Buscar

DOCUMENTOS PARA ESTAGIO CURRICULAR (Anexos)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - DIRETRIZES DO ESTAGIO CURRICULAR.docx
StatusHabilitado Conteúdo 
 1 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO
Entende-se por estágio as atividades de aprendizagem profissional, relacionadas à área de formação dos estudantes, em que os mesmos participam de situações reais de trabalho.
 
Os procedimentos normativos abaixo visam a regulamentar a atividade de estágio para os cursos de Administração da UNIP, em consonância com a Lei nº 11.788/08.
 
Existem duas modalidades de estágio:
 
a) Estágio Não-Obrigatório - estágio contratado -, nos moldes da lei 11.788/08 e em consonância com as normas da Universidade, que exceda ao mínimo exigido de 300 horas de Estágio Curricular (EC) obrigatório. As horas realizadas de Estágio Não-Obrigatório – contratado - constarão da parte de observações do histórico escolar do aluno.
 
O Estágio Não-Obrigatório pode ser realizado desde o primeiro semestre do curso, obedecidas as exigências da Lei 11.788/08 e as diretrizes da Universidade. As atividades exercidas pelos alunos no estágio não-obrigatório devem estar ligadas às disciplinas do curso. 
 
b) Estágio Obrigatório - Estágio Curricular (EC), definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é o objeto destas Diretrizes.
Nos cursos de Administração da UNIP, o Estágio Curricular (EC) constitui-se numa atividade obrigatória, estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), voltada para a consolidação do perfil desejado do egresso. O cumprimento da carga horária, e a realização dos relatórios obrigatórios, são requisitos para a aprovação do aluno e para a obtenção de seu diploma.
 
2 O EXERCÍCIO DO ESTÁGIO CURRICULAR (EC)
 
O EC compõe um exercício de, no mínimo, 300 horas de atividades práticas, desenvolvidas no âmbito de organizações reais, compatíveis com os conhecimentos de Administração, seguidas de análise e reflexão sobre os processos administrativos, de modo a evidenciar a capacidade dos alunos de “identificar/definir com clareza a ‘razão de ser’ dos trabalhos e organizações em que estiverem envolvidos”, conforme estabelecido no Perfil do Egresso do Curso de Administração da UNIP.
 
“Os alunos do Curso de Administração da UNIP deverão ser capazes de identificar/definir com clareza a “razão de ser” (missão) dos trabalhos e organizações em que estiverem envolvidos e os fatores e meios necessários para que eles possam contribuir para o elevado desempenho do cumprimento de tais missões, sob a ótica do desenvolvimento sustentado.”
Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de Administração/UNIP
 
Entende-se por atividades práticas, quaisquer atividades realizadas pelos alunos, no âmbito de quaisquer organizações, desde que se configurem como atividades ligadas ao curso de Administração. 
 
As atividades práticas devem constituir-se ponto de partida para a reflexão sobre os processos administrativos, foco do Estágio Curricular (EC), demonstrando uma visão sistêmica da realidade, conforme item 3 (três) a seguir.
 
 
3 FORMAS E MOMENTOS DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR
 
 
O EC é disciplina constante na matriz curricular do curso de Administração, prevista no 8º (oitavo) semestre do curso.
 
O EC, fundamentado em atividades práticas, é composto das seguintes fases: desempenho de atividades práticas (item 3.1) e descrição e modelagem de processos organizacionais (item 3.2).
 
Os alunos, em alguns casos, poderão fazer o Estágio Curricular (EC) por meio de atividades alternativas equivalentes, conforme item 3.3.
 
3.1 Desempenho das atividades práticas
 
Entende-se por atividades práticas o desempenho de 300 horas de atividades profissionais, executadas em organizações reais.
 
Os alunos dos cursos de Administração da UNIP poderão realizar suas atividades práticas de Estágio Curricular (EC) na qualidade de estagiários formalmente contratados por organizações, de acordo com o que está definido na Lei 11.788/08. 
 
Ainda, poderão realizar atividades práticas equivalentes, o que significa convalidar - como horas de atividades práticas do EC -, horas de atividades profissionais exercidas nos seguintes formatos, considerados equivalentes aos estágios formalmente contratados:
Empregado com Vínculo Empregatício: no artigo 3º da CLT (Decreto-Lei nº 5.452/1943),considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Definem-se assim os colaboradores contratados como profissionais em organizações formais, privadas ou públicas, sob os devidos regimes de trabalho.
Como sócio ou proprietário de empreendimento(s): isso é, microempresário ou empresário de organizações formalmente estabelecidas, ativas no momento do estágio.
Trabalhador voluntário: em ONGs ou outras organizações sem fins lucrativos, sem vínculo empregatício e sem recebimento de vencimentos.
Como trabalhador autônomo: entende-se a pessoa física que presta serviço, sem vínculo empregatício, sendo contribuinte individual em relação à Seguridade Social.
Como membro da empresa júnior: caso o campus tenha criado a estrutura, conceituada como empresa criada dentro de instituição de ensino, constituída por alunos orientados por professores, para a realização de atividades contratadas por clientes reais. 
 
3.2 Atividades de reflexão
 
As atividades de reflexão são a demonstração do conhecimento, pelo aluno, da razão de ser dos trabalhos e organizações em que estiverem envolvidos. Para tanto, obrigatoriamente, o aluno deverá apresentar o perfil da organização, descrever e modelar processos organizacionais por meio do Roteiro para a Elaboração do Relatório Estágio[1]. 
 
3.3 Atividades alternativas equivalentes
 
Os alunos em situações não contempladas no item 3.1 poderão realizar as seguintes atividades alternativas equivalentes:
Atividades de monitoria de matérias do núcleo profissionalizante do curso, desenvolvidas pelo estudante durante a graduação e não validadas como Atividades Complementares.
Atividades de Iniciação Científica, desenvolvidas pelo estudante durante a graduação, respeitadas as diretrizes da UNIP, não validadas como Atividades Complementares.
Atividades de extensão, ligadas ao planejamento, organização e implantação de cursos para a comunidade e outros, não validadas como Atividades Complementares.
Outras atividades práticas, desde que ratificadas pela Coordenação Geral do Curso, pela Coordenação Auxiliar e, devidamente, informadas ao Coordenador de Estágio local.
4 REQUISITOS EXIGIDOS
 
Para cumprimento do Estágio Curricular (EC) é exigida a comprovação de no mínimo 300 horas de atividades práticas compatíveis com os conhecimentos de Administração, mais a descrição e modelagem do processo organizacional - em que o aluno estiver inserido - e do macroprocesso organizacional, da organização objeto das atividades do estágio. A comprovação das 300 horas de atividades práticas deve ser dar por meio das seguintes formas:
No caso dos alunos que optarem pela realização do Estágio Curricular (EC) na qualidade de estagiários formalmente contratados, por meio da entrega do “Termo de Realização de Estágio” (Art. 9º § 5 da Lei 11.788/08) e do preenchimento do formulário “Termo de Convalidação de Estágio Contratado”. 
Quando o estagiário desempenhar atividades práticas equivalentes, deverá preencher o formulário “Termo de Validação do Estágio Curricular – atividades práticas equivalentes”.
Quanto ao estágio baseado em atividades práticas, ainda cumpre ressaltar que os alunos que venham a completar suas horas práticas de Estágio Curricular em mais de uma organização como estagiários formalmente contratados, ou nas situações equivalentes, deverão fazer a descrição e modelagem dos processos de uma só organização e de um só setor de atividade. 
 
No caso de o aluno desempenhar atividades alternativas equivalentes, deverá comprovar suas horas por meio da entrega do formulário “Termo de
Validação do Estágio Curricular – atividades alternativas equivalentes”, acompanhado de cópias de diplomas, declarações e outros documentos que comprovem a realização dessas atividades e suas respectivas cargas horárias e um relatório descritivo dessas atividades.
 
 
Modelos de cartas de Estágios
 
    
 - Termo de Convalidação de Estágio (estagio contratado)
 
 
  - Termo de Validação para Atividades Práticas Equivalentes
 
 
 - Termo de Validação para Atividades Alternativas Equivalentes
 
 
O quadro sinótico a seguir resume as informações sobre os Tipos de Estágio, que podem ser realizados pelos alunos, e as respectivas formas de validação das atividades:
 
 
                                        TIPOS DE ESTÁGIO
5 VALIDAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR
 
A validação das atividades de EC será realizada por meio de atribuição de notas, de zero a dez, para as atividades realizadas pelos alunos, no semestre em que o EC é exigido na matriz curricular do curso. Serão aprovados os alunos que obtiverem a nota final do EC igual ou superior a 7,0 (sete).
 
O EC realizado na modalidade de atividades práticas será avaliado por meio da atribuição de notas de zero a dez para: a) preenchimento correto do “Termo de Convalidação de Estágio Contratado” ou “TERMO DE VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR - atividades práticas equivalentes; b) descrição e modelagem do processo organizacional em que o aluno estiver inserido; e c) descrição e modelagem do macroprocesso organizacional, da organização objeto das atividades de estágio. A nota final será a menor das três notas atribuídas.
 
Na validação de atividades alternativas equivalentes como Estágio Curricular, o Coordenador Auxiliar/de Estágio deverá analisar: a) a apresentação das comprovações de realização das atividades; b) as respectivas cargas horárias e c) o relatório descritivo das atividades.
 
O aluno que obtiver nota inferior a 7,0 (sete) deverá matricular-se novamente na disciplina “Estágio Curricular”, em regime de dependência, assumindo o ônus financeiro dessa matrícula.
 
6 ATIVIDADES E PRAZOS DO EC
 
As atividades necessárias ao cumprimento das atividades do Estágio Curricular 2012 e a distribuição das responsabilidades dos atores são sintetizadas no quadro abaixo.
 
		Responsável
		Atividades
		Coordenador Auxiliar
		Definir e informar aos alunos os prazos e/ou datas para a entrega dos documentos exigidos visando à validação do Estágio Curricular. 
		Aluno
		- Imprimir e preencher o formulário apropriado ao Tipo de Estágio realizado (selecionar o formulário entre os disponíveis em conteúdo).
		
		- Descrever e Modelar o processo do setor de trabalho e do Negócio[2]e entregar o relatório ao Coordenador Auxiliar/ de Estágio no prazo/data estabelecido.
ou
- Se o aluno realizar – para o EC - atividades alternativas equivalentes, deverá anexar, ao formulário pertinente, documentos (diplomas, certificações, declarações etc.) que comprovem o número de horas realizadas e o relatório descritivo das atividades e entregar ao Coordenador Auxiliar/de Estágio no prazo/data estabelecido.
		Organização/Empresa
		Validar as informações prestadas pelo aluno (assinaturas, CNPJ etc.) no formulário pertinente.
		Coordenador
de Estágio Curricular
		Aprovar o processo todo.
 
OBS: Os prazos serão definidos pela Coordenação Geral do Curso e poderão ser modificados pelo Coordenador Auxiliar - dependendo da realidade local e do aluno – respeitando-se os prazos-limite Institucionais. Em especial, poderão ser alterados os prazos requeridos pelos alunos que estiverem cumprindo as atividades práticas no próprio semestre em que a sua validação, como EC, é exigida.
 
 
 
[1] Contribuição Professor Luis Ming Valent – UNIP- Campinas/SP
[2] Conforme o Roteiro para a Elaboração do Relatório de Estágio 
 
 
 
2 - MODELO DE MODELAGEM DE PROCESSOS.ppt
Prof. L.M. Valent
PO – 2º Semestre 2011
Processos Chave
Desenvolvimento Produto ou Serviço
Criação de um produto ou serviço novo
 
