Buscar

PROVAS 3 PERIODO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL 
	1a Questão 
	
	A criança como todo o ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida numa sociedade. Ao se afirmar que a criança é um ser social, isto significa dizer que seu desenvolvimento 
se dá entre outros seres humanos em tempo e espaço determinados;
	 2a Questão 
	
	Cada cultura em diferentes momentos históricos irá oferecer de acordo com seus valores e organização uma forma de tratar as crianças. No caso das crianças de nosso país está INCORRETO afirmar que: 
No Brasil colonial a criança deixa de ser exclusivamente do âmbito familiar privado e passa a ser também responsabilidade do Estado.
	 3a Questão 
	
	O código de 1927, primeiro conjunto de leis voltado especificamente para crianças no Brasil, foi o marco da infância brasileira desigual, onde o foco verdadeiro era defender a sociedade do ¿menor infrator¿. A respeito desse período está CORRETO afirmar que: 
foi marcado pelo autoritarismo de uma politica centralizadora caracterizada pela exclusão total ou parcial e a inexistência da cidadania infantil.
	 4a Questão
	
	A década de 70 oferece as bases para a reformulação de uma política que trará mudanças significativas que transformaram gradativamente, o atendimento oferecido principalmente, as crianças pobres de nosso país. Na década de 80 surgiram então várias importantes leis que representaram grandes avanços na luta pelo direito da criança e jovem brasileiro, abaixo estão algumas delas, contudo existe uma que, de certa forma, marca um retrocesso (inclusive não tem valor legal) entre o diálogo que estava sendo estabelecido entre a sociedade civil e o governo.
Assinale a opção que apresenta a lei referente a esse retrocesso. 
Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil - 1998
	
	 5a Questão 
	
	Cuidar e educar as crianças de forma integrada exige a cumplicidade a todo momento de adultos e crianças. Os adultos devem proporcionar espaços de ação e compartilhamento em que todos possam interagir trocando experiências significativas em que ¿corpo¿ e ¿cabeça¿ não sejam percebidos separadamente, mas com o mesmo valor. Portanto, pensando nos aspectos que envolvem o cuidar e o educar está INCORRETO afirmar que: não existem muitas diferenças no planejamento das atividades pedagógicas considerando as diferentes faixas etárias: 0 a 3 anos e 5 a 7 anos.
	 6a Questão 
	
	O Ministério da Educação preocupado com as ações na organização do trabalho pedagógico de instituições de educação infantil, ao publicar os Referenciais para o exame nacional de ingresso na carreira docente (documento para consulta publica) deixa registrado que na garantia de bons professores entre outras ações faz-se necessário: Reconhecer as funções do ¿cuidar¿ e do ¿brincar¿ para o desenvolvimento das crianças da educação infantil. A PARTIR DO PARÁGRAFO ACIMA PODEMOS AFIRMAR QUE: 
ter atenção com as relações corporais das crianças e orienta-las é também função dos professores.
	 7a Questão 
	
	Em relação ao perfil do educador que irá trabalhar com crianças, existem algumas condições estruturais que irão refletir na qualidade do trabalho que será oferecido para as crianças. Abaixo estão citadas algumas delas EXCETO: 
planejamento rígido
	
	
	 8a Questão 
	
	Com relação a questão de gênero como critério definidor de qualidade para ser um bom professor de educação infantil, Cerisara (2002, p.30) ressalta: insistir sobre o caráter social das relações de gênero significa considerar que, além de uma categoria biológica, o gênero também é uma categoria histórica. Ou seja, o fazer-se homem ou mulher não é um dado resolvido no nascimento, pelas características biológicas de cada um, mas construído por meio de práticas sociais masculinizantes ou feminilizantes, de acordo com as diferentes concepções presentes em cada sociedade. CONSIDERANDO O PARÁGRAFO PODEMOS AFIRMAR QUE: 
considerando que as práticas sociais são mutáveis históricamente, é possível na atualidade ampliar as possibilidades para integrar os homens nessa profissão.
		
	 9a Questão
	
	O ato de brincar é um importante processo psicológico e fonte de desenvolvimento e aprendizagem da criança (Vygotsky,1987), muito importante na Educação Infantil. Com relação ao tema, indique com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas:
(V) Quando a criança brinca de ser ¿outros e outras¿ refletem suas relações e toma consciência de si e do mundo; significam sua vida numa logica de realidade e fantasia.
(F) O brincar é algo já inerente no ser humano, não se aprende a brincar.
(V) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação do conhecimento.
(V)  A brincadeira é um espaço de construção de culturas pautado nas interações e nas relações sociais estabelecidas entre a criança e o mundo.
Assinale a alternativa que indica, de forma sequencial e correta, as afirmativas verdadeiras e falsas: V-F-V-V
	 10a Questão 
	A brincadeira faz parte do patrimônio imaterial da cultura humana, pertence à memória de todos e é um elo constitutivo da singularidade de cada sujeito. Na infância ganha uma importância imensurável, pois significa uma espécie de passaporte de entrada da criança na organização social ao qual pertence. Nesse sentido é importante:
 resgatar brincadeiras e brinquedos tradicionais

Outros materiais