Buscar

Direito Constitucional

Prévia do material em texto

Direito Constitucional
1- Como se chama a forma de organização que pressupõe a existência de vários Estados em um mesmo território, todos unidos em razão da obediência a uma mesma Constituição Federal?
c- Federação
2- Como se chama o controle que permite que qualquer juiz ou tribunal brasileiro realize, no caso concreto, em qualquer processo judicial, a análise sobre a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo?
a. Controle repressivo difuso.
3- Das alternativas abaixo, qual não corresponde às características do poder constituinte originário?
d. Limitado pela matéria.
4- O Estado tem tradicionalmente três elementos fundamentais. Quais são esses elementos constitutivos do Estado?
b. Povo, território e soberania.
5- A atual Constituição da República Federativa do Brasil é considerada rígida em razão: 
a. Das suas alterações exigirem procedimento para alteração mais qualificada que das leis ordinárias.
6- A atual Constituição Federal brasileira (1988) apresenta uma classificação. Das alternativas a seguir, qual corresponde a essa classificação?
a. Escrita, promulgada, rígida, dogmática, formal e analítica.
7- A palavra “constituição” apresenta sentido múltiplo, isto é, uma variedade de significados.
Das alternativas a seguir, qual corresponde ao conceito formal de Constituição?
d. Conjunto de normas que se situam em um plano hierarquicamente superior às outras normas.
8- Assinale a alternativa que corresponde a uma das características do poder constituinte derivado.
c. Limitação.
9- Caso um tratado internacional sobre direitos humanos que estabeleça um direito fundamental seja aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, ele equivalerá a:
e. Emenda constitucional
10- Como se chama a parte da estrutura da Constituição que congrega todas as normas essenciais à organização e ao funcionamento do Estado brasileiro, como as relativas aos direitos fundamentais, à estrutura do Estado federal e às competências de cada ente político, à organização dos poderes e da Administração Pública, à repartição de rendas, aos princípios fundamentais da ordem econômica e da ordem social etc.?
d. Permanente ou dogmática.
11- Ferdinand Lassale, na célebre obra “O que é uma Constituição”, apresenta um conceito de Constituição. Qual é esse conceito?
d. Constituição em sentido sociológico.
12- Quais são os elementos constitutivos do Estado?
b. Território, população, poder e finalidade.
13- Qual é o conceito de direitos que permitem a existência da garantia de uma convivência digna, livre e igual de todas as pessoas e que devem ser estendidos a todos, por igual, não apenas formalmente reconhecidos, mas concreta e materialmente efetivados? Sendo também a limitação imposta pela soberania popular aos poderes constituídos do Estado que dela dependem.
b. Conceito de direitos fundamentais.
14- Referente aos elementos da Constituição, qual está relacionado com as normas definidoras dos direitos e das garantias fundamentais?
a. Elementos limitativos.
Unidade II
1- Como são chamadas as ações que podem ser definidas como um conjunto de políticas públicas e privadas, concebidas com vistas ao combate à discriminação racial, de gênero e de origem nacional?
c. Ações afirmativas.
2- Como são chamados os direitos fundamentais ou direitos humanos relacionados com os direitos civis e políticos, ou seja, os quatro fundamentais – vida, liberdade, segurança e propriedade?
d. Primeira geração.
3- Qual o direito, previsto na CF, que estipula que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação?
b. Direito à privacidade.
4- Qual é o remédio constitucional criado para assegurar o direito de conhecer informações relativas à pessoa do impetrante, existentes em registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público?
d. Habeas data.
5- A propriedade privada é, historicamente, causa fundamental de importantes conflitos sociais, econômicos, políticos e interpessoais. Por isso, o legislador constituinte se preocupou em estabelecer que a propriedade é um direito fundamental, porém tem limites que impedem seu exercício absoluto. Dessa forma, a propriedade ficará limitada a qual função?
c. Função social.
6- Ao acolher recurso ajuizado pela defesa de um réu, o STF reconheceu que as provas foram recolhidas do quarto do hotel que ele ocupava, sem sua autorização e sem mandado judicial. Um dos ministros do STF entendeu que os meios utilizados para consegui-las desrespeitaram uma cláusula constitucional.
A qual cláusula constitucional o ministro do STF estava se referindo?
b. Inviolabilidade domiciliar.
7- Baseado em qual Direito Constitucional o aborto é vedado na legislação brasileira penal? Também, é baseada nessa cláusula constitucional que o Direito Civil protege os direitos do nascituro desde a concepção.
c. Direito à vida.
8- Como são chamadas as ações que podem ser definidas como um conjunto de políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, concebidas com vistas ao combate à discriminação racial, de gênero e de origem nacional, bem como para corrigir os efeitos presentes da discriminação praticada no passado?
b. Ações afirmativas.