Geração de Pedido
Sub Processos que induzem o cliente a comprar
Publicidade, Propaganda, Patrocínio, Publicações, etc
Processamento de Pedido
Atendimento de um pedido de cliente
Pós Venda
Garantia, assistência técnica, pesquisa satisfação, etc
Prof. L.M. Valent
PO – 2º Semestre 2011
Processo Apoio: Contratação de Patrulheiro
Mapa Processo
Zoom para visualizar melhor
The height of the text box and its associated line increases or decreases as you add text. To change the width of the comment, drag the side handle.
Chefia (cliente)
Instituto
Resulta-do OK?
Serviço social
Remuneração
Departamento
Pessoal
Início
1
Decidir quais contratar e avisar serviço social
Avaliar os patrulheiros
Avisar serviço social
Recebe aviso sobre problema
Requisição
 e/ou Movimenta-ção de Pessoal 
Cadastro de patrulheiros no Sistema
Fim
Fazer exames médicos
(ASO)
Avaliar os patrulheiros e aconselhar chefia
Cuidar da documentação e contrato assinado
Processo de arquivamento, conferência de documentos e assinaturas 
Avisar Instituto sobre escolhas
sim
Enviar patrulheiro
Avaliar e assinar requisição
- foto
- carteira profissional
- certidão nascimento
- RG
- CIC
- comprovante de endereço
-atestado de escolaridade
Selecionar patrulheiros
para avaliação
Documentação do instituto
Integração
Pasta com documentação
Checar
documentos 
Doc. OK?
Não
3
Recebe Patrulheiro
4
2
5
não
Indica outro já entrevistado?
Pede para instituto enviar outro patrulheiro
Sim
não
Indicar o número de patrulheiros pedidos
Requisição
 e/ou Movimenta-ção de Pessoal 
SIM
Pasta com documentação
Fazer requisição e recolher
assinaturas
I
II
III
IV
Prof. L.M. Valent
PO – 2º Semestre 2011
Processo Chave: Atendimento Pedido Cliente
Mapa Processo
Zoom para visualizar melhor
Fiscal
Cliente
Abastece Produção
SAC
Produção
Armazém
Início
Confere Mercadoria
Envia
Armazém
Tem estoque?
Previsão entrega
Fim
Recebe
Mercadoria
S
Solicita Nota Fiscal
Separa Mercadoria
4
Emite Nota Fiscal
3
Planeja Produção
5
1
Carrega caminhão
2
Despacha Mercadoria
Faz Pedido
N
Processo Produção
Empacota
Solicita Matéria Prima
Processa Pedido
I
II
III
IV
Prof. L.M. Valent
PO – 2º Semestre 2011
Processo Apoio: Projeto Engenharia
Mapa Processo
Zoom para visualizar melhor
Diretoria
Solicitante (Cliente)
Apresentação
S
Engenharia
Fornecedor
Custos
Início
1
Inicia Processo Compras
Fornece Material
S
Processo Execução
Processo Execução
Especificação Material
Fim
Aprovado?
Apresentação
Especificação Material
Aprovado?
Aprovado?
S
S
Relatório para Contabilização
Detalhamento
Liberação
Fechamento Projeto
S
N
N
4
S
S
5
Elabora
Especificação Projeto
Elabora Especificação Projeto
2
Aprovado?
3
Faz Requisição Projeto
Aprovado?
S
Desenho
Apresentação
Apresentação
Análise Investimento
S
N
I
I I
III
IV
3 - MODELO
PARA ESTAGIO CURRICULAR.doc
Prezado(a) Aluno(a),
O material aqui apresentado trata-se de um modelo para a redação do relatório final do Estágio Curricular por você desenvolvido.
As etapas da redação deste modelo de relatório atendem às exigências da disciplina Estágio Curricular. Portanto são etapas que devem constar do relatório final, pois serão objetos de avalição.
Bom trabalho!
�
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO
Nome do Aluno
RA do Aluno
Novembro/2012
�
NOME DO ALUNO - RA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO
Relatório de Estágio Curricular apresentado ao Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.
Orientador: 
Local
2012
Lista de Ilustrações
Usar quando se aplicar
�
Lista de Tabelas
Usar quando se aplicar
�
Lista de Abreviaturas e Siglas
Usar quando se aplicar
�
Lista de Símbolos
Usar quando se aplicar
�
SUMÁRIO
Introdução	
I Perfil da Organização	
1	Instituição, Tipo, Atividade e Porte	
2	Produtos e Clientes	
3	Serviços Associados	
4	Força de Trabalho	
5	Principais insumos	
II Descrição dos Macro-processos da Organização	
1	Principais Processos de negócio – Processos Chave	
2	Principais Processos de Apoio – da organização	
III Descrição dos processos do Setor de Trabalho	
1	Denominação do setor de trabalho	
2	Principais processos e sequência de atividades	
3	Produtos resultantes dos processos	
4	Clientes dos produtos resultantes (internos ou externos)	
5	Necessidades e expectativas dos clientes dos produtos resultantes	
6	Insumos vindos de fornecedores (internos ou externos)	
7	Práticas usadas para eficiência e eficácia dos processos principais do setor de trabalho	
IV Modelagem / Mapeamento dos Processos	
1	Macroprocesso da organização	
2	Mapa do Principal Processo da Organização	
3	Mapa do Principal Processo do Setor de Trabalho	
V Análise e Avaliação do desempenho dos Processos	
1	Análise e avaliação do desempenho do processo principal do negócio da organização.	
2	Análise e avaliação do desempenho do processo principal do setor de trabalho..	
Conclusão	
Referências	
Apêndices	
�
�
Introdução
Fazer uma introdução para o RELATÓRIO DE ESTÁGIO e não para a organização/empresa objeto do relatório.
�
I Perfil da Organização
Instituição, Tipo, Atividade e Porte
 Nome da Organização
 Tipo
 Atividade Principal
 Porte (segundo critérios do BNDES)
Produtos e Clientes
Produtos/bens ou serviços principais da organização
Clientes-Alvo da organização
Necessidades e expectativas dos clientes-alvo finais da organização
Serviços associados
Serviços associados aos produtos principais, quando houver. Exemplo: na compra de um armário, a montagem é “cortesia”. Na compra de pneus, a troca e o balanceamento é “cortesia”.
Força de Trabalho
Composição e percentual (total, percentual por nível de chefia, percentual por nível de escolaridade, regime jurídico de vínculo). Podem ser usados gráficos.
Principais insumos
Principais produtos e matérias primas adquiridas de fornecedores
Práticas para garantia da qualidade dos fornecedores
�
II Descrição dos Macroprocessos da Organização
Principais processos de negócio: Processos-Chave
Desenvolver produto/serviço
Gerar pedido de produto / serviço
Processar pedido de produto / serviço
Pós-venda de produto / serviço
(Descrever resumidamente os processos-chave)
Principais Processos de Apoio da organização
Processo A (Não é para escrever “Processo A” mas, sim, colocar o nome do processo)
Processo B (idem)
Processo C (idem)
Processo D (idem)
Processo E (idem)
(Descrever resumidamente os processos de apoio)
�
III Descrição dos processos do Setor de Trabalho
Denominação do setor de trabalho
(Identificar o setor de trabalho do Estágio Curricular)
Principais processos e sequência de atividades
Processo A (Não é para escrever “Processo A” mas, sim, colocar o nome do processo)
Processo B (idem)
Processo C (idem)
Processo D (idem)
Processo E (idem)
(Descrever, resumidamente, a sequência de atividades de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO)
Produtos resultantes dos processos
Processo A (Não é para escrever “Processo A”, mas, sim colocar o nome do processo do item 2)
Processo B (idem)
Processo C (idem)
Processo D (idem)
Processo E (idem)
(Indicar os produtos - bens ou serviços- resultantes (saídas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)
Clientes dos produtos resultantes (internos ou externos)
Processo A (Não é para escrever “Processo A” mas, sim, colocar o nome do processo do item 2)
Processo B (idem)
Processo C (idem)
Processo D (idem)
Processo E (idem)
(Indicar os clientes dos produtos/serviços resultantes (saídas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)
Necessidades e expectativas dos clientes dos produtos resultantes
Processo A (Não é para escrever “Processo A” mas, sim, colocar o nome do processo do item 2)
Processo B (idem)
Processo C (idem)
Processo D (idem)
Processo E (idem)
(Indicar as necessidades e as expectativas dos clientes dos produtos – bens ou serviços- resultantes (saídas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)
Insumos vindos de fornecedores (internos ou externos)
Processo A (Não é para escrever “Processo A” mas, sim, colocar o nome do processo do item 2)
Processo B (idem)
Processo C (idem)
Processo D (idem)
Processo E (idem)
(Indicar os insumos vindos de fornecedores (entradas) de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2)
Práticas usadas para eficiência e eficácia dos processos principais do setor de trabalho
Processo A (Não é para escrever “Processo A” mas, sim, colocar o nome do processo do item 2)
Processo B (idem)
Processo C (idem)
Processo D (idem)
Processo E (idem)
(Descrever os critérios ou apresentar os indicadores de como se mede a eficiência e eficácia de cada processo OU sub-processo do SETOR DE TRABALHO identificado no item 2, pode-se utilizar gráficos.)
�
IV Modelagem / Mapeamento dos Processos
Macroprocesso da organização
(Colocar aqui o desenho do macroprocesso da organização; visão geral da empresa com as interligações mais importantes entre as áreas e entre a empresa e os clientes e fornecedores. Pode-se usar a página em retrato ou paisagem.
Não se esquecer de colocar nome, ou seja, Figura XX: “nome da figura” (título da figura) e XX que refere-se ao número sequencial.
Recomendação: fazer o desenho no PowerPoint e copiar/colar como figura, nesta página, no relatório.)
�
Mapa do Principal Processo da Organização
Identificação do Processo
Nome:
Evento de Início:
Evento de Fim:
Escopo dentro:
Escopo fora:
Mapa do Processo
(Colocar aqui o desenho do
MAPA de um PROCESSO-CHAVE da organização.
Pode-se usar a página em retrato ou paisagem.
Não se esquecer de colocar nome, ou seja, Figura XX: “nome da figura” (título da figura) e XX que refere-se ao número sequencial.
Recomendação: fazer o desenho no PowerPoint e copiar/colar como figura, nesta página – ou em quantas forem necessárias -, no relatório.)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: NÃO É PARA FAZER FLUXOGRAMA – É MAPA DE PROCESSO
�
Mapa do Principal Processo do Setor de Trabalho
Identificação do Processo
Nome:
Evento de Início:
Evento de Fim:
Escopo dentro:
Escopo fora:
 Mapa do processo
(Colocar aqui o desenho do MAPA de um PROCESSO DO SETOR DE TRABALHO em que foi realizado o Estágio Curricular na organização.
Não se esquecer de colocar nome, ou seja, Figura XX: “nome da figura” (título da figura) e XX que refere-se ao número sequencial.
Recomendação: fazer o desenho no PowerPoint e copiar/colar como figura, nesta página – ou em quantas forem necessárias -, no relatório.)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: NÃO É PARA FAZER FLUXOGRAMA – É MAPA DE PROCESSO
�
V Análise e Avaliação do desempenho dos Processos
Análise e avaliação do desempenho do processo principal do negócio da organização.
(Colocar aqui uma análise e fazer a avaliação do principal processo da organização: mapa de processo item IV-2)
Objetivos da Organização X Objetivos do processo principal do negócio
Apresentar os indicadores de desempenho do processo principal do negócio
Análise e avaliação do desempenho do processo principal do setor de trabalho.
(Colocar aqui uma análise e fazer a avaliação do principal processo do setor de trabalho na organização em que foi realizado o Estágio Curricular: mapa de processo item IV-3)
Objetivos da Organização X Objetivos do processo principal do setor
Apresentar os indicadores de desempenho do processo principal do setor
�
Conclusão
Fazer uma conclusão do Estágio Curricular e não da organização objeto de estudo.
Correlacionar as disciplinas estudadas durante o curso e as atividades executadas durante o Estágio Curricular.
�
Referências
(Usar as Normas ABNT).
�
Apêndices
Apêndice 1 – Formulário “Termo de convalidação de Estágio Contratado”
Apêndice 2 – Formulário “Termo de validação de estágio curricular – atividades práticas equivalentes”
Apêndice 3 – Formulário “Validação das atividades de estágio curricular – atividades alternativas equivalentes”
Usar o apêndice relativo à sua situação no Estágio Curricular.
Cada formulário deve caber em uma página.
�
�PAGE �
Contribuição:Prof. Luis Ming Valente- UNIP-Campinas
4 - ROTEIRO PARA ELABORACAO DE ESTAGIO PROCESSOS.docx
StatusHabilitado Conteúdo 
Roteiro para a Elaboração do Relatório Estágio
Processos Organizacionais
INTRODUÇÃO
Fazer uma introdução do Relatório e Estágio
I – Perfil da organização
 
 
1. Apresentação da empresa
· Nome da organização
· Tipo (empresa privada, empresa pública, órgão governamental, instituição de fins lucrativos etc.)
· Atividade principal
· Porte (pequena, média, grande) – segundo os critérios do BNDES. Se possível, informar o faturamento ou a verba controlada (no caso de organizações públicas)
 
2. Produtos[3] e Clientes
2.1Clientes-alvo. Apresentar, quando for o caso, os clientes intermediários e informar, também, as áreas geográficas de atuação. 
2.2 Necessidades e expectativas dos clientes finais e intermediários.
2.3 Produtos principais
2.4 Quando for o caso, serviços associados aos produtos principais destinados a atender às necessidades e expectativas dos clientes, visando a sua satisfação e fidelidade.
 
3. Força de trabalho
3.1 Informar a composição da força de trabalho, incluindo a quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo.
 
4. Principais insumos
4.1 Citar os principais produtos e matérias-primas adquiridos de fornecedores.
4.2 Citar as principais práticas adotadas para garantir a qualidade do que é adquirido de fornecedores.
 
 
II - Descrição dos processos organizacionais da empresa
 
 
1 Descrever os principais processos[4] do negócio (Processos-Chave). Ver exemplo anexo.
2 Descrever os principais Processos de Apoio. Ver exemplo abaixo.
 
 
III - Descrição dos processos do setor de trabalho
 
 
1 Informar a denominação do setor de trabalho, devidamente traduzido para a língua portuguesa, quando for o caso.
2 Informar o(s) principal(is) processo(s) do setor de trabalho e as suas respectivas sequências de atividades.
3 Informar os produtos resultantes do(s) processo(s).
4 Informar os destinatários diretos (clientes) dos produtos resultantes dos processos. 
5 Informar as necessidades e expectativas desses “destinatários diretos”.
6 Informar os principais insumos necessários para a execução dos processos, vindos de fornecedores internos e externos.
7 Descrever as principais práticas adotadas para garantir a eficácia e a eficiência do(s) processo(s) principal(is) do setor de trabalho.
 
 
IV – Modelagem (Mapa do Processo) dos Processos
 
 
1 Desenhar o Macroprocesso (Visão Sistêmica) da organização
2 Modelar o processo principal do negócio
3 Modelar o processo principal do setor de trabalho
 
Obs.: utilizar as técnicas de mapeamento e documentação aprendidos na disciplina Processos Organizacionais
 
 
V - Análise e Avaliação do Desempenho dos Processos
 
 
1 Analisar e Avaliar o desempenho do processo principal do negócio
1.1 Objetivos da organização versus objetivos do processo
1.2 Apresentar os Indicadores de desempenho do processo (eficiência e eficácia)
2 Analisar e Avaliar o desempenho do processo setor de trabalho
2.1 Objetivos da organização versus objetivos do processo setor de trabalho
2.2 Apresentar os Indicadores de desempenho do processo (eficiência e eficácia)
 
 
 
CONCLUSÃO
 
 
Fazer uma conclusão do Relatório e Estágio correlacionando as disciplinas estudadas durante o curso com a vivência prática na realização do estágio.
 
 
EXEMPLO DE DESCRIÇÃO DE PROCESSOS[5]
A “Santa Casa – Complexo Hospitalar – Porto Alegre”, ganhadora do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ – de 2002, assim descreve seus principais processos e os seus processos de apoio principais:
Principais Processos
		Processos
		Descrição sumária
		Assistência Ambulatorial - Consultas
		Modalidade de assistência em que o cliente é atendido em consultório, sem necessidade de internação hospitalar, ou seja, sem necessidade de ocupar leito hospitalar.
		Serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento
		Processo por meio do qual o cliente é atendido para coleta (ou entrega) de material biológico destinado à realização de exame especializado, e/ou para procedimento, com a finalidade de apoiar tecnicamente o diagnóstico e/ou tratamento
		Assistência hospitalar – internações
		Modalidade de assistência precedida de internação (admissão) do cliente em um leito hospitalar, para permanência igual ou superior à 24 horas, com a finalidade de diagnóstico e/ou tratamento.
		Procedimentos cirúrgicos
		Modalidade de assistência com a finalidade de tratamento ou procedimento cirúrgico, podendo ser de ambulatório ou através de internação hospitalar
		Procedimentos obstétricos
		Modalidade de assistência com a finalidade de tratamento ou procedimento obstétrico, podendo ser de ambulatório ou através de internação hospitalar
Processos de apoio
		Processos
		Descrição sumária
		Divisão de Engenharia
		Manter a infraestrutura de subsistência do Complexo Hospitalar,
buscando de forma integrada a sua modernização.
		Departamento de Administração de Recursos Materiais
		Suprir as necessidades dos clientes internos com qualidade e quantidade esperada, assegurando produtos e serviços, a baixo custo, em tempo hábil, na continuidade operacional da instituição.
		Departamento de Administração de Pessoal
		Gestão de pessoas: fixação, satisfação, capacitação, remuneração, reconhecimento, avaliação de desempenho, captação, seleção, acompanhamento, desenvolvimento, qualidade de vida e benefícios.
		Divisão Financeira
		Maximizar recursos econômico-financeiros da instituição, através do gerenciamento do fluxo monetário e de sistemas de informação e comunicação.
		Marketing
		Conquistar e manter clientes para a instituição encantando-os e satisfazendo suas necessidades e desejos
		Divisão de Nutrição e Dietética
		Assistência nutricional. Produção e distribuição de alimentação
		Centro de Documentação e Pesquisas
		Receber, classificar, organizar e manter os prontuários médicos e exames em condições de disponibilizar as informações neles contidas aos médicos, pesquisadores, pacientes e familiares bem como para fins jurídicos.
 
 
 
[3] Entende-se por “produtos” o resultado de atividades ou processos. (...) pode incluir mercadorias, serviços, soluções, ferramentas, materiais, equipamentos, informações etc. ou uma combinação desses elementos; um produto pode ser tangível (mercadorias ou serviços) ou intangível (conhecimento ou conceito). (FNQ - Critérios de Excelência - São Paulo, 2011) 
[4] Entende-se por processo o “conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). (...)Os insumos(entradas) para um processo são geralmente produtos (saídas) de outro processo.” (FNQ - Critérios de Excelência – São Paulo, 2011)
[5] O exemplo de descrição foi extraído do Relatório de Gestão da Santa Casa – Complexo Hospitalar – Porto Alegre/ 2002, editado pela Fundação Nacional da Qualidade. Esse exemplo visa a mostrar o que são processos principais e processos de apoio.
 
