Buscar

CASO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4 º VARA CRIMINAL DA CAPITAL....
APF...
 
 
 ALBERTO, brasileiro, estado civil, profissão, RG..., CPF..., residente domiciliado na rua..., bairro..., cidade..., estado..., CEP..., representado por seu advogado infra assinado, vem respeitosamente perante Vossa Excelência requerer a LIBERDADE PROVISÓRIA, fulcro nos artigos 5º LXVI CF E ART. 310 DO CPP, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I-DOS FATOS E FUNDAMENTOS:
O requerente encontra-se preso no 4º Distrito Policial da Capital, à disposição da justiça em virtude de prisão em flagrante pela suposta prática do delito previsto no art. 155 § 4º CP, por supostamente ter participado do furto de um automóvel, Fiat tipo Uno. 
 A prisão cautelar reveste- se de caráter de excepcionalidade, pois somente deve ser decretada quando ficarem demonstrado o fumus bonis iuris e o periculum in mora, o que não ocorreu no presente caso. 
O requerente é primário e portador de bons costumes, logo não há riscos à Ordem Pública se posto em liberdade. Da mesma forma não há indícios de que o acusado em liberdade ponha risco a instrução criminal, à Ordem Pública e a Ordem econômica. Sendo certo que o requerente tem residência fixa na rua... bairro... nesta Comarca, e é trabalhador.
Devendo assim ser concedida o pedido de Liberdade Provisória, pela ausência dos requisitos no art. 312 do CPP e ainda com base no art. 350 do CPP requer a liberdade provisória sem fiança, uma vez que o requerente não tem condições financeiras de arcar.
JURISPRUDÊNCIA
173834 –
 LIBERADE PROVISÓRIA
 –
 FURTO QUALIFICADO
 –
 ACUSADO PRIMÁRIO COMBONS ANTECEDENTES
 –
 Inexistência de qualquer dos requisitos motivadores da prisão preventiva. Concessão. Possibilidade. É possível a concessão da liberdade provisória ao acusado por furto qualificado, primário com bons antecedentes quando não for preenchido nenhum dos requisitos dispostos no art. 312 do CPP, sendo insuficientes para manutenção do
encarceramento os indícios ou provas da existência do crime e de sua autoria.” (TACRIMSP –
 HC 374256/8
 –
 5ª C.
 –
 Rel. Juiz Luís Ganzerla
 DOESP 08.01.2001) JCPP. 312Neste mesmo sentido, diz o insigne JULIO FABBRINI MIRABETE, in CÓDIGO DE PROCESSOPENAL INTERPRETADO, 8ª edição, comentando o parágrafo único do art. 310, na pág.672,diz:
“Inseriu a Lei nº 6.416, de 24-5-77,outra hipótese de liberdade provisória sem fiança com vínculo para a hipótese em que não se aplica ao preso em flagrante qualquer das hipóteses em que se permite a prisão preventiva. A regra, assim, passou a ser, salvo exceções expressas,
de que o réu pode defender-se em liberdade, sem ônus econômico, só permanecendo preso aquele contra o qual se deve decretara prisão preventiva. O dispositivo é aplicável tanto às infrações afiançáveis como inafiançáveis, ainda que graves, a réus primários ou reincidentes, de bons ou maus antecedentes, desde que não seja hipótese em que se pode decretar a prisão preventiva. Trata-se, pois, de um direito subjetivo processual do acusado, e não uma faculdade do juiz, que permite ao preso em flagrante readquirir a liberdade por não ser necessária sua custódia. Não pode o juiz, reconhecendo que não há elementos que autorizariam a decretação da prisão preventiva, deixar de conceder a liberdade provisória.”
Destaquei. E ainda:
“É possível a concessão de liberdade provisória ao agente primário, com profissão definida e residência fixa, por não estarem presentes os pressupostos ensejadores da manutenção da
custódia cautelar.” (RJDTACRIM 40/321).
 
II-DOS PEDIDOS:
 
Face ao exposto requer: 
- Que Vossa Excelência conceda a liberdade provisória ao requerente por todos os fatos e fundamentos acima aduzidos.
CIDADE/ES
Data: 00 /00/000
ADVOGADO... OAB/UF

Outros materiais