Buscar

AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA DE SOCIOLOGIA 3º BIMESTRE PROFª Lúcia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DIVERSIFICADA DE SOCIOLOGIA 3º BIMESTRE PROFª Lúcia
 Aluno(a)_____________________________________________Tuema_________ 
Alguns Direitos Civis são:- Direito a igualdade perante a lei; o direito a um julgamento justo; o direito de ir e vir; o direito à liberdade de opinião.
Escolha um dos Direitos Civis acima para um breve comentário.
A convivência exigiu, desde o princípio, o conhecimento e a prática do sentido da liberdade. O homem nasce livre, mas pode ter este direito ferido enquanto vive em sociedade. A liberdade, assim, no sentido da vida política, é uma conquista enquanto exige do homem um esforço contínuo de luta contra todas as forças internas e externas que comprometem à realização de sua plenitude. E enquanto ser político, a expressão máxima do exercício da liberdade humana se dá a partir de princípios democráticos.
Como você define LIBERDADE, após a leitura acima?
Todos lutam por liberdade,mas esse conceituo mudo se formos olhar de uma forma política,já que para viver em liberdade precisamos conviver com regras que poem em risco esse direito. 
A Democracia plena torna todo indivíduo consciente de seus direitos e, por assim ser, de sua cidadania. É neste sentido que o Brasil caminha, um país com sede de justiça social e respeito à dignidade e aos direitos humanos. 
Qual é relação da Democracia com a cidadania?
Ambas vizam a boa convivência entre os indivíduos,de acordo com atitudes e opiniões que beneficiem ambos os lados
Os direitos políticos referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade, ou seja, à participação no poder. Entre eles estão a possibilidade de fazer manifestações políticas, organizar partidos, votar e ser votado. O exercício desse tipo de direito confere legitimidade à organização política da sociedade. Afinal, ele relaciona o compromisso de pessoas e grupos com o funcionamento e os destinos da vida coletiva. 
4) Como você define os direitos políticos?
R: o direito político é aquele que da a chance do cidadão participar do poder e das decisões políticas,embora isso geralmente não aconteça em nossa política,já que os cidadões se omitem e muitos nem conhecem seus direitos.
Só existe a plena participação na vida pública, dentro dos limites da democracia representativa, se houver igualdade de condições para a participação política, tanto dos eleitores quanto dos candidatos aos cargos públicos;transparência nas decisões dos representantes;uso do cargo público para atender a necessidades realmente públicas e não ao privilégio de poucos;mecanismos de consulta popular instaurados e efetivamente utilizados para a tomada de decisões.
Qual é a condição para a plena participação na vida pública, dentro dos limites da democracia representativa?

Outros materiais