5 - TERMO DE CONVALIDACAO ESTAGIO CONTRATADO.doc
UNIP - Curso de Administração
Estágio Curricular
Campus PREENCHER – Período PREENCHER
TERMO DE CONVALIDAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CONTRATADO
		Aluno
		Nome:
		RA:
		Turma:
		
		E-mail:
		Fones:
		Organização
		Nome:
		
		Atividade:
		
		Endereço:
		
		Telefones:
		Funções ou atividades
		
		
		
		
		Tempo de exercício: início em ...../...../...... e término em ...../...../..... (quando aplicável)
		
		Principais atividades:
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Assinatura
		Declaro que as informações acima são a expressão da verdade.
		
		Assinatura:
		
		Data:
		Parecer do Orientador
		Quantidade de horas válidas para o estágio curricular: .....................................
Data: ...../...../..... Assinatura ............................................................................
		Validação da Universidade
		Etapas do Relatório de Estágio
		Notas
		
		Formulário “Termo de Realização de EC” (Art. 9º § 5 da Lei 11.788/08) 
		
		
		Mapeamento ou descrição do processo do setor de trabalho
		
		
		Descrição ou mapa geral do negócio
		
		
		Nota Final
		
		
		Professor avaliador:
		
		Assinatura
		Data
		
		Diretoria do ICSC
		
		Assinatura
		Data
6 - VALIDACAO ATIVIDADES ALTERNATIVAS EQUIVALENTES.doc
UNIP - Curso de Administração
Estágio Curricular
Campus PREENCHER – Período PREENCHER
VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR
Atividades alternativas equivalentes
		Aluno
		Nome:
		RA:
		Turma:
		
		E-mail:
		Fones:
		
Atividades efetuadas no estágio e carga horária
		Atividade
		
		( ) Iniciação Científica
		
		( ) Monitoria
		
		( ) Atividades de extensão ligadas a planejamento, organização e implantação de cursos
		
		( ) outros:
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Assinatura
		Declaro que as informações acima são a expressão da verdade.
		
		Assinatura:
		
		Data:
		Parecer do Orientador
		Quantidade de horas válidas para o estágio curricular: .....................................
Data: ...../...../..... Assinatura ............................................................................
		Validação da Universidade
		Etapas do Relatório de Estágio
		Notas
		
		Formulário “Validação de atividades alternativas equivalentes para EC” 
		
		
		Apresentação dos comprovantes de realização das atividades
		
		
		Avaliação das Atividades
		
		
		Nota Final
		
		
		Professor avaliador:
		
		Assinatura
		Data
		
		Diretoria do ICSC
		
		Assinatura
		Data
7 - VALIDACAO DE ATIVIDADES PRATICAS EQUIVALENTES.doc
UNIP - Curso de Administração
Estágio Curricular
Campus PREENCHER – Período PREENCHER
TERMO DE VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR
Atividades práticas equivalentes
		Aluno
		Nome:
		RA:
		Turma:
		
		E-mail:
		Fones:
		Organização
		Nome:
		
		Atividade:
		
		Endereço:
		
		Telefones:
		Tipo de vínculo
		( ) empregado formal
		
		( ) sócio ou proprietário
		
		( ) trabalho voluntário
		
		( ) trabalho autônomo
		
		( ) empresa júnior
		
		( ) outros. Especificar .....................................................................................
		
		.............................................................................................................................
		Funções ou atividades
		Cargo ou função atual:
		
		Jornada semanal de trabalho:
		
		Tempo no cargo ou função: início em ...../...../......
		
		Principais atividades:
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Cargo ou função anterior (na mesma organização):
		
		Jornada semanal de trabalho:
		
		Tempo no cargo ou função: início em ...../...../..... e término em ...../...../.....
		
		Principais atividades:
		
		
		
		
		Assinaturas
		Declaramos que as informações acima são a expressão da verdade.
		
		Empresa
		Aluno
		
		Nome:
		Assinatura:
		
		Cargo:
		
		
		Assinatura:
		Data:
		
		Data:
		
		Parecer do Orientador
		Quantidade de horas válidas para o estágio curricular: .....................................
Data: ...../...../..... Assinatura ............................................................................
		Validação da Universidade
		Etapas do Relatório de Estágio
		Notas
		
		Formulário “Termo de Validação de Estágio Curricular – atividades práticas equivalentes” 
		
		
		Mapeamento ou descrição do processo do setor de trabalho
		
		
		Descrição
ou mapa geral do negócio
		
		
		Nota Final
		
		
		Professor avaliador:
		
		Assinatura
		Data
		
		Diretoria do ICSC
		
		Assinatura
		Data

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais