Buscar

Aula Personalidade Carl Rogers

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

carl rogers
História de Carl Rogers
 Carl Rogers nasceu dia 08 de janeiro de 1902 nos EUA. Se interessou por agricultura e estudou no Liceu Wisconsin e um tempo depois se interessou por história.
 1922, viajou para China e participou do Congresso da Federação Mundial dos Estudantes Cristãos.
 1924 se formou em História, se mudou para Nova Iorque.
 1927, se ligou a obra de Freud e trabalhou no Instituto de Orientação da Criança.
1928 começou a trabalhar em Rochester, morou lá durante 12 anos.
História de Carl Rogers
1930 fez sua tese baseada na personalidade das crianças.
1938 criou um centro independente de psicopedagogia, o Rochester Centro de Orientação.
1940 foi professor efetivo de Psicologia na Universidade de Ohio e foi nomeado presidente da Associação Americana de Psicologia Aplicada.
1955 foi escolhido com a medalha de prata Nicholas Murray Butler da Universidade de Colúmbia.
1957 a 1964 voltou a lecionar e fundou com colegas do WBSI, o Centro para os Estudos da Pessoa.
 1987 foi nomeado para Nobel da Paz. Rogers morreu em La Jolla Califórnia – EUA, em 4 de fevereiro de 1987.
O campo da experiência
O campo de experiência pode ser único para cada indivíduo, ele pode ser chamado de “campo fenomenal”que possui tudo que se passa no organismo e permanece disponível à consciência a qualquer momento. É um mundo particular e pessoal, as vezes não corresponde à realidade objetiva.
Inicio do campo da experiência:Indivíduo vive no próprio mundo (fora da realidade).
O campo de experiência é demarcado por restrições psicológicas. Temos tendência a guiar nossa concentração para perigos imediatos, e também para experiências seguras ou agradáveis, ao invés de aceitar todos os estímulos que nos rodeiam.
Self
O que mais importa é como você se vê
Self
No campo de experiência está o Self. Não é uma essência estável, imutável, porém, observando num dado momento, parece ser estável. Pois congelamos uma secção da experiência a fim de observá-la. Rogers concluiu que a idéia do eu não representar uma acumulação de inumeráveis aprendizagens e condicionamentos efetuados na mesma direção....
O Self é uma gestalt organizada e consiste em processo constante de se formar e reformar à medida que as situações mudam. Rogers usa o termo gestalt para indicar ao contínuo processo de reconhecimento. Essa é a diferença, dar destaque na mudança e na flexibilidade, que fundamenta sua teoria e sua crença de que as pessoas são capazes de crescimento e mudança.
Self Ideal
Como eu gostaria de ser e como eu sou
Self Ideal
Conjunto de características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo. Assim como o Self, é uma estrutura móvel e variável, que passa por redefinição constante. A extensão da diferença entre o Self e o Self Ideal é um indicador de desconforto, insatisfação e dificuldades neuróticas. 
Aceitar-se como se é na realidade, e não como se quer ser, é um sinal de saúde mental. Aceitar-se não é resignar-se ou abdicar de si mesmo. É uma forma de estar mais perto da realidade e de seu estado atual. A imagem do Self Ideal, na medida em que se diferencia de modo claro do comportamento e dos valores reais de uma pessoa é um obstáculo ao crescimento pessoal.
Congruência e Incongruência
 Congruência
Dentre as condições necessárias e suficientes para a mudança terapêutica de personalidade observadas por Rogers, encontra-se o conceito de congruência, fundamental para que uma pessoa possa expressar seu verdadeiro self, expandindo seus potenciais num processo de auto atualização constante.
É definida como o grau de exatidão entre a comunicação, expressão e o que realmente ocorre conosco, relacionando-se, portanto, a uma tomada de consciência da experiência. Um alto grau da congruência significa que a comunicação, a experiência e a tomada de consciência são todas semelhantes. A congruência é bem descrita por um Zen-budista ao dizer: "Quando tenho fome, como; quando estou cansado, sento-me; quando estou com sono, durmo".
Incongruência
A incongruência ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta. É definida não só como incapacidade de perceber com precisão, mas também como incapacidade de comunicação precisa.
A maioria das psicoterapias trabalha sobre este sintoma de incongruência ajudando as pessoas a se tornarem mais conscientes de suas ações. A incongruência é visível em observações como, por exemplo, "não sou capaz de tomar decisões", "não sei o que quero", "nunca serei capaz de persistir em algo", A confusão aparece quando você não é capaz de escolher dentre os diferentes estímulos aos quais se acha exposto.
Tendência a Auto- Atualização
Tendência a Auto - Atualização
Na natureza há um aspecto básico que nos leva em uma direção de maior congruência e a um funcionamento realista. Este impulso é evidente em toda nossa vida humana: se expandir, se desenvolver, amadurecer, ser autonômo. 
Para Rogers cada um de nós possui um impulso inerente que nos leva a ser competente, e capazes quanto estamos aptos a ser biologicamente. Um exemplo: assim como a planta cresce desenvolve e torna-se saudável, uma semente possui o impulso de se tornar uma árvore e os humanos se tornarem auto-atualizada, uma pessoa completa. Para Rogers temos uma força motivadora, dominante, uma pessoa que funciona de modo livre e não presa a coisas passadas ou crenças.
Relacionamento Social
Relacionamento Social
Carl Rogers dava uma grande importância para o relacionamento entre as pessoas, pois ele acreditava que cada um podia se desenvolver e se “ver no outro”. 
Quando interagimos com o outro, nossa personalidade fica em evidência e mostramos nossas principais características, para Rogers os relacionamentos funcionavam melhor desta forma.
Na terapia quando todos interagem, trocam experiências do cotidiano, recebem o feedback dos outros e isso ajuda bastante. 
Relacionamento Social
 Tem pessoas que não gostam de interagir com outras:
 
 
 Isso não chamava atenção de Carl Rogers, pois para ele quando interagimos, nos relacionamos com outras pessoas, “funcionamos por inteiro”, para viver de bem com outras pessoas, em harmonia, ficamos bem com nós mesmos e com o ambiente que vivemos. 
O casamento
O casamento
O casamento é um relacionamento não usual. É de longo prazo, intenso, e possui a possibilidade de manutenção do crescimento e do desenvolvimento. Ele acredita que os melhores casamentos ocorrem com parceiros que são congruentes consigo mesmos, não se prendem a condições de valor e que são capazes de aceitar os outros. As conclusões de Rogers sobre qualquer relação íntima a longo prazo, tal como o casamento, são destacadas sobre quatro elementos : compromisso contínuo, expressão de sentimentos, não aceitação de papéis específicos e capacidade de compartilhar a vida íntima. 
1. Dedicação e compromisso.
2. Comunicação; expressão de sentimentos
3. Não aceitação de papéis
4. Tomar-se um Self separado
 
 
Emoções
Emoções
O indivíduo saudável tem consciência de suas emoções, mesmo que não sejam expressas. Um exemplo é ter ansiedade sem tomar conhecimento da causa. A ansiedade aparece quando uma experiência que ocorreu, se admitida na consciência, poderia ameaçar a autoimagem.
 A reação inconsciente a estas subcepções alerta o organismo para possíveis perigos e acarreta mudanças psicofisiológicas.. Uma pessoa pode agir com base nestas subcepções sem tomar consciência do por quê está agindo assim. 
Por exemplo, um homem pode sentir-se desconfortável ao ver homossexuais declarados. A informação que tem de si mesmo incluiria o desconforto, mas não mencionaria sua causa. Ele não poderia admitir seu próprio interesse, sua identidade sexual não resolvida, ou talvez as expectativas e medos que tem a respeito de sua própria sexualidade. Distorcendo suas percepções ele pode, em compensação,
reagir com hostilidade aberta a homossexuais, tratando-os como uma eterna ameaça ao invés de admitir seu conflito interno.
Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)
Abordagem Centrada na Pessoa
 O pensamento de Carl Rogers sofreu uma evolução ao longo de sua carreira profissional, de tal maneira que a própria denominação de sua proposta teórica também foi se modificando. 
 Em 1940 nasce sua nova proposta teórica de psicoterapia,ele a nomeia de Psicoterapia Não-Diretiva ou Aconselhamento Não-Diretivo.
 Depois passa a chamar de Terapia Centrada no Cliente, Ensino Centrado no Aluno, Liderança Centrada no Grupo e, por último, Abordagem Centrada na Pessoa, que para ele foi denominação mais adequada a sua teoria.
 A abordagem centrada na pessoa (ACP) rejeita às ideias dos outros psicólogos, que se concentrou na perspectiva que todo sujeito possuía uma neurose básica. Rogers defendeu a ideia de que o núcleo básico da personalidade humana era a tendência à saúde e ao crescimento.
Abordagem Centrada na Pessoa
 Há três conceitos básicos que devem acontecer para que o relacionamento entre terapeuta e cliente ocorra: consideração positiva, incondicional e congruência.
Fase não-diretiva A Psicoterapia Não-Diretiva parte de conceitos que têm como base o impulso individual para o crescimento e para a saúde.
Fase reflexiva É a fase da terapia centrada no cliente, a função do terapeuta é promover desenvolvimento, onde cliente é o foco.
Fase experiencial Nessa fase, o objetivo da psicoterapia é ajudar o cliente a usar plenamente sua experiência no sentido de promover uma maior congruência do self e do desenvolvimento relacional.
Abordagem Centrada na Pessoa
Fase coletiva ou inter-humana Moreira propõe a inclusão dessa quarta fase, às anteriormente propostas por Hart & Tomlinson, Wood e Cury, observando que nos últimos 15 anos de sua vida Rogers voltou seu interesse para questões mais amplas, concernentes às atividades de grupo e à relação humana coletiva, abandonando definitivamente a atividade de terapia individual no consultório e assumindo em seu trabalho a definição de abordagem, em vez de psicoterapia
Quinta fase pós-rogeriana ou neorrogeriana Nos últimos 20 anos, desde a morte de Carl Rogers em 1987, a Abordagem Centrada na Pessoa tem se desenvolvido através uma grande diversidade de vertentes, em distintos lugares do mundo.
FIM...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais