Buscar

Competência e Conexão no Processo Penal

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA
Francisco das Chagas Gomes - Matrícula - 201202199216
DIREITO PROCESSO PENAL I
SEMANA 10
Caso Concreto
Deoclécio, pistoleiro profissional, matou um desafeto de Pezão, a mando deste, abandonando o cadáver numa chácara de propriedade de Lindomar, que nada sabia. Temeroso de que lhe atribuíssem a autoria do homicídio, Lindomar sepultou clandestinamente o cadáver da vítima. Isso considerado, indaga-se: 
a) A hipótese é de conexão ou continência? 
b) Haverá reunião das ações penais em um só juízo? 
c) Qual será o juízo competente para julgar Cabeção, Pezão e Lindomar? 
RESPOSTA SUGERIDA:
a) Continência em relação a Deoclécio e Pezão pelo crime de homicídio, art.77,I C PP. 
Conexão do homicídio com ocultação de cadáver praticado por Lindomar, art.211CP c/c art.76,II CPP(Conexão objetiva). 
b) Sim, art.78,I CPP. 
c) Ao teor do art.78,I CPP compete ao Júri popular julgar todos os delitos.
Questão objetiva
2- Em relação à delimitação da competência no processo penal, às prerrogativas de função e ao foro especial, assinale a opção correta. 
A- O militar que, no exercício da função, pratica crime doloso contra a vida de um civil deve ser processado perante a justiça militar. 
B- Membro do Ministério Público estadual que pratica crime doloso contra a vida deve ser processado perante o tribunal do júri e, não, no foro por prerrogativa de função ou especial, visto que a competência do tribunal do júri está expressa na Constituição Federal. 
C- No caso de conexão entre um crime comum e um crime eleitoral, este deve ser processado perante a justiça eleitoral e aquele, perante a justiça estadual, visto que, no concurso de jurisdições de diversas categorias, ocorre a separação dos processos. 
D- Não viola a garantia do juiz natural a atração por continência do processo do corréu ao foro especial do outro denunciado, razão pela qual um advogado e um juiz de direito que pratiquem crime contra o patrimônio devem ser processados perante o tribunal de justiça.
RESPOSTA SUGERIDA: 
RESPOSTA: LETRA D

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes