Buscar

CONSTITUCIONAL AVANÇADO prova av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSTITUCIONAL AVANÇADO- AV1- QUESTÕES
Questão discursiva. (Corrija o texto, transcrevendo o de forma correta ou se preferir apontando-lhe os erros evidentes de forma justificada: Questão cespe adaptada- 2015) Em sede de ação direta de inconstitucionalidade, a legitimidade ativa do conselho Federal da ordem dos advogados do Brasil está limitada a matérias que envolvam interesses de advogados, dada a exigência pelo STF.
R: O gabarito está errado, conforme a CF, Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:
 I - o Presidente da República 
II - a Mesa do Senado Federal;
III - a Mesa da Câmara dos Deputados;
IV a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; 
V o Governador de Estado ou do Distrito Federal;
VI - o Procurador-Geral da República;	
VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
VIII - partido político com representação no Congresso Nacional 
IX - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. 
Conselho Federal da OAB é legitimado universal, não necessitando, portanto, comprovar pertinência temática. O rol de legitimados para propositura da ADI está TAXATIVAMENTE previsto na Carta Magna. 
Veja a seguinte noticia: CNTE questiona lei fluminense que institui ensino religioso na rede pública. Que é ‘amicus curiae’? Pode manifestar-se o ‘amicus curiae’ em eventual audiência pública? 
R: - Não! O amicus curiae não pode ser parte no processo. 
-amicus curiae, expressão latina que significa “amigo da corte” ou “amigo do tribunal”, é a pessoa ou entidade estranha à causa, que vem auxiliar o tribunal, provocada ou voluntariamente, oferecendo esclarecimentos sobre questões essenciais ao processo. 
- O STF entende que sim, o amicus curiae, pode ser auxiliar de ambas as partes, ativa ou passiva, não podendo ser auxiliar dos dois no mesmo processo, e nem ser parte. 
Vide a seguinte charge: 
Pensando em controle de constitucionalidade, responda:
Trata-se de controle preventivo ou repressivo de constitucionalidade; 
R: No caso em questão se trata de controle repressivo de constitucionalidade, pois a lei já foi promulgada e está gerando efeitos. 
B) O objeto de controle é nomodinâmico ou nomoestático?
R: O objeto de controle nomoestática ou material é causada pela incompatibilidade da norma editada com as disposições do poder constituinte. Como a inconstitucionalidade ocorre por desrespeito ao direito positivo. Há uma incompatibilidade substantiva ou de conteúdo com a Constituição.
Corrija o texto, transcrevendo-o de forma correta ou se preferir apontando-lhe os erros evidentes de forma justificada: Em relação aos poderes executivos, legislativo e judiciário e a Defensoria Publica, Julgue o item a seguir. O defensor público geral da União tem legitimidade constitucional para a propositura de ação direta de inconst...
R: O Defensor público-geral da União não tem legitimidade Constitucional para a propositura da ação direta de inconstitucionalidade e de ação declaratória de Constitucionalidade. 
O Defensor não está incluso no rol taxativo decorrente na CF-88, portanto, o que ele tem é capacidade postulatória para agir em nome de interessados legitimados. 
Encaminhada a sanção da presidência da Republica. Se considerasse o projeto em apreço inconstitucional, o Presidente da Republica poderia vetá-lo, exercendo, nesse caso, controle preventivo de constitucionalidade? Justifique a resposta. 
R: Sim, se o Presidente da Republica se achasse que o texto do projeto de lei fosse inconstitucional poderia vetá-lo formalmente ou juridicamente, dessa forma exercendo um controle politico de constitucionalidade, entretanto o Congresso nacional poderia derrubar o veto do Presidente da Republica.

Outros materiais