9- Como são denominados os direitos fundamentais ou humanos, que estão relacionados com os direitos sociais, econômicos e culturais?
e. Direitos de segunda geração.
10- Como é denominada a ação que tem por objeto tutelar a liberdade física de locomoção do indivíduo, expressa pelo seu direito de ir, vir e ficar, compreendida nesta também o direito de fixar resistência; sendo que essa é, atualmente, a única ação que pode se impetrada por qualquer pessoa, independentemente de advogado?
d. Habeas corpus.
11- Constituem direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal:
a. A educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a proteção à maternidade e à infância.
12- Marque a alternativa incorreta:
d. Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros perpetuamente.
13- O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 trata dos direitos e das garantias fundamentais, sendo que também traz em seus incisos disposições que tratam de questões processuais. Relativamente aos princípios de direito processual penal que são tratados no artigo 5º da Constituição Federal, analise as afirmativas a seguir: 
I. O juiz poderá aumentar a pena do réu condenado que tiver, durante o processo, se negado a fazer provas contra si mesmo ou se recusando, deliberadamente, auxiliar os peritos policiais a descobrirem provas contrárias ao réu.
II. A prova ilícita não é admissível, devendo ser descartada pelo juiz, salvo quando constitui a única fonte de prova, caso em que poderá ser considerada para efeito de condenação de um criminoso.
III. O Supremo Tribunal Federal já firmou posição no sentido de que os princípios do contraditório e da ampla defesa se aplicam a todos os procedimentos administrativos, inclusive no inquérito policial.
IV. O princípio do juiz natural é uma garantia constitucional que somente poderá ser excepcionada mediante decisão da maioria dos integrantes do tribunal ao qual estiver submetido o juiz.
d. Se nenhuma afirmativa estiver correta.
14- Quais são os direitos que foram construídos ao longo da história da humanidade e continuam sendo construídos, para que o direito se adapte a cada período e proteja os indivíduos nas suas necessidades próprias, em cada época?
c. Direitos fundamentais.
Unidade III
1- Como se chama a lei mais importante do município e que deverá ser votada em dois turnos pela Câmara?
b. Lei orgânica.
2- Como é denominado o conjunto integrado das ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
c. Seguridade Social.3- Em qual sistema de governo o Presidente da República é, ao mesmo tempo, chefe de Governo e chefe de Estado?
c. Presidencialista.
4- Qual é o órgão tem por responsabilidades zelar pelo meio ambiente, pela defesa do consumidor, pelo patrimônio histórico, artístico e cultural, pela proteção da criança e do adolescente, pela defesa do idoso e da mulher, entre outras atividades de fundamental importância.
d. Ministério Público.
5- A doutrina constitucionalista tem comentado muito sobre os direitos dos trabalhadores garantidos constitucionalmente. Dessa forma, apesar de não ser definido ou conceituado na Constituição Federal, o trabalho tem seu papel destacado em todo o sistema constitucional, sendo tratado como direito social básico da República Federativa do Brasil, como fundamento da ordem econômica ou base da ordem social.
Sobre tal direito, assinale a alternativa que está correta.
e. A proteção do mercado de trabalho da mulher não é autoaplicável.
6- A livre concorrência e a proteção do consumidor são dois importantes princípios de qual ordem constitucional?
a. Ordem econômica.
7- A quem compete a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais intransponíveis, e que, mesmo não sendo órgão do Poder Judiciário, é essencial para a realização da justiça?
b. Ministério Público.
8- Como se chama a unidade federal que possui um papel interno e um externo?
d. União.
9- De acordo com o disposto no artigo 58 da Constituição Federal, pergunta-se: o que pode ser instaurado pelo Congresso Nacional, ou, separadamente, pelas casas – Senado e Câmara – que o compõem
a. Comissões Parlamentares de Inquérito.
10- Entre as alternativas a seguir, qual não corresponde aos princípios da administração pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal?
c. Pessoalidade.
11- Qual é a função típica dos direitos fundamentais de segunda dimensão, em que o Estado intervém na sociedade, principalmente no setor econômico, para garantir aos mais carentes condições mínimas de bem-estar social?
c. Assistência social.
12- Qual é a medida excepcional de supressão temporária da autonomia de determinado ente federativo?
a. Intervenção.
13- Qual é o órgão colegiado, composto por membros da sociedade, magistrados e representantes do Ministério Público, cuja função precípua é o exercício do chamado controle externo da atuação administrativa e financeira e dos deveres funcionais dos membros do Poder Judiciário?
c. Conselho Nacional de Justiça.
14- Sobre a desapropriação, é correto afirmar:
b. Desapropriação é uma forma de aquisição de bens pelo Poder Público. É um instrumento de que se vale o Estado para retirar a propriedade de um particular e incorporá-la ao patrimônio público, indenizando previamente o ex-proprietário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes