Buscar

Déficit fiscal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Déficit fiscal, pedalada, regra de ouro, quais são as expectativas para a economia brasileira. 
As expectativas para a economia do Brasil é algo que está deixando os brasileiros de "cabelos em pés", já que atualmente a mesma se encontra em estado alarmante.
Ao que tudo indica para o próximo ano o governo terá que desquitar-se cerca de R$ 180 bilhões, o que o deixará insuficiente caso o BNDES não realize pagamentos.
O artigo 167, III CF, trás o seguinte posicionamento "a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital ressalvadas as autorizadas mediante crédito suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta". Desta forma, o governo terá em mãos algumas opções, sendo elas: violar a constituição fazendo emissão maior que seu capital sem autorização e assim violar a regra de ouro, levar ao Congresso a votação e suplicar para que o mesmo aprove por maioria absoluta ou a mais drástica das opções que é a falência, o que faria com que o país deixasse de cumprir com suas obrigações.
Mediante esse meio de turbulência na economia o governo poderá recorrer às pedaladas fiscais, atrasando assim o repasse de verbas a fim de amenizar a situação fiscal do governo.
De toda a forma, as expectativas de melhoramento das contas estão previstas apenas para o ano de 2021, fazendo com que até lá o Brasil entre em mais um déficit nominal e realize pagamentos de juros de dívidas públicos, além de poder descumprir a regra de ouro.
Mas o fato que se viabiliza é que a responsabilidade em relação às contas públicas ficará nas mãos do próximo governo, pois o atual já irá mudar. No final isso tudo parece um eterno jogo daqueles das quais as crianças passam a batata quente de mão em mão, até que uma deixe cair.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes