Buscar

aula 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: PEDAGOGIA 
Semestre: 5º SEMESTRE
Disciplina: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental / Literatura Infantil 
Professor: Geysa Juce da Silva / Rute Josgrilberg 
Acadêmico (a): Reginalva Meza Ramires RGM: 053.6957
Polo: Campo Grande 2
ATIVIDADE 01
 “Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética”, 
Segundo o texto, o que são gêneros textuais e por que é importante trabalhar com eles nos anos iniciais?
R: Trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano. 4 Se a comunicação se realiza por intermédio dos textos, deve-se possibilitar aos estudantes a oportunidade de produzir e compreender textos de maneira adequada a cada situação de interação comunicativa. A melhor alternativa para trabalhar o ensino de gêneros textuais é envolver os alunos em situações concretas de uso da língua, de modo que consigam, de forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar. É necessário ter a consciência de que a escola é um “autêntico lugar de comunicação” e as situações escolares “são ocasiões de produção e recepção de textos” . Além disso, o trabalho com gêneros contribui para o aprendizado de prática de leitura, de produção textual e de compreensão.
Em alguns momentos, o texto cita gêneros textuais direcionados para o Ensino Fundamental II e/ou o Ensino Médio. Mas, considerando que será professor (a) dos anos iniciais, como trabalharia com o gênero Fábulas?
R: Trabalhar diferentes gêneros textuais de estratégias que favoreçam a compreensão, participação e estimulem a formação de leitores na educação infantil. Mostrar a importância de contar histórias, valorizar os contos, desenvolver a criatividade, buscar soluções para os problemas reais através da historia e fantasias. Desenvolver a linguagem oral coloca-los para se expressarem através das pinturas, desenhos e colagens. 
ATIVIDADE 02	
Sobre o gênero textual na escola, o artigo “Recital de poesias: um evento de letramento e de formação docente inicial”, disponível em material de aula “arquivo”, aborda aspectos sobre a organização de um recital. Quais outros textos literários podem ser usados em eventos de letramento como esse? Reflita: a oralização do texto escrito, como é feito em um recital, desperta o gosto por textos literários? (máximo 15linhas) (1,25)
R: De todas as habilidades, ler é, talvez, a mais valorizada entre nós.
O letramento literário é diferente dos outros tipos de letramento porque a literatura ocupa um único lugar em relação à linguagem.
As Fábulas são textos literários que também pode ser usado no letramento, a oralização do texto escrito pode despertar gosto por textos literários e em toda forma de incentivo ao gosto pela leitura. 
A fábula são narrações que transmite ensinamento e conhecimento, onde costuma tratar do dia a dia com personagens de animais que e narrado por pessoas que fala, pensa e agem.
Onde as crianças aprendem observando e imitando e aprendendo valores e relacionamentos, com essas historias eles aprendem a ajudar, enfrentar e solucionar problemas de maneira responsável e divertida.

Outros materiais