Buscar

psicologia do desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Avaliação:  CEL0241_AV_201602705811      Data: 12/06/2017 10:26:22 (F)       Critério: AV
	Aluno: 
	Nota Prova: 5,0 de 8,0      Nota Partic.: 0,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 7,0 pts
	 
		
	PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 50141)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Leia um trecho da entrevista de José Manuel Moran apresentada no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/significativa.htm. Acesso em: 27 mar. 2010, às 16:51h.
"A escola precisa reaprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora. (....). Não há receitas fáceis, nem medidas simples. Mas essa escola está envelhecida nos seus métodos, procedimentos, currículos. A maioria das escolas e universidades se distanciam velozmente da sociedade, das demandas atuais. Sobrevivem porque são os espaços obrigatórios e legitimados pelo Estado. A maior parte do tempo frequentamos as aulas porque somos obrigados, não por escolha real, por interesse, por motivação, por aproveitamento".
Diante da crítica do pesquisador, vamos refletir como a aprendizagem pode se tornar significativa na educação básica? Escreva 3 (três) estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor para tornar a aprendizagem significativa:
		
	
Resposta: 1- Escolher um livro a ser trabalhado 2- Fazer um estudo da vida do autor, como por exemplo, descubrir o que levou a escrever o livro e etc. 3- Pensar em um outro final do livro ou fazer um teatro relatando os principais acontecimentos do livro.
	
Gabarito: Trazendo os conteúdos curriculares sempre a partir das experiências prévias dos alunos e sistematizando os conhecimentos de forma que eles se apresentem como significativos para a vida do aluno e por fim, sendo apresentados em forma de mapa conceitual, no qual um conceito está ligado ao outro.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 240135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são só dois principais sintomas do TDAH e cite 4 consequências que podem trazer dificuldades para a aprendizagem escolar?
		
	
Resposta: Falta de atenção e inquetação. O aluno com TDAH, pode ser tornar um aluno introspectivo, pode causar a aversão dos colegas de sala devido a hiperatividade, tem dificuldade de entender os conteúdos.
	
Gabarito: É a desatenção e a hiperatividade (impulsividade). No ambiente escolar pode prejudicar a aprendizagem do aluno, pois ele pode ter dificuldade de se organizar, concentrar-se, realizar as tarefas até o final, pode ficar impaciente e irritado e dificuldades de convivência com os outros alunos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 577558)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O desenvolvimento humano ocorre a partir da relação entre os fatores endógenos (biológicos) e exógenos (meio). Analisando cada ser humano em seu contexto, muitas vezes é difícil dizer qual dos fatores é preponderante em cada situação. As principais influências no desenvolvimento são:
		
	
	pensamento, maturação e afetividade.
	
	afetividade, memória e hereditariedade.
	 
	afetividade, percepção e hereditariedade.
	
	memória, afetividade e percepção.
	 
	maturação, hereditariedade e ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 72690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola Archê está promovendo uma seleção para a contratação de professores para atuarem junto às turmas do primeiro ano do ensino fundamental, como professores regentes. Como pré-requisito para a contratação, são exigidos formação em pedagogia e experiência com docência de pelo menos 2 anos e conhecimento sobre as práticas de alfabetização. Além disso, é necessário conhecimento da teoria de Lev Vygotsky, pois a escola está fundamentada no sociointeracionismo como concepção de conhecimento que fundamentará a atuação docente. Das respostas abaixo, qual é a única que faz parte dos pressupostos teórico-metodológicos da concepção sociointeracionista?
		
	 
	Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pois na concepção sociointeracionista, o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem. Desta forma, as atividades escolares, mediadas pelo professor, devem colaborar para trazer novas informações que ressignifiquem os conhecimentos cotidianos que os alunos já trazem.
	
	A aprendizagem na concepção sociointeracionista acontece mediante o treino e a memorização dos conteúdos que são trabalhados na sala de aula, pois a aprendizagem exige a disciplina de estudo e de exercícios que ajudem ao aluno fixar o conteúdo.
	
	O sociointeracionismo tem uma concepção de desenvolvimento muito específica: ele é resultado das pressões do meio sociocultural sobre a criança e acontece a partir dos conhecimentos que são transmitidos às crianças, pelos companheiros mais experientes, nas interações escolares.
	
	A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio em que vive, pois na teoria sociocultural há uma relevância dos aspectos ambientais na formação psíquica do aluno.
	
	O aluno construirá seu conhecimento na interação com os objetos que fazem parte de sua cultura, sobretudo, os instrumentos da informática, pois esses são os mais importantes para serem utilizados na escola como material de nosso contexto sociocultural.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 30309)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar que a memória em bebês...
		
	
	é um acontecimento que se assemelha à memorização.
	 
	é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
	
	é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
	
	é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
	
	o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 30899)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	 
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 134827)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e suacondição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 30318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O período que vai dos 2 aos 6 anos de idade costuma ser chamado de primeira infância. Nesse período as brincadeiras são fundamentais, pois permitem que as crianças explorem o mundo e desenvolvam novas habilidades. Em relação às brincadeiras, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	a brincadeira é a única atividade da infância que possibilita que a criança desenvolva habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas.
	
	crescer para as crianças é uma brincadeira, e seu entusiasmo por isso parece não ter limites.
	
	a criança brinca com palavras e ideias, desenvolvendo sua mente; inventa jogos e dramatiza fantasias, aprendendo habilidades sociais e regras morais.
	
	aos 2 anos de idade, a criança brinca em grupo, mas, estabelece um monólogo coletivo.
	
	a criança corre atrás das outras e desafia a si mesma a tentar novas façanhas, desenvolvendo seu corpo.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 27348)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na educação infantil há uma atenção especial para o trabalho com as sequências numéricas, noções de lateralidade, espaço, dimensões, entre outras que acompanharão o raciocínio matemático. Leila é professora de um grupamento que tem crianças entre 3 e 5 anos de idade. Neste grupamento, temos Pedro que não consegue fazer ordenações numéricas nem tampouco perceber as noções de maior ou menor dos objetos concretos com os quais brinca. Leila desconfia que Pedro tenha Discalculia, mas por que sua desconfiança não pode ser confirmada?
		
	
	É praticamente impossível que Pedro seja discalcúlico, pois as características citadas que são atribuídas a ele fazem parte de um quadro de Dislexia.
	 
	A Discalculia é um Transtorno de Aprendizagem que só poderá ser diagnosticado a partir dos 7/8 anos de idade quando a criança persistir no prejuízo das funções operatórias citadas.
	
	Pedro não pode ser discalcúlico porque essas características foram provenientes de uma fraca alfabetização matemática por não ter trabalhado tabuadas.
	
	A desconfiança de Leila não pode ser confirmada porque Pedro precisaria ter reprovação em pelo menos duas séries para ser considerado discalcúlico.
	
	A Discalculia tem uma forte base hereditária, neste sentido, Pedro não pode ser discalcúlico, pois seus pais não o são.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 692648)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Piaget, neste estágio do desenvolvimento a criança já adquiriu a capacidade de pensar e raciocinar sobre eventos hipotéticos e  a capacidade de separar o real do possível. Têm início os processos de pensamento hipotético-dedutivos, com a aplicação do raciocínio lógico a todas as classes de problemas:
		
	 
	operações concretas
	
	pré operacional intuitivo
	
	pré operacional conceitual
	 
	operações formais
	
	sensório motor

Outros materiais