Buscar

rede ethernet

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SENAI PICTURES APRESENTA:
¬_¬
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
 * REDE ETHERNET *
EQUIPE:
 Fco. Xavier Bruno 
 Fco. Wagner (Fake) 
*
*
*
Informações Básicas sobre a Ethernet 
Criada por Bob Metcalfe e David Boggs, do Xerox Corporation's Palo Alto Research Center (mais conhecido como PARC). 
A Ethernet é uma tecnologia de rede local.
Padrões de comunicação em cabos, ligando periféricos. 
*
*
*
Protocolos de Comunicação
Protocolo se refere a um conjunto de regras que regem as comunicações. É a linguagem dos computadores. 
Terminologia da Ethernet:
Meio - Se conectam a um meio comum que fornece um caminho para os sinais eletrônicos. Historicamente, esse meio é um cabo coaxial de cobre, mas hoje se utiliza cabeamento de par trançado ou fibra ótica. 
Segmentos - um único meio compartilhado. 
Nó - dispositivo que se conecta ao segmento. 
Frame - Mensagens curtas de blocos de informação de tamanho variável. 
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
As Limitações da Ethernet 
 Colisão 
Diâmetro da Rede 
*
*
*
O que fazer ???
*
*
*
Repetidores
Equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico. 
*
*
*
Switch (ou Pontes)
 Dispositivo que permite orientar e organizar o fluxo de dados, melhorando a performance da rede. Ele “aprende” como é o fluxo de dados e separa os pacotes de informações destinados a cada rede.
*
*
*
Roteadores
 Equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais " inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador. 
*
*
*
Ethernet comutada 
Redes comutadas substituem a mídia compartilhada utilizada pela Ethernet antiga por um segmento dedicado para cada estação. Esses segmentos se conectam a um switch, que funciona de maneira parecida com uma ponte Ethernet, mas pode conectar mais segmentos de estações únicas. Alguns switches podem suportar centenas de segmentos dedicados. Como os únicos dispositivos nos segmentos são o switch e a estação final, os switches recebem todas as transmissões antes delas chegarem ao nó seguinte. O switch então encaminha o frame para o segmento apropriado, do mesmo jeito que uma ponte o faria. Como cada segmento contém um único nó, o frame só alcança o destinatário desejado. Esse procedimento permite múltiplas conversações numa rede comutada.
*
*
*
Ethernet Full-Duplex
 A Ethernet comutada gerou outro avanço: a Ethernet full-duplex. Full-duplex é uma expressão de comunicação de dados que se refere à capacidade de enviar e receber dados ao mesmo tempo. A Ethernet antiga é half-duplex, ou seja, a informação só pode se mover em uma direção por vez. Numa rede totalmente comutada, os nós só se comunicam com o switch e não diretamente com outro nó. As redes comutadas podem utilizar cabeamento de par trançado ou fibra ótica. Ambos utilizam condutores independentes para enviar e receber dados. Nesse tipo de ambiente, as estações Ethernet podem esquecer o processo de detecção de colisão e transmitir à vontade, já que elas são os únicos dispositivos que podem acessar o meio. Isso permite que as estações finais transmitam para o switch ao mesmo tempo em que o switch transmite para elas. Assim, o ambiente se torna livre de colisões. 
*
*
*
Aplicações da Ethernet na Industria
Através da rede Ethernet, PC’s podem supervisionar/alterar os programas de CLP ligados a Intranet,para isto basta possuir o endereço IP do módulo conversor em que o CLP está conectado e configurar a comunicação do programador do CLP para uma conexão TCP/IP.
*
*
*
Comunicação pela Internet
 Através da rede mundial de computadores,se o conversor estiver conectado a um servidor que disponibilize um endereço IP fixo na internet,de qualquer parte do mundo será possível comunicar-se com uma máquina ligada a este conversor a ao processo.
*
*
*
Fim.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais