Buscar

Prointer III Parcial (1)

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS 
ANTONIA THAMYRES RODRIGUES SILVA LIMA RA 3062112881
VERA LUCIA GESSOLO RA 3062112820
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
 (PROINTER III)
RELATÓRIO PARCIAL
Tutor à Distância: Mirian Débora
Tutora Presencial: Elisabeth Roman Monteiro
SÃO BERNARDO DO CAMPO - S.P	
2017
ANTONIA THAMYRES RODRIGUES SILVA LIMA RA 3062112881
VERA LUCIA GESSOLO RA 3062112820
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
(PROINTER III)
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado a Gestão de Recursos Humanos III. Sob a orientação do Tutor à Distância: Mirian Débora e Tutora Presencial: Elisabeth Roman Monteiro.
SÃO BERNARDO DO CAMPO- SP
2017
INTRODUÇÃO
Este projeto interdisciplinar tem como finalidade apresentar a implantação e ações do setor de recursos humanos na empresa Make Impact, que está em um processo de crescimento e que tem o desafio de crescer sem perder a qualidade de seus produtos, mas principalmente a qualidade de vida de seus colaboradores.
Será apresentado um cronograma, detalhando cada meta e seus respectivos objetivos necessários para que a Make Impact alcance seu resultado esperado tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores. 
Também será demonstrado como ações simples podem trazer grandes benefícios, resultado financeiro, pessoal e profissional na gestão de recursos humanos dentro de uma organização.
Todo este projeto tem como base as disciplinas norteadoras deste projeto interdisciplinar como Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e Seleção e Saúde e Segurança no Trabalho que foi apresentado durante o curso.
NECESSIDADES PRIMÁRIAS
A Make Impact é uma empresa nova que está em crescimento, e tentando se fixar no mercado, e tem a necessidade da implantação da política de gestão de Recursos Humanos para selecionar, gerir, nortear e alinhar as políticas e direcionar os colaboradores para juntos alcançar os objetivos e as metas da empresa.
Segundo Chiavenato (2004) o conceito de gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações, e foi pensando nisso que se chegou se à conclusão que era necessário fazer um recrutamento interno aproveitando assim os talentos dos colaboradores, dessa forma de acordo com os conhecimentos e habilidades promovendo ou direcionando os mesmos a novas atividades mais desafiadoras de acordo com a capacidade de cada um, os colaboradores também serão incentivados a indicar novos candidatos, dessa forma se sentirão responsáveis pela indicação e a empresa poderá contar com a ajuda dos colaboradores para o desenvolvimento do colega de trabalho . Porem como a empresa está em crescimento acelerado a mesma não tem a mão de obra suficiente nem tão pouco um RH bem estruturado, por esse motivo, simultaneamente será realizado um recrutamento externo através de uma agencia especializada, contratada para buscar novos talentos no mercado de trabalho, será elaborado cuidadosamente o perfil desejado de cada candidato para que não haja mal-entendido no momento em que a agencia estiver recrutando os candidatos. Também será lançada uma campanha nas redes sociais a fim de selecionar currículos para atuais e futuras contratações.
O objetivo dessas ações é, além de preencher novas vagas, montar um banco de talentos que além de armazenar futuros colaboradores, poderá facilitar o trabalho dos gerentes que terão acesso rápido as informações atualizadas dos funcionários.
Uma vez que foram recrutados e devidamente selecionados, serão integradas as políticas da empresa, sua visão, missão e valores.
VISÃO
Ser reconhecido como a empresa de maquiagem e cosmético número 1 em beleza acessível à nova classe média brasileira, por nossa seriedade, dedicação, qualidade de serviços e potencial criativo, preocupando-se com a satisfação dos nossos clientes e com o bem-estar do planeta.
MISSÃO
Popularizar o consumo de maquiagem e cosméticos sofisticados, contribuindo para a auto realização e realização dos consumidores da classe C, oferecendo conjuntamente soluções criativas e eficazes ao combate à acne com ácidos antienvelhecimento, tudo com qualidade de produtos e com excelência de serviços e atendimento, através de consultoras especializadas em cuidados com a beleza, que promoverão o bem-estar do cliente.
VALORES
- Alta tecnologia e qualidade
- Responsabilidade Social (não produzindo produtos a serem testados em animais)
- Respeito Ambiental
- Integridade e Ética.
MELHORA DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Em busca de melhorar a empresa como um todo, serão realizadas pequenas ações visando grandes conquistas, dentre elas motivar e deixar os colaboradores mais felizes e realizados no seu ambiente de trabalho. Teremos como foco melhorar e incentivar a comunicação dos nossos colaboradores criando jornais informativos, um mural de avisos, encontros mensais de aniversariantes com clima bem descontraído, tudo isso em busca de desenvolver e estreitar as relações. Será feita a instalação do ponto eletrônico proporcionando um melhor controle de entrada, saída e banco de horas, possibilitando os próprios colaboradores acompanharem todos os dados pelo site em tempo integral, tornando este processo bem mais transparente e tranquilo para os colaboradores. Melhoraremos também o convênio médico e odontológico, contratando uma rede com cobertura mais ampla, com mais postos de atendimento e maior disponibilidade de horários, com intuito de trazer mais comodidade para os usuários e consequentemente diminuir o número de abstenções. 
CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO
O cronograma é basicamente composto por uma lista de tarefas interligadas que são aplicadas a um calendário para análise da disponibilidade dos recursos, possibilitando assim uma margem de controle de quando essas atividades serão realizadas, E para uma maior chance de sucesso em cumprir a datas do cronograma é necessário a identificação do caminho crítico, pois esta técnica possibilita a aplicação das técnicas de controle.
Com a proposta de crescimento da Make Impact, foi detectado a necessidade de aumentar os pontos de vendas com a inauguração de novos quiosques para venda dos produtos, pois após a marca ter conquistado seu espaço no mercado se tornando conhecida pela qualidade e pelo custo benefício, o aumento da demanda pelos clientes triplicou e passou a ser procurado em outras regiões. Mas sem esquecer da qualidade de vida dos colaboradores, visando o crescimento profissional e da qualidade de vida de quem é a ferramenta mais importante para se alcançar o sucesso desejado.
Com base nestes fatos, foi criado um cronograma para a implantação de ações para melhorar o clima interno da empresa e para abertura dos novos quiosques desde o planejamento inicial com as primeiras análises, até a inauguração dos novos pontos de vendas estrategicamente definidos pelo departamento de Marketing. Segue em anexo o cronograma das atividades a serem desenvolvidas dentro de três meses, com início a partir da terceira semana de maio deste ano e finalizando na segunda semana de agosto.
	O Recursos Humanos da Make Impact teve toda a preocupação em garantir em trazer o mínimo de transtorno possível para seus colaboradores com esta mudança dentro da organização, tornando eles peças primordiais dentro da organização,tendo o devido reconhecimento de suas habilidades e comprometimento com a empresa, pois com o crescimento novas vagas foram abertas e com isso surgiu a oportunidade de crescimento profissional para os funcionários também. Assim todos ganham com o recrutamento interno, não somente no presente, mas futuramente também com todos que atuam na organização e que almejam um crescimento na empresa, profissionalmente e até pessoal.
Após serem aproveitados todos os colaboradores capacitados para as vagas disponíveis, será feita uma nova análise das vagas que restaram ser preenchidas com um recrutamento externo, no qual uma agencia de empregos selecionara alguns currículos que atendam às exigências das vagas, mas a seleção será feita pelo nosso Recursos Humanos para garantir candidatos que mais se encaixam com o perfil da Make Impact.
Finalizando esta etapa após as entrevistas e seleção dos novos contratados, será feita toda a parte de documentação e exames médicos dos novos funcionários e a promoção e alteração dos contratos dos colaboradores que já estavam na organização. Com esta parte burocrática resolvida, será feita uma integração para os novos funcionários conhecerem a Make Impact com sua missão, visão e valores para que todos tenham como exemplo o perfil de funcionário que a empresa procura ter.
Depois todos passaram por uma semana de um treinamento minucioso que terá como foco o conhecimento de todos os produtos Make Impact também o aprendizado de suas novas funções com a equipe especializada de cada área, proporcionando uma visão mais real do dia a dia de trabalho, transmitindo o máximo de conhecimento possível para que quando chegar a inauguração todos os novos colaboradores estejam devidamente munidos das informações necessárias para realizarem suas funções e atender a dúvida dos clientes.
E o último passo seria a abertura dos quiosques, que seria montado pelo departamento de vendas e marketing, juntamente com os colaboradores que irão atuar nos quiosques. Com isso facilitará para os novos colaboradores a adaptação dos horários e até mesmo do ambiente em que serão instalados, tornando o processo mais agradável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Com base neste projeto interdisciplinar que desenvolvemos, concluímos que com simples e bem planejadas ações um departamento de recursos humanos pode trazer grandes benefícios para uma empresa, principalmente em seu clima organizacional, que consequentemente reflete em todas as áreas de uma empresa.
Mesmo com a ambição de crescimento da Make Impact, a preocupação com o bem-estar dos colaboradores cresceu junto de forma assertiva, pois toda mudança causa transtorno em qualquer empresa, mas visando minimizar ao máximo estes problemas, a Make Impact trouxe os colaboradores a participarem junto de cada passo da mudança e com a bonificação de terem a oportunidade de crescimento profissional e de melhoria em seus benefícios.
Concluímos também que uma grande ferramenta que deve ser utilizada e que auxilia na garantia de sucesso deste projeto de transição e melhorias é a criação de um detalhado cronograma com suas metas e objetivos, com seu início e fim de cada etapa, para que possa se ter um bom planejamento e controle do projeto, para que seja otimizado o tempo, não ter retrabalho por erro no planejamento e facilitar o acompanhamento do projeto.
Notamos a importância do planejamento, do cronograma, das ideias simples e eficazes que cada vez mais se fazem necessárias na gestão de recursos humanos atualmente, mas nada traz mais resultados do que colaboradores motivados e engajados com os projetos da empresa, pois a satisfação dos clientes é diretamente proporcional a satisfação dos colaboradores.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações. 4. Ed. Manole, 2014. 
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 
LOPES, Neyde Vernieri. Gestão estratégica de desempenho: otimizando o capital humano das organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
MANUS, P. P. T. Direito do trabalho. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
GONÇALVES, G. Rotinas trabalhistas de A a Z. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2009. 
ANEXO

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes