Buscar

relatorio de estagio

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
JESSICA PEREIRA SOARES
estágio curricular obrigatório i – eDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
MONTES CLAROS - MG
2017
JESSICA PEREIRA SOARES
estágio curricular obrigatório i – eDUCAÇÃO INFANTIL
	RELATÓRIO FINAL	
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º semestre.
Tutor eletrônico: Steven Buenos Carneiro
Tutor de sala: Maria Janete Pereira Crisostomo
. 
MONTES CLAROS – MG
2017
Sumário 
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO..........5
2.1 Aspectos Organizativos Do Estágio...............................................................5
2.2 Importancia do Estágio Para Formação Profissional.....................................5
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO.............................................6
3.1 Caracterização do Campo de Estagio...........................................................6
3.2 A Rotina de Observada..................................................................................6
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO.......................................................................8
4.1 Introdução......................................................................................................8
4.2 Dados Gerais do Projeto................................................................................8
4.3 Referencial teórico.........................................................................................9
4.4 Plano de Aula da Intervenção......................................................................10
5. Consideração finais.....................................................................................15
6. MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................15
Referencias.......................................................................................................16
�
INTRODUÇÃO 
O estágio de observação e caracterização no ano 2017 foi realizado na instituição de educação infantil CEMEI CASINHA FELIZ, situado na avenida montes/distrito de alvação, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confronta -los com a prática pedagógica.
Este relatório, tem como objetivo atender criança de 0 a 6 anos de idade, visando melhorias para essas criança, incluindo a participação dela na educação infantil, auxiliando no seu desenvolvimento, incentivando-as ao bom convívio na escola e na familia,considerando que toda criança tem capacidade de aprender e interagir ao meio social em que vivem, orientando da melhor forma possível para colaborar com o crescimento social e a satisfação social delas, com escopo de presevar os direitos de todos que tenham suas necessidades atendida independente de qualquer coisa.
2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
 2.1 Aspectos Organizativos Do Estágio
 O estágio será realizado na Educação Infantil com a carga horária de 100 horas (cem horas) distribuídas da seguinte forma: 52 horas totais em atividades realizadas na Instituição de Educação Infantil; 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção. Este relatório de estágio sobre a Educação Infantil nos permite ter uma visão mais ampla sobre o que de fato é a Educação Infantil.
A importância desse estágio na formação do professor contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados.
2.2 Importancia do Estágio Para Formação Profissional 
O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes. 
 Estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar.
Sabemos que esta deficiência na formação de professores é uma herança histórica, porém temos consciência que nos dias atuais para suprir este necessidade, temos que ter consciência profissional e nos aperfeiçoar e levar em considerações todas as atividades desenvolvidas, em especial os estágios, pois eles nos coloca em contato com a realidade que vivemos e escolhemos participar como educadores, ou seja, todos educador teve ter consciência, autonomia e principalmente bom senso para entender a necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 Caracterização do Campo de Estagio
A instituição de educação infantil, CEMEI CASINHA FELIZ, foi fundada em 1987 pelo então prefeito José domingos da costa, com construção da sede própria em terreno da comunidade situada. 
A instituição foi construída numa área de 156 m2, contendo duas salas de aulas, um salão para brincar, uma sala de arquivo, uma sala de armazenamento de alimentos e alguns objetos de valor, um refeitório, cantina, três banheiros e um espaços externo não utilizado por falta de estrutura. 
A instituição conta com uma equipe de nove profissionais para desenvolvimento das atividade pedagógicas e administrativas. Os profissionais são atribuído da seguintes forma: 4 (quatro) professores, 2 (duas) monitoras, 3 (três) pessoas para serviços gerais. 
A instituição atende um público alvo de 50 (cinquenta) crianças, distribuídas em 3 turmas, sendo o maternal em tempo integral com 20 (vinte) crianças matriculadas, porém frequentes de 12 (doze) a 18 (dezoito), crianças com idades entre 0 (zero) e 3 (três) anos; uma turma de segundo período com idades entre 5 (cinco) e 6 (seis) anos; uma turma de primeiro período, no turno vespertino, tendo 10 (dez) alunos matriculados e frequentes, com idade de 4(quatro) anos. Todos professores são habilitadas com o normal superior. A administração está subordinada à secretaria municipal de educação de coração de jesus.
3.2 A Rotina de Observada 
A instituição tem como horário de funcionamento de 7: 00 as 17: 00 sendo;
7:00 (sete horas) - chegada das crianças do maternal e do segundo período.
8:00 (oito horas) -lanche coletivo
9:00(nove)-cálcio das criança do maternal 
10:20(dez e vinte minutos) -horário livre
10:40 (dez e quarenta minutos) -almoço 
11:00(onze horas) -horário de descanso das criança no maternal 
11:20 (onze horas e vinte minutos) -saída do segundo 
12:00(doze horas) - início do turno vespertino
 A instituição segue uma alimentação elaborada pelo nutricionista e faz algumas adaptações quando necessário.
