Buscar

prova AV1 PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.A Psicologia é uma disciplina, um campo de pesquisa que se interessa pelo que o ser humano sente, pensa, quer, gosta, faz, como faz, e porque faz. Desta forma, pode-se afirmar que a Psicologia surgiu através dos:  (Ref.: 201403171101)	
Psicanalistas
(Filósofos Gregos) certo
Cientistas
Behavioristas
Humanistas
2.A palavra ¿Psicologia¿, deriva da junção de duas palavras gregas psiché e logos, significa ¿estudo da alma ou da mente¿. Hoje, a Psicologia é definida como a ciência que se concentra: Assinale a alternativa correta: (Ref.: 201403171110)	
(No comportamento e nos processos mentais)certo
No comportamento dos animais e no comportamento humano
Apenas no comportamento humano
No comportamento dos animais e nos processos mentais
No comportamento humano e nos processos mentais
3.O processo dinâmico do mundo é constante e ao longo do tempo o homem busca através da ciência responder questões que favoreçam o seu desenvolvimento. De acordo com Schein (1982), a Psicologia organizacional pode ser reconhecida como um campo de atuação interdisciplinar que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem-estar do indivíduo. Considerando o texto, eleja a Única opção certa em relação à concepção do autor sobre Organizações: (Ref.:201402710688)	
São sistemas culturais simples
São ecossistemas complexos
São sistemas sociais simples
São ecossistemas simples
(São sistemas sociais complexos)certo
Os trabalhos em equipe tornaram-se vitais para o sucesso das organizações contemporâneas. É nessa equipe onde potencializamos nossas competências e estimulamos a melhoria contínua dos outros profissionais. Segundo Muchinsky (2004), existem três tipos de equipes. Assinale a opção que corresponda a esses tipos.  (Ref.: 201403177943)	
Alto nível, médio nível, baixo nível.
Apoio, atividade-fim, atividade-meio.
(Solução de problemas, criação, tática)certo
Júnior, plena, sênior.
Estratégica, operacional, interface.
5.Ele propõe em sua teoria os traços de Introversão X Extroversão, admitindo que um deles seja o dominante. A alternância desses dois aspectos depende do estado emocional e do meio no qual a pessoa está inserida. Os traços são definidos como padrões habituais de conduta. O pensamento anterior refere-se a que estudioso:  (Ref.: 201403029446)	
(Jung)certo
Catell
Carl Rogers
Freud
Allport
6.Carl Rogers foi um grande crítico de instituições de ensino, admitindo que estas formam comportamentos nos indivíduos pela via do condicionamento, que não são genuínos. Ele influenciou métodos de ensino, psicoterapias e empresas nos treinamentos e na administração de pessoas. Sobre os três pilares de sua Teoria Humanista, considere as afirmativas abaixo:
I - A consideração positiva incondicional (amor pelas pessoas, independente de como são).
II - A empatia (conseguir se colocar no lugar do outro).
III - A congruência (relacionada à figura do terapeuta, que deve possuir o perfil empático e de amor incondicional, de modo a lidar com os pacientes com naturalidade).
Observando as afirmativas é correto o que se afirma em:  (Ref.: 201403029460)	
(as alternativas I, II e III estão corretas)certo
as alternativas II e III estão corretas.
apenas a alternativa III está correta
apenas a alternativa II está correta.
as alternativas I e II estão corretas
7.Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Quando nos referimos a Santos Dumont podemos dizer que representa um bom exemplo de:
 (Ref.: 201403081431)	
(Inteligência mecânica.)certo
Inteligência interpessoal.
Inteligência musical.
Inteligência limitada.
Inteligência corporal.
8.Segundo Mayer & Salovey, (1997, p. 15), a Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. Neste caso, podemos dizer que: Assinale a Única alternativa correta que atenda ao que se pede:
 (Ref.: 201403074451)	
O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente na vida pessoal e não pode ser considerada como um instrumento específico e motivacional na Organização
(O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento, não só no trabalho, mas também em casa, nos relacionamentos com os amigos, familiares. Uma ferramenta que permite as pessoas terem uma vida mais saudável)certo
O desenvolvimento da inteligência emocional só possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e não nos relacionamentos com os amigos, familiares. É uma ferramenta que só permite aos profissionais terem uma vida mais sucesso.
O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente no trabalho, já que é considerada como um instrumento específico motivacional na Organização
O desenvolvimento da inteligência emocional não possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e muito menos em casa, que dirá nos relacionamentos com os amigos, familiares; pois não é uma ferramenta.
9. Alice esta se candidatando a uma vaga de secretária em uma empresa multinacional, ao comparecer a seleção de candidatos, foi conduzida a uma sala, onde já se encontravam outras candidatas, imediatamente, o instrutor solicitou que as candidatas elaborassem uma carta dirigida ao presidente da empresa, explicando os motivos pelos quais estavam se candidatando a função de secretária. A partir do texto acima, assinale a única opção correto em relação as habilidades testadas as candidatas a vaga de secretária  (Ref.: 201402697569)
(Habilidade de relacionamento interpessoal)certo
Habilidade de extroversão
Habilidade de utilização correta da linguagem escrita;
Habilidade de trabalhar em grupo;
Habilidade de introversão.
10. O administrador de uma empresa de ônibus, encarregado de realizar um processo seletivo para contratação de novos motoristas, optou pela realização de um teste de direção com os candidatos, visando avaliar a habilidade dos mesmos em conduzir o veículo. Este instrumento de seleção de pessoal denomina-se:  (Ref.: 201402507264)	
entrevista estruturada
entrevista não estruturada
teste escrito
(teste de simulação de desempenho)certo
dinâmica de grupo

Outros materiais