relatorio institucional OK
15 pág.

relatorio institucional OK


DisciplinaPsicopedagogia e Educação55 materiais779 seguidores
Pré-visualização3 páginas
FACULDADE SÃO BRAZ
ANDRESSA DIAS CARDOSO
	
RELATÓRIO:
ESTÁGIO INSTITUCIONAL SUPERVISIONADO
PATO BRANCO
2017
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Escola Municipal Jardim Primavera, situada à rua Argentina número 624, no bairro Jardim das Américas CEP 85502-040 localizada na zona norte da cidade de Pato Branco, no estado do Paraná. Sua estrutura física conta com dezessete salas de aula, sala de professores, sala de informática, sala de recurso, sala de reunião, banheiros masculino e feminino. Tem ainda secretaria, direção, depósito de alimentos, quadra de esportes, cozinha e banheiro para os professores, saguão, área externa aberta. Ofertando os horário matutino e vespertino.
CONVERSA COM A DIRETORA
Em conversa com a coordenadora G.M nos relatou que os clientes freqüentam a mesma turma e criam conflitos com os colegas da sala de aula, referente ao aluno L. E. D. A apresenta uma leve dificuldade de socialização e afetividade com os demais colegas, é uma criança que convive com os alunos P e Y, é esforçado e suas notas estão na média.
 P.H.R.L apresenta dificuldade de aprendizagem nas áreas especificas de Português e Matemática, no momento esta realizando o reforço escolar para um apoio pedagógico. O que esta preocupando a equipe pedagógica é o comportamento e o déficit de atenção dos mesmos.
Y.B o qual apresenta desatenção, inquietude,	é um aluno que argumenta com a professora notas são sempre acima de 8,0.
CONVERSA COM A PROFESSORA
Os alunos têm em faixa de 10 e 11 anos de idade, estão cursando 5º ano do Ensino Fundamental, estudam no turno vespertino em uma escola da rede pública da cidade de Pato Branco- PR. Os apresentam mal comportamento e déficit de atenção em sala de aula, brigam nos intervalos com colegas de outras classes. São alunos não organizados, sem materiais escolares, pegam materiais escolares com seus colegas. O aluno P. apresenta dificuldade de aprendizagem e déficit de atenção, é um aluno que se desconcentra com facilidade, não realiza seus deveres de casa e sempre desenvolvendo brincadeiras em sala de aula com seus amigos Y e L. O grupo apresenta déficit de comportamento, e de aprendizagem, comprometendo o desenvolvimento dos demais.
QUEIXA
Foi conversado com a professora C.P a qual veio a relatar que os alunos apresenta déficit de atenção (por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.).Os aluno Y e L tem raciocínio rápido nas atividades voltadas a matemática, e o aluno P. apresenta dificuldades de aprendizagem, realizam brincadeiras com os demais colegas da classe, em sala de aula desenvolvem as atividades tendo iniciativas e criatividades.
ANAMNESE COM A FAMÍLIA DO CLIENTE Y.B
	Em conversa com a mãe M. D. B seu filho Y.B, nasceu de parto-normal, saudável, aos Sete anos de idade o pai I.B e a mãe M.D.B se divorciaram, aonde Y.B começo a apresentar queixas escolares a partir de seu comportamento em sala de aula, pois faz muitas brincadeiras de mau gosto com seus colegas dispersando a todos os seus colegas, muitas conversas paralelas com seus colegas, a professora relata a mãe que é um menino que tem boas notas escolares aprende com muita facilidade.
IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE Y.B
Nome: Y. B
Idade: 10 ANOS
Ano escolar: 5° ANO Repetência: sim ( ) não (x)
Filiação:
Mãe: M.D.B 
Pai: I.B.
ANAMNESE COM A FAMÍLIA DA CLIENTE L.E.D.A
	Em conversa com a mãe M.I.T seu filho L.E.D.A, nasceu de parto-cesariana nasceu no 9° mês de gestação uma criança saudável, aos 6 meses de vida começou a frequentar a creche, raramente ficava doente, é um menino afetivo, sempre sorridente, apresenta boas notas escolares, somente neste ano de 2017 onde a professora veio a chamar a mãe M. para uma conversa com o aluno onde prestou a queixa do seu comportamento em sala de aula esta desagradável.
IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE 
Nome: L.E.D.A
Idade: 10 ANOS
Ano escolar: 5° ANO Repetência: sim ( ) não (x)
Filiação:
Mãe: M.I.T
Pai: S.D.A
ANAMNESE COM A FAMÍLIA DO CLIENTE P.H.R.L
	Em conversa com a mãe V.R seu filho P.H.R.L, nasceu de parto-cesariana em caso de urgência pois já estava sem água na placenta, demorou para chorar, mais apresentou o peso normal, necessitou ficar em observação na U.T.I pré-natal, quando iniciou os estudos a instituição escolar sempre veio a encaminhar P. para o reforço-escolar devido a dificuldade de aprendizagem que obtém em matemática e mais ainda em português. A mãe relata que o levou em psicólogos para ver porque o mesmo apresenta dificuldades de aprendizagem, mas até o momento não foi diagnosticado nada. Em todos os anos escolares também apresenta a queixa de seu comportamento escolar, que não apresenta interesse pela atividade que a professora expõe, tem conversas paralelas e seu rendimento escolar é insuficiente.
IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE
Nome: P.H.R.L
Idade: 10 ANOS
Ano escolar: 5° ANO Repetência: sim ( ) não (x)
Filiação:
Mãe: V.R
Pai: C.H.L
CONTATO COM OS CLIENTES
O contato com os cliente ocorreu através da queixa exposta, sendo possível observar inicialmente que os alunos apresentam desinteresse, desatenção, irresponsabilidade, agressividade, etc. A dificuldade acarreta sofrimentos e os alunos não apresenta baixo rendimento escolar. Pedi aos alunos que relatassem um pouco de si utilizando a técnica de Empatia.
PLANEJAMENTO
PRIMEIRA SESSÃO: 16/05/2017
No dia 15/05 foi observado à sala de aula do 5° ano B com a faixa de 27 alunos, a aula foi constantemente interrompida pelos alunos com brincadeiras. A professora demonstrou um bom conhecimento e domínio de classe, porém poucos alunos que se envolviam com a aula. A turma tem alunos mais avançados na faixa etária para a série, e demonstram timidez e alguns faziam brincadeiras na hora de responder as questões realizadas pela professora. Os alunos a ser analisados conversaram durante toda a aula e assim dispersando a turma.
SEGUNDA SESSÃO: 18/05/2017
Iniciamos a atividade de memória de frases: escute e repita as frases, onde continha sequencia só acertou três, escute e responda: onde tem coisas estranhas, ele  percebeu e repetiu as frases com facilidade oral, percebendo os absurdos.
              O objetivo dessa atividade é percepção e concentração, após a leitura de cada frase ele teria que repetir identificando os absurdos que foram empregados nas frases,  para melhor percepção utilizamos situações do seu cotidiano. Como última atividade alfabeto móvel emborrachado, consigna: forme seu nome com as letras, mas ele acertou algumas letras.
           Nessa sessão as atividades foram concluídas com muito êxito, na arrumação do alfabeto foi solicitado que encaixasse as letras nos devidos lugares do alfabeto móvel, por diversas vezes o aluno errou.
As cores foram identificadas, houve percepção, memória de relatos em partes, os aluno demonstraram um pouco de desânimo e cansaço, não apresentam  muitas dificuldades de compreender e executar comandos. 
TERCERIA SESSÃO: 19/05/2017 
Dinâmica: \u201cdos problemas\u201d	
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro com uma palavra escrita em cada tira de papel, o orientador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.	Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedira aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. 	
	A dinâmica obteve um resultado maravilhoso, conseguiram expressar cada palavra que estava escrita