Buscar

ESTUDO DE CASO RESPOSTA DANIELA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para resolvermos o problema apresentado, primeiro é necessário pensarmos nos conceitos de interação social e zona de desenvolvimento proximal segundo Vygotsky e como essas teorias podem auxiliar nesse processo prático. Segundo devemos lembrar que nenhum aluno é igual ao outro, nem que o nível de um é exatamente como o do colega do lado, e que cada criança possui seu próprio ritmo individual de aprendizado.
Conforme Vygostsky o desenvolvimento do indivíduo se dá pela interação com o outro e com o mundo que o cercam. Assim é preciso conhecer o que os seus alunos são capazes de realizarem sozinhos, a qual chamamos de zona de desenvolvimento real, e o que os alunos conseguem pela interação com outro indivíduo com maior experiência que a sua. Para a prática educacional dessa ultima abordagem necessita de um professor para que ele identifique e conduza a zona real para a zona proximal e estimule o desenvolvimento conjunto.
É necessário que os dois alunos destacados no estudo de caso interajam com o restante da turma que domina a leitura e a escrita, e que as dificuldades e especificidades desses alunos sejam consideradas. Portanto, conforme os estudos e a teoria de Vygotsky a decisão mais correta para auxiliar o professor é que ele trabalhe e desenvolva o mesmo planejamento com a turma toda, mas com atividades diferenciadas, para ajudar os dois alunos no seu processo de desenvolvimento social, moral e intelectual. Considerando sempre a integração dos alunos, afinal a socialização de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento são fatores determinantes no processo de aprendizado.
Através dessa proposta os alunos não se sentiram excluídos em relação ao restante da turma, afinal eles estão inseridos nas mesmas atividades e no mesmo planejamento. Levando em consideração a teoria a qual norteia a resolução desse problema observamos que os dois alunos primeiramente absorveriam as informações que a turma estaria produzindo, e após isso desenvolveriam as suas próprias habilidades e considerações. 
O papel do professor é essencial nesse processo, pois é seu dever estimular e auxiliar seus alunos em relação ao restante da turma e promover a troca de experiências deixando de ser apenas a única fonte de saber. Ele continua sendo o principal mediador na hora de mesclar grupos entre os que sabem mais e os que sabem menos. Porém os dois grupos são beneficiados, o menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais, e com auxílio consegue realizar as atividades que não conseguiriam sozinhos, por outro lado o com mais experiência ganha conhecimentos e aperfeiçoa sua sabedoria ajudando o colega.
Assim os alunos passam de um nível entre o que já se sabe para um novo nível aquele que se pode saber com a assistência do outro, podendo chegar até o nível em que eles conseguem desenvolver sozinhos suas habilidades. Afinal aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha.

Outros materiais