Buscar

Diferenças entre as teorias de Piaget e Vygotsky sobre o discurso egocêntrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AQUI ESTÃO AS FALAS DE CADA UM . GABY A SUA PARTE É MUITO PEQUENA ENTÃO TE PASSAMOS PESSOALMENTE!
SLIDE 2 (REBECCA)
Linguagem egocêntrica:
Esta é caracterizada pelo fato de a criança não buscar ser compreendida em sua fala. Salvo os casos quando faz questionamentos ou perguntas ao interlocutor ou dá uma ordem. A criança não se preocupa se o interlocutor compreende e não se coloca no lugar do outro.
A linguagem egocêntrica, por sua vez, se divide em três ramificações: Repetição, monólogo e monólogo coletivo. A repetição ocorre quando a criança expressa de maneira repetitiva sílabas ou palavras, sem contexto. No monólogo a fala da criança é dirigida a si mesma. No monólogo coletivo ocorre o mesmo, sua fala é dirigida pra si, porém em uma situação de interação social, mas sem preocupar-se em ser ouvida por aqueles que os cercam.
SLIDE 3 (REBECCA)
Embora fale incessantemente aos seus vizinhos, raramente se coloca no ponto de vista deles. Fala-lhe como se tivesse sozinha, como se pensasse em voz alta. (...) quando fala monologa coletivamente. (...) sua linguagem só se assemelha a dos adultos quando quer ser compreendida, quando dá ordens, faz perguntas e etc... Piaget (1999, orig. 1923)
.
SLIDE 4PIAGET VYGTSHY(HERBERT)
O pensamento piagetiano consiste em uma visão individualista do desenvolvimento humano, ou seja, intramental.
(2 tópico Vygostky)
 Vygotsky propõe em suas criticas uma concepção mais interacional e social, chamando a atenção para o papel do ambiente e interação social como elementos fundamentais no desenvolvimento cognitivo, que por sua vez ocorreria não de forma isolada e pertencente apenas ao individuo, mas sim como fruto da interação e do aprendizado social contínuo.
Em seu entendimento a linguagem e a cultura são ferramentas de mediação entre o individuo e seu contexto social, desta maneira a ação humana seria mensurada por dois tipos de ferramentas: a cultura e a linguagem. 
(Segundo tópico de Piaget)
A segunda critica refere-se a fala egocêntrica em um período transitório entre o individual (período autístico) e social (período lógico). Para Vygotsky a fala egocêntrica não é uma etapa passageira do percurso do desenvolvimento, é a uma ferramenta com função prática de regulação e controle do comportamento.
(terceiro Tópico de Piaget)
(3 tópico)(Vygostky) 
A criança, ao falar consigo mesma estabelece uma relação no processo de resolução de conflito, normalmente a fala egocêntrica aparece em uma situação onde há uma interrupção da atividade exercida pela crianca, seja o brincar ou o surgimento de algum problema a ser desenvolvido. Ao se deparar com o obstáculo, a criança desenvolve uma consciência sobre a atividade que está exercendo, sendo a linguagem crucial nesse momento.
Vygotsky afirma que o papel da fala egocêntrica vai além deste de organização do pensamento, esta antecede a fala interior, ou seja, o próprio pensamento. As pesquisas desenvolvidas por Vygotsky com crianças na fase pré-escolar e escolar entraram em conflito com as conclusões de Piaget, pois ambas levaram a diferentes funções para a fala egocêntrica.
SLIDE .7 Monologo (TAIANA)
E uma lingaguem espontânea q Consistem em frases q sai dirigidas a ninguém ¸ou a nenhuma pessoa em particular.No monólogo a fala da criança é dirigida a si mesma. No monólogo coletivo ocorre o mesmo, sua fala é dirigida pra si, porém em uma situação de interação social, mas sem preocupar-se em ser ouvida por aqueles que os cercam.
Taiana vai ficar com a parte dos monólogos coletivos. Explicação abaixo: PAGINAS 43 E 44 NO ULTIMO PARAGRAFO.
“É evidente que essas discussões entre crianças são singularmente primitivas. Ou os interlocutores não falam da mesma coisa ( discussão sobre os trilhos entre Rute e Hans), ou não dominam suficientemente os termos de relação para estabelecer a reciprocidade dos pontos de vista ( discussão com Bárbara sobre sua tia), ou possuem sistemas diferentes da numeração (discussão com Soti ). Mas, do ponto de vista funcional , não se pode exagerar a utilidade dessas discussões, que atestam precisamente o esforço de compreensão e apreciação de perspectativas mútuas. Se há ainda egocentrismo do ponto de vista da estrutura , existe já uma cooperação do ponto de vista funcional.”
“A criança procura também comparar a sua opinião ou perspectiva com a dos outros , e nisso a discussão é excelente. Mas como o interlocutor é, no caso particular , um ser poderoso e sábio , só lhe resta inclinar-se ou não ceder.”
SLIDE 8 (HERBET) páginas 40 , 44 e 45e 46.
SLIDE 9 (HERBET) (PAGINA 51 3 E 4 PARAGRAFO)
SLIDE 10

Outros materiais