Buscar

OFICINA DANIELLA MARIZ DE SOUSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE educação
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
DANIELLA MARIZ DE SOUSA
AVALIAÇÃO PARA OFICINA: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
TOLEDO
2017
Considerando o trabalho realizado na oficina e, com base no texto: RIBEIRO, M. L. S. Educação escolar e práxis. São Paulo: Iglu, 1991 (p. 37 até 55), responda as seguintes perguntas:
1 – Explique a relação entre Teoria e Prática?
R: Sánchez Vázquez explica, a prática é critério de verdade, a verdade só pode ser atingida na relação teórica com a prática. A teoria, portanto, torna-se necessária e indispensável à compreensão da realidade que se quer transformar. 
	O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Sendo assim, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica.
	É importante lembrar que um bom professor não se constitui apenas de teoria, embora ela tenha sua importância. Um professor vai se formando na relação teoria e prática, pois é a partir da ação e da reflexão que o professor se constrói enquanto indivíduo em pleno estado de mudança.
	Entender as diferentes concepções de aprendizagem não significa apenas ler o que diferentes teóricos e pensadores falaram ou escreveram sobre o ensino e a aprendizagem, significa também buscar melhor compreender a prática educativa vigente de forma que ao refletir sobre a mesma possamos discutir e agir para transformá-la. A aproximação entre teoria e prática nos mostra nova horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos.
	O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é adquirido com diálogo, troca de experiências e pesquisa científica. O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender as teorias subentendidas na sua própria prática e originar condições para que diante das teorias modifique seus pontos de vista, atitudes, posturas e atuação no exercício educacional.
	Compreender que o processo de ensino e aprendizagem, apesar da formação oferecida em sala de aula ser fundamental, só ela não é suficiente para preparar os alunos para o pleno exercício de sua profissão. Faz-se necessário a inserção na realidade do cotidiano escolar com a prática pedagógica. 
	Quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar. Assim sendo, as probabilidades de reflexão e crítica sobre as práticas pedagógicas surgem com maior coerência.
2 – Considerando as contribuições de RIBEIRO (1991), a educação escolar é uma forma especifica e práxis. Apresente os elementos centrais da autora para explicar essa afirmativa e, a partir disso e do seu trabalho como professor (a) indique como é possível realizar a práxis em sala de aula?
R: De acordo com o que a autora ilustra a produção, a criação artística e a revolução são formas específicas de atividades humanas práticas na qual esta contida a teoria. Deste modo, não há uma legítima prática. 
	A finalidade da educação é tornar possível um maior grau de conhecimento da realidade a qual atuamos teórica e praticamente. Portanto, o conhecimento é o instrumento de ação sobre a matéria-prima, em que, o aluno obtém o fruto da educação que é a consciência transformada do aluno.
	Assim sendo, não existe prática sem a teoria. Essa relação é cotidianamente utilizada no ambiente escolar. Quando se inicia um assunto, vemos que as teorias fundam o conhecimento primário, ao realizar uma prática, esse assunto é adaptado a cada forma de aprendizado do aluno, que capta esse ensino da melhor maneira.
	Determinadas disciplinas apresentam maiores graus de dificuldades para realizarmos atividades práticas, por esse motivo torna-se necessário um maior aprofundamento interdisciplinar no espaço escolar, para que o assunto seja mais abrangente.

Outros materiais