 A instituição tem suas atividade e tarefa baseadas no projeto político pedagógico (ppp) e grande curricular, contam com livros de atas registradas em suas reuniões, livros de ponto e fichas bimestrais que são apresentadas na secretaria de educação.
 A instituição usufrui de alguns materiais didáticos e pedagógicos, citados respectivamente abaixo;
Quadro 
Giz 
Apagador 
Lápis 
Folhas 
Cartazes
Pinceis
TintasLivros infantis
Aparelho de Dvd 
Televisão
Retroprojetor
Computador
Aparelho som
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
 Seguindo a sequência do planejamento do cemei casinha feliz, com tema roda de conversa, dispersado interesse com história. Conteúdo e bastante dinâmico e pode trabalhar com muita criatividade ainda buscando mais a curiosidade dos alunos.
4.1 Introdução
 Este projeto deve ser aplicado 6 aulas de 4 horas cada, totalizado 24 horas, as aulas estão divididas em 6 plano de aula, para a criação de história, criado brincadeira divertida, muitas dinâmicas e aprendizado.
4.2 Dados Gerais do Projeto
- identificação da instituição:
Cemei casinha feliz
Carga horaria:
24 horas
Acadêmico(a) responsável em aplicar o projeto:
Jessica pereira soares
-Tematica
Roda conversa
Objetivo geral
Este tema tem como conversa com criança, como estimular cuida meio ambiente, cuidar da alimentação, aprende as artes.
-Metodologia: 
Este projeto deve ser aplicado em 6 aulas com 4 horas cada, assim 24 horas, a estão divididas em 6 aulas, referentes roda da conversa, essa etapas dividido várias atividade ensinamento.
-Recurso:
Giz de cera;
 papel pardo;
tinta guaches;
pincel;
Cartaz;
pasta dente;
anilina;
copo plástico.
-Avaliação:
Avaliamos a participação, a colaboração e a organização da turma durante o desenvolvimento das atividades proposta bem como atendimento dos conteúdos.
4.3 Referencial teórico
 Nesse processo de ensino-aprendizagem os recurso a serem utilizado são muitos, porem se o professor não souber como utiza-los adequadamente pouco adiantar, e importante ressaltar a importância da busca dos curso de formação, os estudos na instituição e a partilha de conhecimento, assim como a troca de experiência, pois o professor deve ter conhecimento do conteúdo que irá trabalha em sala de aula, domínio mesmo.
As atividade devem ser proposta para as criança de um forma significativa e dinâmica para que eles consigam assimilar o conteúdo novo, e avançado em seu processo de aprendizagem. Porque como diz FREIRE (199, p.9). “São as intervenção que sedimentam o aprendizado de perguntar, questionar, que provoca no aluno o pensar-alicerce da aprendizagem significativa e construção do novo’’.
 4.4 Plano de Aula da Intervenção 
PLANO DE AULA 1
-CONTEÚDO:
Roda da conversa (grafismo; equilíbrio e concentração)
-OBJETIVOS: 
Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas;
Desenvolver o cuidado com a alimentação;
Conhecer a importância da preservação e cuidado com o seu meio ambiente.
-METODOLOGIA:
Apresentação de como segurar os lápis da forma correta.
Informação sobre o manuseio correto do lápis e pinceis.
Exemplos de como desenhar e pintar. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS 
Cartaz dos círculos;
Giz de cera, papel pardo, tinta guaches, pincel.
-PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Os alunos reconheceram a figura geométrica círculo, e as cores que eles pitaram, desenvolvendo assim concentração;
TEMPO DE DURAÇÃO :4 horas 
PLANO DE AULA 2 
- CONTEÚDO; roda da conversa (equilíbrio e concentração; alimentação). 
-OBJETIVOS; 
Desenvolver a coordenação motora e o cuidado com a alimentação.
-TEMPO DE DURAÇÃO: 04 horas
-METODOLOGIA
Apresentação sobre a importância da nossa alimentação;
Informação de como cuidar da alimentação;
Informação sobre os alimentos;
Ajudar o agricultor a plantar a sementes;
RECURSOS DA METODOLÓGICOS
Matérias:
Pincel, tintas, lixas de paredes.
-PROPOSTA DE AVALIAÇÃO 
Os alunos refletiram sobre sua alimentação e os cuidados que devem ter como ela.
PLANO DE AULA 3 
-CONTEÚDO: roda da conversa (linguagem oral/ linguagem corporal/ linguagem matemática.
-OBJETIVOS: 
Desenvolver e ampliar a oralidade;
Explorar a atenção.
-TEMPO DE DURAÇÃO: 04 horas 
-METODOLOGIA
Conversa sobre brincadeiras;
Pesquisa sobre quais brincadeiras eles mais gostavam;
Apresentação de brincadeiras novas.
-RECURSOS METODOLÓGICOS:
Matérias:
Cada macaco no seu galho;
Giz .
-PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Os alunos foram capazes de desenvolver sua oralidade, interagindo com os colegas, além da atenção que tiveram para realizem a brincadeira.
 PLANO DE AULA 4
-CONTEÚDO: Roda da conversa( pintura, incentivar e desenvolver o habito de desenho).
-OBJETIVOS:
Explorar a criatividade usando materiais de higiênico para fazer arte. Desenvolver a habilidade de descriminar, cor, forma, dimensão e harmonia.
-TEMPO DE DURAÇÃO: 04 horas
-METODOLOGIA:
Apresentação das cores;
Explicação de como transformar as cores;
Experiência com pasta de dente;
Experiência com as cores obtidas. 
-RECURSOS METODOLÓGICOS:
Matérias:
Arte;
Folha A4, pasta dente, anilina, copo plástico. 
-PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliamos a participação, a colaboração e a organização da turma durante o desenvolvimento das atividades proposta bem como atendimento dos conteúdos.
PLANO DE AULA 5
-CONTEÚDO: Roda da conversa (meio ambiente).
-OBJETIVOS:
Despertar a formação de valores e atitudes com meio viver; compreender a importância de preservar o meu ambiente; 
Estimular o cuidado com natureza.
-TEMPO DE DURAÇÃO: 04 horas.
-METOLOGIA:
Apresentação de informações sobre o meio ambiente;
Questionamento sobre o meio ambiente em que vivemos;
Questionamento de como podemos melhorar nosso meio ambiente;
Apresentação de história;
Questionamento sobre como eles desejavam para o meio ambiente;
Construção do mundo de papelão para representação. 
Matérias:
¨No fim do mundo muda fim ¨.
-TEMPO DE DURAÇÃO: 04 horas .
-PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Compreenderam a importância de cuida do meio ambiente em que vivem respeitando meu ambiente.
PLANO DE AULA 6
-CONTEÚDO: Espaço e tempo da criança-identidade.
-OBJETIVOS:
Desenvolver socialização;
Fazer com criança entenda que tem uma origem, e uma identidade cultural ajudando também a escrita do seu nome.
-TEMPO DE DURAÇÃO: 04 horas.
-METODOLOGIA:
Apresentação da Carteira de Identidade;
Explicação sobre sua importância e serventia;
Exemplos sobre outros tipos de identidade.
-RECURSOS METODOLÓGICOS:
Matérias:
Folha A4, lápis de cor, giz de cera;
Confecção de um crachá com o seu nome e seu desenho.
 
-PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Os alunos foram capazes de compreender que cada um tem sua identidade que cada um tem sua identidade. E sua própria cultura, levando a desenvolver um respeito pelo outro em sua diferença e semelhança. 
5. Consideração finais:
A realização do estágio permitiu o contato com a realidade escolar, possibilitado, conhecer a rotina diária da instituição, o envolvimento da direção, professores e coordenação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
Durante todo o estágio tive total auxilio da supervisora de campo e professora regente, a partir desse momento de realização do estágio pude compreender melhor a relação do professor-aluno. O tema proposto foi muito bem recebido pelas crianças que tiveram um desenvolvimento significativo no conteúdo exposto.
Sendo assim possí	vel relacionar os conhecimentos adquiridos no decorrer do estágio, a mesma e fundamental para que como futuros pedagogos estejamos comprometidos com a educação e sermos capazes de promover mudanças no ambiente escolar, e também melhorias no ensino de nossas crianças.
6. MOSTRA DE ESTÁGIO
No decorrer do Estágio mantive uma postura crítica, ética e profissional sempre procurando opina de forma construtiva , mas respeitando sempre a ideológia da escola.
 O estágio é de suma importância opara o conhecimento e o desemvolvimento de toda teoria adquirida na caminhada da pedagogia.
Ao fina desta concretizada, foi notório o meu crescimento profissional e o meu conhecimento pedagógico a realização deste estagio me oportunizou experiêcias em relação ao trabalho e atuação do professor da EducaçãoInfantil.
Ao realizar as visistas e observações pude estar em contato com a realidade da escola, sua história, a clientela atendida por essa escola, seu quadro de funcionários, tudo isso contribuiu em muito meu aperfeiçoamento na prática pedagógica e na execução e elaboração desse relatório.
A realização deste estágio enriqueceu-me de novos conhecimentos, ricas experiências e a pratica aliada a teoria.
Pude perceber o quanto amo e quero ensinar e o quanto preciso me envolver com tal profissão para que tal amor não morra no meio das decepções, mas que se firme e aumenta a casa desafio e cada dificuldade no decorrer de um futuro esplendido que me espera neste mundo tão complexo e relevante.
Referencias:
Projeto político pedagógicos da instituição
DAHER, MARILIA DE DIRCEU CAACHAPUZ et e al . estagio curricular supervisionado edição, 1801 universidade de uberaba-2010 
RCNEI VOL. 01,02 e 03

Outros materiais