rousseau, Aristóteles, Hobbes e Locke. 
IV. Platão, Cícero e Montesquieu foram os precursores do naturalismo.
R: Somente as alternativas I e II estão corretas
7) O Parlamentarismo e o Presidencialismo são sistemas ou formas de governo que estruturam o funcionamento, a composição e a relação entre os Poderes (principalmente, Executivo e Legislativo) em um país. No Parlamentarismo e no Presidencialismo, o método de seleção do chefe do Poder Executivo nacional são distintos e explicitam a formação dos Poderes em cada um dos sistemas. No presidencialismo, qual é o método de seleção do presidente e como se formam, entre si, os Poderes Executivo e Legislativo?
R: O presidente é escolhido por eleição direta e os Poderes são formados de maneira independente
8) O contrato social é essencialmente:
R: A manifestação da racionalidade humana.
9) Os fragmentos teóricos abaixo, identificados como F1 e F2, ilustram o pensamento de dois filósofos contratualistas. Leia-os e, em seguida, identifique os dois filósofos contratualistas que têm as suas ideias ilustradas nos fragmentos. F1 - Humanos existiam em um estado de natureza antes da sociedade/Eles eram livres e felizes como os animais.../mas trocaram sua liberdade por um contrato social e leis/Renunciar a liberdade é renunciar a ser humano/Nós não podemos voltar para o estado de natureza.../mas podemos escrever um novo contrato social promovendo a liberdade por meio da lei. F2 - Deixados em governo, os homens aterrorizam uns aos outros num estado de natureza.../no qual os indivíduos não se detêm por nada em sua busca de autopreservação ou autopromoção/No estado de natureza, a condição do homem é a condição de guerra de todos contra todos/Para evitar chegar ao estado de natureza, os homens devem entrar num contrato social, submetendo-se à autoridade e à proteção do soberano/O soberano deve ser um governante com poderes indivisíveis e ilimitados para prevenir a luta sectária e o caos. São eles: (Assinalar a única alternativa correta) 
R: F1 = Jean-Jackes Rousseau - republicano, defendia o Estado democrático. F2 = Thomas Hobbes - realista, defendia o Estado absolutista. 
10) Constituição da República Federativa do Brasil - Preâmbulo: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Segundo a atual Constituição, o poder é exercido pelo POVO. Enquanto elemento constitutivo do Estado, é correto afirmar que: 
I. Povo é o conjunto de pessoas que formam um aglomerado único, diferenciado. O povo do Estado são aqueles indivíduos cuja conduta está regulada por uma ordem jurídica nacional. 
II. O conceito de povo é uma categoria jurídica que determina a relação entre o indivíduo e o Estado. Assim, o povo compreende as pessoas submetidas ao poder do Estado, ligadas a este por um vinculo de cidadania. 
III. O povo, em sua qualidade subjetiva, forma, devido à unidade do Estado, uma corporação, isto é, todos os seus indivíduos estão unidos, entrelaçados entre si, enquanto sujeitos do Estado. 
IV. O povo compreende apenas aqueles indivíduos sujeitos à soberania do Estado, a ele ligado pelo vinculo da cidadania, vivendo tanto em seu território quanto no exterior. 
V. O povo, como elemento constitutivo do Estado, é um conceito político-jurídico e é constituído pelo conjunto de membros do Estado. Estão corretas: 
R: Todas as alternativas estão corretas.
11) O parlamentarismo é um sistema de governo que apresenta uma maior proximidade entre os poderes Legislativo e Executivo. Marque a alternativa correta sobre essa relação.
R: O Legislativo oferece sustentação política ao governo
12) Acerca dos regimes políticos, julgue os itens subsequentes. 
1. O Nazismo caracteriza-se por ser totalitarista, no qual pode ser observado um forte culto à personalidade, forte nacionalismo, expansionismo militar. 
2. O Stalinismo é um regime totalitarista, onde os processos de tomada de decisão são centralizados, culto à personalidade de seus líderes, uso massivo de propaganda estatal e o uso da censura aos meios de comunicação. 
3. O Comunismo é caracterizado por ideologias liberais, onde a planificação da economia visa erradicar a pobreza, por meio da eliminação das classes sociais. 
4. No Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945), se caracteriza por ser um regime político totalitário, onde se instalou um presidencialismo autoritário, também chamado de pretorianismo arbitral. 
Está correto o que se lê em: 
R: 1 e 2.
13) A historiadora Ângela de Castro Gomes define assim um dos períodos da política brasileira: A relação que fundava o Estado era aquela entre o povo e o Presidente, que legislou sobre o problema síntese da nacionalidade: o problema social. Porém, o que o discurso punha em relevo particularmente era a forma como esta questão havia sido resolvida. Neste sentido, seu ponto fundamental estava na construção do que se convencionou chamar na literatura sobre a questão social de ¿ideologia do outorga. Ou seja, a legislação social brasileira, instrumento mediador por excelência das relações entre governantes e governados , foi outorgada pela personalidade clarividente de chefe do Estado a seu povo. A relação fundadora do estado era uma relação de doação, uma relação de dar e receber, dádivas / presentes / benefícios. (Castro Gomes, A. A Invenção do Trabalhismo. São Paulo:Vértice, 1988, p.247). O sistema político a que corresponde a definição da autora é 
R: Presidencialismo
14) No que concerne à organização dos Poderes da União, é correto afirmar, com base na Constituição Federal. que:
R: são independentes e harmônicos entre si, impondo-se influências elimitações reciprocas que se prestam à limitação do poder estatal. 
15) O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:
R: Tentar conciliar os princípios do absolutismo com as idéias iluministas.
16) De acordo com Rousseau, o governo deve operar entre o vassalo e o soberano para:
R: Garantir a liberdade civil e a política.
17) O que significa o espaço político?
R: Um local de discussão, persuasão e de decisão.
18) No que se refere ao estado de natureza que se constitui, na concepção de Locke, na maneira de viver dos homens em uma sociedade pré-política, é correto afirmar que:
R: Diferentemente do estado de natureza hobbesiano que se baseava na insegurança e na violência, o estado de natureza lockeano se constituía em um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. . 
19) Com relação às características essenciais à existência de uma comunidade política como Estado Moderno, características estas presentes na teoria weberiana, é correto afirmar que: 
R: A aplicação do poder da comunidade política, nos limites de seu território, deve sempre ser legítima, legitimidade esta que precisa estar em consonância com a ordem jurídica vigente neste território.
20) Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governos ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Sobre a relação da Ciência Política com as demais Ciências Sociais é correto afirmar: 
R: O fato social e a sociedade são objetos da sociologia e da Ciência Política.

Outros materiais

Outros materiais