Buscar

Questionario unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1
 No que se refere às faixas etárias no ciclo de vida, é correto afirmar que:
	
	a.
	 A divisão é absoluta e não há divergência entre diferentes pesquisadores.
	
	b.
	 A divisão não é absoluta e, sim, aproximada, e as divergências entre pesquisadores não são tão discrepantes (afastadas).
 
	
	c.
	Diferentes pesquisadores não podem dividi-las de maneira diversa, porque, senão, não há como estudá-las.
	
	d.
	 As faixas etárias mais longas são a adolescência e a idade adulta jovem.
 
	
	e.
	Não há subdivisão de cada uma das faixas etárias.
0,3 pontos   
Pergunta 2
 O ciclo de vida é um longo período que abrange:
	
	a.
	Do nascimento até o final da terceira idade.
	
	b.
	Do nascimento até o final da idade adulta.
	
	c.
	Da concepção até o final da terceira idade.
	
	d.
	Da concepção até o final da idade adulta.
	
	e.
	Da concepção até o final da gestação. 
0,3 pontos   
Pergunta 3
 O domínio moral pode ser estudado separadamente dos demais domínios, porém, é sabido que ele apresenta fortes características de outros dois domínios, que são:
	
	a.
	 Sensorial e cognitivo.
 
	
	b.
	Sensorial e emocional.
	
	c.
	 Cognitivo e emocional.
 
	
	d.
	Físico e cognitivo.
 
	
	e.
	Físico e emocional.
0,3 pontos   
Pergunta 4
 Quanto ao crescimento e desenvolvimento humano, a alternativa que corresponde adequadamente, nesta ordem, a: (1) característica filogenética; (2) característica ontogenética; (3) fator externo é:
	
	a.
	 Postura ereta; uso de medicamentos; manipulação precisa de objetos.
 
	
	b.
	Oposição entre polegar e indicador; bordar; reflexo palmar do bebê.
	
	c.
	 Reflexo de sugar do bebê; alta agressividade; herança genética para olhos azuis.
 
	
	d.
	Locomoção bípede; estatura mediana; alimentação saudável.
 
	
	e.
	Reflexo de “marcha” do bebê, ser alcoólatra, ser daltônico.
0,3 pontos   
Pergunta 5
 Releia o texto da questão 1, que se refere à Pré-História: “[...] tanto os indicadores ontogenéticos quanto os filogenéticos mostram que a cultura humana se tornou possível através de um viver socioafetivo intensificado, de vínculos grupais fortalecidos e, entre muitas outras coisas, do estabelecimento, no jovem, de uma tendência para a educabilidade, busca de referência no adulto significativo, compartilhamento e brincadeira.” (Fonte: “Biologicamente cultural”. BUSSAB, V. S. R.; RIBEIRO, F. L., 1998). Pode-se deduzir corretamente que:
	
	a.
	 O brincar e outras relações sociais amistosas foram muito importantes para o desenvolvimento da espécie humana.
	
	b.
	 Brincadeiras, educação e relações de afetividade objetivando cooperação entre membros de um grupo são aspectos socioculturais que se restringiram à Pré-História, uma vez que da Idade Antiga até os dias atuais sempre houve guerras e outros tipos de disputas entre os povos.
	
	c.
	 O brincar se reduzia à juventude, uma vez que a necessidade intensa de buscar alimentos e se defender dos predadores impedia os adultos de arranjar tempo disponível para essa atividade.
	
	d.
	 Os mais jovens, embora tomassem como referência um adulto significativo, não conseguiam estabelecer cooperação entre si.
	
	e.
	 A educação estava baseada em relações isoladas de afetividade entre alguns adultos e determinados jovens.
0,3 pontos   
Pergunta 6
O conceito de raça, em relação à espécie humana, sofre modificações em seu entendimento de acordo com o estudo da Teoria da Evolução (proposta por Darwin) e dos conhecimentos da Antropologia (área que estuda as diferentes culturas). Quanto a esse conceito, é correto afirmar que:
	
	a.
	A raça branca é mais evoluída do que a raça negra, mas menos evoluída do que a raça amarela (pessoas de origem asiática).
	
	b.
	A raça indígena pode ter características culturais bastante diferentes do restante das civilizações orientais e ocidentais, mas nem por isso é menos evoluída do que elas.
	
	c.
	Não é mais aceito como correto subdividir a espécie humana em raças no aspecto biológico, mas, no aspecto cultural, sim.
	
	d.
	 Não é mais aceito como correto subdividir a espécie humana em raças, nem no aspecto biológico e nem no aspecto cultural.
	
	e.
	 Não é mais aceito como correto subdividir a espécie humana em raças no aspecto cultural, mas, no aspecto biológico, sim.
0,3 pontos   
Pergunta 7
O processo de desenvolvimento humano abrange vários domínios (aspectos) do comportamento, entre os quais: o físico ou anatômico-funcional (isto é, que envolve estruturas e funções), o sciocultural, o cognitivo, o emocional, o motor, o moral. A alternativa correta sobre o nível de importância de cada domínio, comparativamente a outro é:
	
	a.
	O domínio físico é o mais importante, por isso é estudado na Medicina, na Educação Física e em outras profissões da área de saúde.
	
	b.
	O domínio motor é o mais importante para a Educação Física, ao passo que na Fisioterapia, o mais importante é o físico.
	
	c.
	É mais importante estudar o domínio cognitivo, porque o que caracteriza o ser humano como espécie é ela ser mais inteligente do que as outras.
	
	d.
	O domínio emocional é mais importante do que os outros hoje em dia, por isso as pessoas têm necessitado tanto de psicólogos.
	
	e.
	Cada um dos domínios é igualmente importante para se compreender o crescimento e desenvolvimento do ser humano, uma vez que a pessoa é única e essa “divisão” em domínios serve apenas para facilitar a compreensão das várias características humanas.
0,3 pontos   
Pergunta 8
Os conceitos de crescimento e desenvolvimento humano relacionam-se a mudanças estruturais e funcionais. Pensando nesses dois conceitos, com embasamento no conhecimento científico, entende-se que o crescimento tem relação com aumento de quantidade e o desenvolvimento tem relação com mudanças e manutenções na qualidade. Assinale a alternativa que está correta no que se refere a fenômenos de crescimento no ser humano:
	
	a.
	 O crescimento é considerado somente em relação à altura da pessoa, por isso se diz que a pessoa para de crescer por volta do final da adolescência ou início da idade adulta.
	
	b.
	 Um anão, por exemplo, é uma pessoa que nunca cresce, embora se desenvolva.
	
	c.
	 O crescimento refere-se tanto ao aumento em estatura quanto ao aumento de quaisquer órgãos ou outras estruturas corporais.
	
	d.
	 Crescimento refere-se também ao tamanho de todos os órgãos, que só param de crescer quando a pessoa morre.
	
	e.
	 É correto dizer, do ponto de vista científico, que uma pessoa cresceu quando ela toma atitudes mais maduras, isto é, atitudes coerentes com o comportamento esperado socialmente.
0,3 pontos   
Pergunta 9
Texto: “[...] tanto os indicadores ontogenéticos quanto os filogenéticos mostram que a cultura humana se tornou possível através de um viver socioafetivo intensificado, de vínculos grupais fortalecidos e, entre muitas outras coisas, do estabelecimento, no jovem, de uma tendência para a educabilidade, busca de referência no adulto significativo, compartilhamento e brincadeira”. (Fonte: “Biologicamente cultural”. Bussab, V. S. R.; Ribeiro, F. L., 1998). Esse trecho trata da Pré-História e considera que as características culturais e biológicas do ser humano foram se combinando, contribuindo para o desenvolvimento do homem atual. De acordo com ele, é correto afirmar que:
	
	a.
	O desenvolvimento do indivíduo é mais importante que o desenvolvimento da espécie, porque cada membro do grupo é importante para a sobrevivência de todos.
	
	b.
	 A intensificação das relações afetivo-sociais foi mais importante para a evolução do ser humano do que o desenvolvimento do cérebro, mesmo porque, a estrutura e o tamanho do cérebro pouco influenciaram nessa evolução.
	
	c.
	 O ser humano só começa a ser educado quando se torna jovem, pois como os primeiros hominídeos eram pouco desenvolvidos intelectualmente,as crianças não tinham condições de aprender.
	
	d.
	No desenvolvimento do ser humano, as relações sociais e afetivas parecem ter desempenhado um papel muito importante para o bom convívio e o aprendizado.
	
	e.
	 Essa tendência para viver em grupo com trocas afetivas, apesar de muito presente na Pré-História, já não se verifica mais neste século (XXI), pois o ser humano atual vive sempre buscando isolamento.
0,3 pontos   
Pergunta 10
“Como cresce durante toda a infância, com o tempo, superamos outros primatas nas capacidades para pensamento e linguagem. O desenvolvimento mais lento do cérebro humano lhe proporciona maior flexibilidade ou plasticidade (…). Essa flexibilidade comportamental e cognitiva talvez seja a maior vantagem adaptativa da espécie humana”. (Fonte: PAPALIA, D.E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. “Desenvolvimento humano”. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.  p. 43). Considere as seguintes interpretações e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 
I – A lentidão no desenvolvimento do cérebro dos seres humanos acaba por favorecer as funções cognitivas e os comportamentos.
II – Os outros primatas, diferentemente dos seres humanos, têm uma infância curta e cérebros com estruturas mais flexíveis, já que crianças são mais flexíveis que adultos.
III – Um dos fortes motivos para a espécie humana ter se mostrado bem adaptada a diferentes ambientes é a plasticidade cerebral, que pode ser identificada, por exemplo, no desenvolvimento da linguagem e do pensamento, comparativamente a outros primatas.
	
	a.
	 Somente I está correta.
 
	
	b.
	Somente III está correta.
 
	
	c.
	Somente I e II estão corretas.
 
	
	d.
	Somente I e III estão corretas.
 
	
	e.
	Somente II e III estão corretas.

Outros materiais