Buscar

Castas estamentos e classes sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Castas estamentos e classes sociais
Marianna tavares
Camila teixeira
CLASSES SOCIAIS
Na história da humanidade, desde que formaram os primeiros agrupamentos, sempre houve tendência de que os membros de uma mesma sociedade se dividissem em grupos;
Nas sociedades tribais ocorria a divisão do trabalho por gênero e faixa etária. No mundo capitalista essa divisão recebe o nome de divisão social do trabalho.
Se, de um lado, essa divisão permitiu o desenvolvimento dos grupos humanos, otimizando a realização de tarefas, de outro contribuiu para gerar desigualdades;
Assim, aqueles que trabalhavam começaram a ser diferenciados com base na natureza de sua ocupação, o que contribuiu para dar origem a relações de dominação e exploração  estratificação social. 
CLASSES SOCIAIS
A estratificação difere da simples desigualdade porque é sistemática, teoricamente uma sociedade pode ter desigualdades sem ser estratificada, como por exemplo, concedendo oportunidades iguais a todos, mas distribuindo as recompensas na base do desempenho;
As desigualdades sociais, étnicas, sexuais, podem gerar várias formas de estratificação, que dariam origem a categorias ‘superiores’ e ‘inferiores’. 
CLASSES SOCIAIS
Um dos grandes desafios da Sociologia moderna é compreender como se dá essa estratificação, procurando estabelecer critérios para revelar por que um indivíduo pertence a uma camada e não a outra;
Talcott Parsons ( 1902-1979)  acreditava que as pessoas poderiam ser classificadas segundo os valores que escolhem para suas ações sociais;
CLASSES SOCIAIS
Alain Touraine  julgava ser esse um critério muito subjetivo de classificação, o que comprometeria o rigor científico da análise;
 De fato, muitos pesquisadores procuram estabelecer critérios objetivos para a definição das camadas em que se divide a sociedade contemporânea. É muito comum observar classificações propostas a partir da renda de que se dispõem seus componentes.
CLASSES SOCIAIS
Entre os pensadores clássicos da Sociologia, Max Weber e Karl Marx se debruçaram, cada um a seu modo, sobre a questão da estratificação social. Suas ideias ajudam a entender um dos conceitos mais complexos da Sociologia: as classes sociais.
CLASSES SOCIAIS
CLASSES SOCIAIS
 Max Weber (1864 – 1920)  surgimento de duas classes distintas do sistema: classe de elevado poder e a classe mais fraca (proletariado). 
 Karl Marx (1818 - 1883)  as relações sociais entre os homens se dão por meio das relações de oposição, antagonismo e oposição, sendo esta o principal mecanismo de sustentação do capitalismo. 
CLASSES SOCIAIS
referÊncias
ALVES, S. R.; SILVA, N. V.; OLIVEIRA, W. S. M.; SANTOS, L. C. Pensamento em Sociedade. Disponível em: < http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202008/9%20PENSANDO%20EM%20SOCIEDADE%20-%20S%C3%A9rgio.pdf > Acesso em: 29/04.
SOUTO, T. A.; SILVA, F. A.; SANTIAGO, H. L. P. O Pensamento Sociológico de Max Weber. Disponível em: < http://www.atenas.edu.br/Faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202008/7%20O%20PENSAMENTO%20SOCIOL%C3%93GICO%20DE%20MAX%20WEBER.pdf > Acesso em: 29/04.
questões
 O que é estratificação social?
O que se entende por divisão social do trabalho?
Para Max Weber o que são classes sociais?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais