Buscar

Caso Concreto Semana 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto – Processo Civil III
Semana 06
1) Márcia ingressou com uma ação de revisão de cláusulas contratuais em face da Editora Encanto no I Juizado Especial da Comarca de Salvador. Após a realização da audiência de instrução e julgamento o juiz proferiu sentença julgando procedente o pedido da autora. A ré opôs embargos de declaração, sob o argumento de que houve erro material e omissão no julgado, no prazo legal, sendo este rejeitado pelo julgador. Após a publicação da decisão que julgou os embargos a empresa embargante interpôs recurso inominado no prazo de 10 dias. O recurso foi inadmitido pelo juiz por intempestividade, considerando a regra disposta no art. 50 da Lei nº 9.099/95. Agiu adequadamente o juiz? 
R. Não agiu adequadamente o juiz, tem em vista que o nosso Código de Processo Civil unificou os prazos de todos os embargos, ou seja os Embargos de Declaração interrompe o prazo nos termos do art. 1065 do NCPC. 
2. Sobre os embargos de declaração, é INCORRETO afirmar que (Técnico Judiciário do TJ/RJ – Prova 1 – Concurso 2014):
C) suspendem o prazo para a interposição de outro recurso, por qualquer das partes; (vide art.1026, NCPC).
3) O TRF da 2a Região denegou a ordem de segurança pleiteada em processo de sua competência originária. Nesse caso, qual seria o recurso cabível contra tal decisão?
e) Recurso Ordinário ao STJ, independentemente do conteúdo da decisão; (vide art.1027, II, a, do NCPC).

Outros materiais