Buscar

Caco concreto de pratica penal

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO – RIO DE JANEIRO. (10L)
TÍCIO, nacionalidade, estado civil, auxiliar administrativo, portador da CTPS nº, portador da carteira de identidade nº, inscrito no CPF sob o nº, cadastrado no PIS sob o nº, filho de (nome da mãe), nascido em (data de nascimento), residente e domiciliado no município de São Gonçalo, na (endereço completo com CEP), vem por seu advogado (nome do advogado), inscrito na OAB sob o nº, com endereço profissional (endereço completo com CEP), onde a partir de então recebe intimação e notificação, propor
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
pelo procedimento sumaríssimo, em face de ALFA LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº, com sede na (endereço completo com CEP), pelos fatos e fundamentos adiante expostos:
DAS COMISSÕES DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA
Deixou a Reclamante de submeter sua lide à Comissão de Conciliação Prévia visto que em decisão liminar das ADIns 2139 e 2160 suspendeu a obrigatoriedade da mesma.
DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
Declara o reclamante não ter condições de custear as despesas processuais sem prejuízo do seu próprio sustento e de sua família.
DOS FATOS
O Reclamante foi admitido pela Reclamada em 04/01/2016 para exercer a função de auxiliar administrativo, recebendo mensalmente a quantia de R$2.000,00 (dois mil reais), sendo demitido de forma imotivada no dia 26/01/2017.
Laborava o Reclamante de segunda a sexta das 08:00 as 17:00 h, sempre com uma hora de intervalo intrajornada.
Ocorre que, apesar de ter sido dispensado imotivadamente em 26/01/2017, até a presente data não recebeu suas verbas rescisórias.
Cumpre esclarecer que não houve aviso prévio de sua demissão, e ainda que durante o pacto laboral o Reclamante não gozou férias, bem como não teve o FGTS depositado durante o mesmo período.
DOS FUNDAMENTOS
  - Das verbas rescisórias:
O reclamante foi demitido sem receber as verbas rescisórias tais como: saldo de salário, aviso prévio, 13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas do terço constitucional, FGTS e multa de 40%, o que se requer desde já.
Sendo assim faz jus o reclamante a receber tais verbas.
- Do aviso prévio indenizado:
Os contratos por tempo indeterminado necessitam da comunicação antecipada à parte inocente para evitar a surpresa da ruptura abrupta, em cumprimento ao preceito do art. 7º, XXI da CRFB.
E, ante a Lei nº 12.506/2011, que instituiu o aviso prévio proporcional, faz jus o reclamante ao aviso prévio equivalente a 33 dias.
Cabendo ressaltar que o aviso prévio deverá integrar o tempo de serviço do reclamante para todos os efeitos legais, de acordo com o art. 487, §1º da CLT, devendo incidir sob as férias proporcionais, do 13º salário proporcional e a parcela do FGTS.
- Do saldo de salário não pago:
Faz jus o reclamante receber os 26 dias trabalhados no mês de janeiro de 2017, devendo a reclamada proceder com o pagamento na audiência inaugural, sob pena de pagamento do valor acrescido de multa de 50%, conforme o art. 467 da CLT.
- Da gratificação natalina:
Trata-se daquela correspondente a 1/12 da remuneração devida em dezembro por mês de serviço ou fração de 15 dias trabalhados a ser paga até o dia 20 de dezembro, de acordo com o art. 7º, VIII da CRFB.
Sendo assim, faz jus o reclamante à gratificação natalina proporcional de 2017, na proporção de 2/12, devido a projeção do aviso prévio.
- Das férias:
O descanso anual remunerado é consagrado em todas as legislações por razões médicas, familiares e sociais, prevista na CRFB no seu art. 7º, XVII e na CLT em seu art. 129.
Ocorre que ao longo de todo seu pacto laboral o reclamante não gozou de férias. Sendo assim faz jus do pagamento de 2016/2017 de forma simples acrescida do terço constitucional e ainda a receber as férias proporcionais de 2017/2018, na proporção de 2/12, ante a projeção do aviso prévio, devidamente acrescida do terço constitucional.
- Do FGTS e multa de 40%:
Aduz desde já o reclamante que a reclamada ao longo de todo o pacto laboral deixou de depositar o FGTS, bem como deixou de quitar a multa de 40% estabelecida no art. 18, §1º da Lei nº 8.036/90, o que desde já se requer.
- Do decimo terceiro salario
Compete ao empregador pagamento do 13º salario integral mais acréscimo de 1/12 avos.
- Dano moral
Do ato ilícito praticado pelo empregador, caracterizando dano moral por sua negligencia e imprudência, causando dano a outrem, tem obrigação de repara-lo. Artigos 186 e 927 do Código Civil.
DO PEDIDO
Em exposto requer:
Pagamento sucumbenciais a reclamada;
Pagamento saldo salario e sua correção ate a presente data;
Pagamento do aviso prévio indenizado, sendo corrigido ate os dias atuais;
Pagamento das férias em atraso e férias proporcionais, devidamente corrigidas após sua dispensa ate dias atuais;
Pagamento 13º salario e sua devida correção ate presente data;
Pagamento da multa rescisória, assim como documentos necessários para liberação de seu FGTS e seguro desemprego;
Pagamento do dano moral causado pelo empregador;
Pagamento multa pelo atraso de pagamento as verbas rescisórias, não respeitando os devidos prazos;
Pagamento dos honorários advocatícios no patamar de 20% sobre a condenação;
DAS PROVAS
Indica como provas a serem produzidas as de caráter documental, testemunhal e depoimento pessoal do representante legal da Reclamada, sob pena de confissão, na amplitude do artigo 369 do Código de Processo Civil.
DO VALOR DA CAUSA: 
Dá-se à presente o valor de R$30.000,00
Nestes termos, 
Pede deferimento,
Rio de janeiro, 28 de Junho de 2013
Agatha Moura
OAB/RJ

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes