Buscar

AD2 Filosofia Resposta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD2 Filosofia e Educação
Questão1
1.1. Para Platão as virtudes seriam para entender um pouco das ideias de si próprio e também a ideia do bem, por isso é necessário as seguintes virtudes, a razão, a vontade, e o apetite, no conjunto delas se forma a quarta virtude que é a justiça. Podendo alcança – las praticando cada uma delas tendo como finalidade tornar o indivíduo bom, e também um bom cidadão através das virtudes pois a vida na polis exige os exercícios da virtude.
Para Aristóteles não há uma separação entre alma e corpo, ele traz a ideia de potência (matéria) e ato (forma), a potência é transformação e a passagem da potência leva ao ato, assim o homem está nessa passagem na sua produção com ser humano. Para que isso ocorra é necessário a obtenção das seguintes virtudes a intelectual e a virtude moral. A virtude intelectual é aquela que nasce com o indivíduo mas é melhorada com o tempo e somente na polis que ele deve exercer sua virtude e assim se sentir feliz. Já a virtude moral não nasce com o indivíduo ela é adquirida. Sua finalidade é de transformar as organizações sociais vivendo de maneira feliz.
1.2. A concepção cristã de ética está relacionada a ajudar as pessoas a resolver alguns problemas a partir do conhecimento que tem sobre Deus, o qual criou tudo e todos e tem o poder máximo, para que pessoas busquem a Ele tendo uma relação com a fé e seus ensinamentos. Dentro da ética cristã está presente a forma de não haver julgamento nem desigualdade social se tratando do mundo celestial. Para a ética cristã a perfeição não é atingida através da razão e sim pensada como um relacionamento do indivíduo com Deus para assim se tornar um ser melhor com ética perante a sociedade em que vive. Também é bem claro nesse ponto o livre arbítrio, cabe ao indivíduo se aproximar ou se afastar de Deus.
1.3. Na ética Kantiana a palavra dever não está ligada ao fator de obrigação. Para ele a ética humana vem da capacidade de cada um exercer a própria razão, isso vale para todos. Para Kant o homem é racional, mas nem por isso está no domínio sempre, estando a todo tempo propício a aos princípios morais que vem através da sua compreensão. A ética kantiana é recomendada para quem as queira seguir, para ele a nossa ação deve sim existir mas sem levar prejuízos para outras pessoas e na sociedade em que vive. Pois nossas vontades são atacadas por vários sentimentos como amor, paixão, medos por isso devemos nos educar para fazer o que é bom dentro da razão.
Questão 2
Se tratando da Temporalidade de valores morais é válido destacar que se refere a valores que são próprios de cada ser humano, ela pode ser derivada da boa conduta, ou regras trazidas por determinados grupos sociais. Dessa forma “Nietzsche” deseja que o ser humano venha refletir se está preso a formas ou ideias de pensar já pré formadas, que podem ser derivadas de várias tradições. Nietzsche destaca que é necessário olhar as diversas formas partindo do ponto histórico-social. No entanto “Gallo” mostra que os valores são como uma criação do ser humano, para ele qualquer ser humano é capaz de construir seus próprios valores, que sempre estarão em mudança no decorrer do tempo. Para ele os valores se encontram cada vez mais mutáveis.
Questão 3
No âmbito escolar é possível visualizar vários parâmetros que regem as escolas, dessa forma existem duas maneiras existem duas maneiras de tornar a educação e o ambiente escolar mais justo e democrático. Uma delas é a Gestão Democrática da Escola, e a outra a Ética na Escola. É importante destacar que ambos se completam. A gestão democrática da escola tem o papel de fazer da escola um ambiente de democracia onde sejam respeitados as diversas opiniões, desde os professores, pais de alunos, funcionários, tudo isso para que se desenvolva um bom aprendizado, e fazendo desa forma que o ambiente escolar tenha harmonia, e vínculo entre as pessoas, ela deve abranger a todos com respeito as diversidades. Nesse contexto também está a ética da escola onde o espaço deve contribuir para o desenvolver da ética, cada um deve executar as posturaras a serem tomadas para que tenha ética no ambiente escolar, algumas atitudes como cooperação, respeito por todos na escola, devem ser introduzido dentro de cada um para que se desenvolva e seja realmente exercido. A escola é um espaço onde esses valores devem ser criados para um bom convívio de todos sem exclusão. Por esse fato existe a relação entre o os dois temas, um complementa o outro “como pode haver ética escolar sem a democracia?” Dessa forma (GALLO, 2002,p.31) defende a opinião de que quanto menos as pessoas estão distantes e não querem as vezes opinar sobre algo, mais vai prevalecer a opinião daquela pessoa que está no “comando” e necessário a responsabilidades de todos nós para esse bom desenvolvimento, como um membro da sociedade.
Questão 4
Perante a sociedade em que vivemos hoje não há como dizer que vivemos em uma sociedade cada vez mais apolítica, que apesar do fato da política está cada vez mais “idiota e até vergonhoso” se tratando dos que estão no “comando” e da visão que temos dela, o brasileiro tem se atentado mais para esse fator, uma demostração clara disso é que a pouco tempo podemos vivenciar uma série de protestos, cidadãos expressando suas opiniões entre outras formas, isso mostra que cada vez mais há preocupação com o fator político, e é claro com o futuro. Partindo desso ponto da política na educação é essencial que ela esteja atrelada uma a outra pois é necessário formar os alunos no ambiente escolar cada vez mais conscientes do papel que terão na sua comunidade, conhecendo seus direitos e deveres, mas tudo isso é claro deve ser trazido desde cedo na vida educacional e pedagógica. Dessa forma destaco a contribuição de Chauí, para ele é necessário desenvolver uma compreensão crítica que nos permite saber identificar qual é o correto e qual é o errado, por nossas próprias opiniões e escolhas. Assim como Aristóteles, que também defende essa tese, ele diz que o homem é um animal político e que o senso político nasce com ele, e voltado para ele próprio, mas que isso só irá ser aprimorado junto com a sociedade para o bem de todos se tornando completo. Lipman, se refere muito a forma pedagógica de ensino que traz justamente a questão de tratar a cidadania desde cedo nas escolas, sabendo tratar pessoas com pensamentos diferentes dos seus, saber que sua opinião tem o mesmo valor, entre outros. Rousseau, dizia que o homem vivia em concordância com a natureza, e era um ser auto – suficiente, mas que o ser humano deveria buscar valores simples como bondade, amor e com isso precisava ser livre, ou seja, viver na natureza.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais